terça-feira, 16 de novembro de 2010

UMA VISITA INESPERADA AO PASSADO - MUSEU PAULO SETÚBAL

Neste feriado prolongado depois da estreia de VEREDA DA SALVAÇÃO em Indaiatuiba, tomei a liberdade e tive 03 dias de descanso. No sábado, dia 07/11, ainda no ritimo do "tenho que fazer alguma coisa" resolvemos eu e Donny sairmos sem destino. Sair sem destino em Tatuí parece uma coisa impossível, mas no sábado saímos.
Sem um destino, fomos tomar um milk shake e de repente o Donny teve a brilhatnte idéia:"QUE TAL VISITARMOS O MUSEU?".
Nossa!!! Isso seria ideial!
O Museu Paulo Setúbal reabriu as portas em outubro totalmente repaginado e ainda não tivemos tempo de conhecê-lo, foi o que fizemos nos dirigimos a Praça Manoel Guedes, 98 e nos encantamos com o que vimos.
Um Museu de 1º Mundo totalmente moderno e com um riquíssimo acervo histórico. Fiquei impressionado com o novo MUSEU PAULO SETÚBAL.
Ali temos um ríquissímo acervo de nossa história como a Sala dos Tropeiros cenografada pelo magnifico Jaime Pinheiro, tem ainda a Sala da Música, onde podemos conhecer o motivo que levou Tatuí ser a Capital Estadual da Música, tem a sala de Paulo Setúbal, nosso imortal escritor que ocupou a cadeira 32 da Academia Brasileira de Letras, na mesma sala de Paulo Setúbal uma homenagem ao caridoso Chico Pereira. A Biblioteca Nilzo Vanni tem um ríquissimo acervo e aos visitantes tem a Loja de produtos tatuianos como livros de autores de nossa terra e artesanato. A sala da 2ª Guerra Mundial de da revolução de 32 é numa das celas do prédio que antigamente era a Cadeia Pública e muitos objetos que fazem parte do acervo do museu. Muito interessante e importante a sala que mostra o nosso progresso industrial.

Emocionante a sala que passa o vídeo de nossa cultura popular e a Sala de Exibição que por meio de fotos de Erasmo Peixoto, restaurada por Tohhy Guedes, conta a história de nossa Cidade Ternura. Impressionante o prédio que funciona de Terça a Domingo: das 9h às 17h, sabendo que: Dias do ano nos quais o Museu permanece fechado: Segundas-feiras (Exceto feriados), Confraternização Universal (01/01), Eleições e Natal (25/12).

O Museu Paulo Setúbal é mantido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da ACAM Portinari (Organização Social de Cultura). Atualmente, o Museu pertence ao Muncípio de Tatuí que deve urgentemente observar que por dentro nosso Museu está impecável e por fora a calçada merece urgentemente de reparos para assim valorizar ainda mais a história de nossa Cidade Ternura. E vamos lembrar também que temos uma escritora pouco lembrada em nossa cidade "Chiquinha Rodrigues" que merece ter seu espaço nesse tão explendoroso prédio da História de Nossa Gente.

VALORIZE SEU PRECIOSO TEMPO VISITANDO O MUSEU PAULO SETÚBAL E EMOCIONE-SE COM A HISTÓRIA DA TERRA DOS TATUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário