quarta-feira, 17 de novembro de 2010

50ª Semana da Música acontece de 16 a 22 de novembro

Sete concertos com convidados especiais marcam os 50 anos de realização ininterrupta da Semana da Música, evento do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, um equipamento do Governo de São Paulo. As apresentações acontecerão diariamente, de 16 a 22 de novembro, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

A Semana da Música tem como principal objetivo apresentar ao público uma espécie de balanço anual dos grupos artístico-pedagógicos do Conservatório de Tatuí, além de contar com a participação de convidados especiais. Todos os grupos contam com participação de alunos-bolsistas de níveis intermediário e avançado. O evento foi criado pela então diretora do Conservatório de Tatuí Yolanda Rigonelli como forma, também, de homenagear o Dio do Músico e a Padroeira dos Músicos, Santa Cecília - datas celebradas nacionalmente em 22 de novembro. Histórica no município, a Semana da Música é o mais longevo evento do Conservatório de Tatuí, escola fundada há 56 anos.

Em 2010, a 50ª Semana da Música será aberta na terça-feira, 16, com apresentação da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, sob coordenação de Edson Lopes. No programa, obras de Isaac Albéniz, Gabriel Fauré, Felix Mendelssohn, Johannes Brahms, Enrique Granados e Antonín Dvorák.

No dia 17, quarta-feira, a Big Band do Conservatório de Tatuí, coordenada por Celso Veagnoli, acompanha os cariocas Gilson Peranzzetta e Mauro Senise no show “Linha de Passe”. No show, o duo que é uma das principais referências na música instrumental brasileira, apresenta repertório exclusivamente brasileiro, mesclando composições de ambos com clássicos da MPB.

Na quinta-feira, dia 18, a atração especial é a apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência de Dario Sotelo e com solos de Tânia Lisboa, violoncelista que nasceu em Tatuí, estudou no Conservatório e atualmente é professora do Royal College of Music, em Londres.

Na sexta-feira, dia 19, a noite volta a ser da música popular brasileira com a participação especial do quarteto argentino “Virado”. O grupo, formado por Romina López (voz), Sebastián Freiría (violão), Sebastián Tello (piano) e Diego Marioni (percussão), acompanha a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenada por Paulo Flores. A apresentação do “Virado” faz parte da parceria que o Conservatório de Tatuí mantém desde 2009 com o Consulado-Geral do Brasil em Córdoba, na realização do Festival de Música Popular Brasileira “Córdoba Canta Brasil”, iniciativa que integra a programação anual do Setor Cultural do Consulado-Geral. Pela parceria, um representante do Conservatório de Tatuí integra a comissão de jurados do festival e o grupo vencedor do evento, como prêmio, passa uma semana no Conservatório de Tatuí, participando de aulas e, também, realizando um show especial. Em 2010, o 4º Festival de Música Popular Brasileira “Córdoba Canta Brasil” foi realizado no dia 5 de setembro, no Teatro Real, e o vencedor foi o grupo que desenvolve intensa carreira na música folclórica argentina e latino-americana, e no rock.

Na mesma noite de sexta-feira, dia 19, o Conservatório de Tatuí faz o lançamento do 18º Festival de MPB – Certame da Canção, evento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura e oficializado pelo decreto nº 40.833/96. Em sua 18ª edição, ele contempla três ações distintas, sendo Certame da Canção, Painel Instrumental e Raiz e Tradição. Em 2011, o Certame da Canção será realizado nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2011. As inscrições serão recebidas de 19 de novembro de 2010 a 21 de janeiro de 2011.

No sábado, 20, a Semana da Música segue com concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob regência do maestro convidado Dario Sotelo. No programa, obras de Johannes Brahms (Abertura do Festival Acadêmico op.80), Neara Russel (Relativity for Symphony Orchestra), Derek Remes ( Song for Spring) e Ludwig van Beethoven (Sinfonia nº 4 em Si Bemol Maior, op.60).

No domingo, 21, às 11h, a Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí apresenta show “O Mundo dos Desenhos Animados”, voltado a pais de alunos da área de musicalização infantil, sob coordenação de Erica Masson. O mesmo grupo faz o encerramento da Semana da Música, na segunda-feira, dia 22 – Dia do Músico -, show especial aberto ao público e com entrada franca. O show será duplo, com músicas de “O Mundo dos Desenhos Animados” e também do show “Relembra Djavan”.

Outro evento a ser realizado no dia 22 de novembro – Dia da Música – será a inauguração do Setor de Musicalização Infantil do Conservatório de Tatuí, às 16h, à rua Rotary Club, 403, no bairro dr. Laurindo. A solenidade, que terá participação de alunos da área, marca a abertura oficial do terceiro espaço adaptado exclusivamente para aulas de música em Tatuí. Nas últimas semanas, foram inaugurados o Setor de Artes Cênicas e o Setor de Violão e Luteria.

O Conservatório

O Conservatório de Tatuí é administrado pela Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí, uma das Organizações Sociais da Secretaria de Estado da Cultura na gestão de espaços culturais. Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo. A excelência de seu ensino tem reconhecimento internacional, tanto que a escola localizada a 130km da capital concentra estudantes de São Paulo, de outros 20 Estados brasileiros e, ainda, de países da América Latina, Estados Unidos e Japão. Além de oferecer excelência em ensino, o Conservatório de Tatuí notabiliza-se ao concentrar diferentes cursos instrumentais, de canto, luteria e artes cênicas.

SERVIÇO
50ª Semana da Música
16 a 22 de novembro de 2010
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira – Rua São Bento, 415
Inauguração do Setor de Musicalização Infantil: 22 de novembro às 16h, à Rua Rotary Club, 403
Bilheteria: de terça a sexta, das 15h às 19h ou nos dias de eventos até as 21h30
Informações: 15 3205 8444 / http://www.conservatoriodetatui.org.br/
Informações à imprensa: 15 32058464 / 96131922

Nenhum comentário:

Postar um comentário