quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Conferência Estadual de Cultura é realiza dias 11 e 12 de setembro em São Paulo

 A Conferência Estadual de Cultura foi realizada dias 11 e 12 de setembro no Memorial da América Latina em São Paulo contando com a participação de 420 municípios que realizaram as Conferencias Municipais, Intermunicipais e Regionais. Destas Conferencias foram eleitos um total de 849 delegados da sociedade civil e 168 dirigentes de cultura. O município de Boituva realizou a 1ª Conferencia Municipal de Cultura em 01 de agosto com a participação de mais de 80 artistas e interessados na cultura municipal e da Conferencia Municipal foram eleitos para representar a cidade de Boituva na Conferencia Estadual os delegados Claudia Fernanda Esposito, Frederico Hoffmann, Francisco Pinto e como delegado nato, representando o Poder Público, o Diretor do Departamento de Cultura Rogério Vianna.
Ao todo, o estado de São Paulo realizou 150 conferências municipais, intermunicipais e regionais e o resultado destas conferencias foram as mais de 4.400 propostasque foram apresentadas, debatidas e selecionadas para serem apresentadas em novembro na Conferência Nacional de Cultura.
Na abertura do evento, dia 11, fizeram o uso da palavra:João Batista de Andrade: Presidente da Fundação Memorial da América Latina. Bel Toledo: Presidenta da Cooperativa Paulista de Circo – representando a sociedade civil. Juca Ferreira: Secretário de Cultura do município de São Paulo, que como anfitrião da Conferencia ressaltou a importância dela para o Sistema Nacional de Cultura.
Ainda fizeram uso da Palavra os senhores deputados estaduais Beto Tricoli e Leci Brandão que em sua fala foi ovacionada diversas vezes pela valorização da cultura em toda sua diversidade “A cultura deve ser vista como arte, modo e efeito de cultivar. A Conferência foca um raciocínio em torno de um bem comum.” E acrescentou à prioridade na questão da Diversidade Cultural “A cultura acontece muito mais na capital do que no interior. “Dizem que São Paulo é o Brasil, mas se São Paulo é o Brasil, ele é plural. Sendo plural, é de todas as culturas” e sem demagogia ressaltou “É necessário que os Poderes que regem o país atentem para o fato de que somente a cultura e a educação salvarão a nação. Eles não são supérfluos e toda cultura é importante”, declarou a deputada, em determinado trecho do discurso. Aproveitando o discurso da Deputada o senhor João Paulo Rillo, Deputado Estadual - Presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa de São Paulo - relembrou que a salvação do Brasil está embasada na cultura, pois quanto mais “Pontos de Cultura” menos “Fundação Casa”.
Americo Cordula, Diretor de Políticas Culturais do Ministério de Cultura do Brasil – cujo discurso focou a relevância cultural. Ressaltou a Cultura Surda, que está educando o povo sobre como compreender o convívio com portadores de necessidades especiais e finalizando, o Secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos de Araújo, apresentou no discurso, que o Governador Geraldo Alckmin recebeu a Ministra de Cultura Marta Suplicy,no último dia 6, dia este em que o Estado de São Paulo assinou o termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Em tal ocasião também foi anunciado o investimento de R$ 36.000.000,00 em dois anos para a ampliação da rede de Pontos de Cultura no estado.
No segundo dia da Conferencia, 12 de setembro, a mesa de trabalho foi composta por:Sergio Tiezzi: Secretário Adjunto de Cultura, Valério Benfica: representante da regional do Ministério da Cultura em São Paulo, Sérgio Maranhão: Assessor Cultural, Pedro Neto: Conselheiro de Cultura Afro-Brasileira que direcionaram trabalhos.
Muita polêmica na leitura do Regimento Interno da Conferencia, que foi alterado várias vezes durante as horas de discussões. No período vespertino, a Assembleia foi dividida em 04 eixos para debater as 4.400 propostas encaminhadas pelas Conferencias municipais, intermunicipais e regionais realizadas em todo estado de São Paulo em torno do tema central da 3ª Conferência Nacional de Cultura Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura, na organização da gestão e no desenvolvimento da cultura brasileira”.
Para representar a Região Administrativa de Sorocaba foram eleitos os seguintes delegados na Conferencia Estadual, da sociedade civil: Bruno Vieira Lottelli, Julio Cesar de Melo e do poder público: Débora Bergamini Moreira da Silva.
Segue abaixo as propostas de âmbito estadual e federal da conferencia que serão encaminhadas para a Conferencia Nacional:

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA - SÃO PAULO 2013
RELAÇÃO DE PROPOSTAS ESTADUAIS APROVADAS

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
1. Reestruturar por lei a política estadual de cultura de São Paulo, instituindo um Conselho Estadual de Políticas Culturais, que conte com a participação de legítimos representantes das expressões culturais da sociedade civil e seja também representativo do Estado. O Conselho deve ser eleito por seus pares em processos amplamente democráticos. Deve ser consultivo, deliberativo e normativo. A presidência deve ser exercida por membro da sociedade civil.
2. Adesão do Governo Estadual ao SNC, com a imediata criação e implementação do Conselho Estadual de Políticas Culturais, do Plano Estadual de Cultura e do Fundo Estadual de Cultura. Implantação do Sistema Estadual de Cultura, segundo os parâmetros pré-estabelecidos pelo Ministério da Cultura, promovendo a criação de instâncias democráticas e participativas. O Plano Estadual de Cultura deve ser transparente e divulgado para a população.
3. Que o Estado aplique 3% de seu orçamento anual na Secretaria de Cultura.
4. Criar programas descentralizados de formação continuada para os profissionais da cultura no âmbito municipal, estadual e federal, por meio de cursos de capacitação, oficinas, intercâmbios, seminários e simpósios (presenciais - por região administrativa e à distância - online), que contemplem os gestores governamentais e não governamentais, os artistas, fazedores de cultura, conselheiros de cultura, educadores, líderes, jovens e profissionais ligados à cultura e à arte, garantindo verba nos orçamentos das três esferas governamentais. A capacitação, gratuita, deverá abranger questões inerentes à política cultural atual, gestão cultural, economia criativa, empreendedorismo, captação de recursos, prestação de contas e Leis de Incentivo Fiscal (Rouanet e PROAC), adequando
a formação a cada território da nação. Os programas de formação poderão ser realizados nas ETECs, FATECs, Instituições organizadas, Universidades Estaduais e Federais, Oficinas Culturais do Estado, dentre outras.
5. Estabelecer a obrigatoriedade de construção ou instalação de pelo menos um centro cultural em cada município do Estado, assim como existem as UBSs na saúde e os CRAS na assistência social, objetivando facilitar o desenvolvimento de atividades culturais, mesmo nos pequenos municípios.
6. Aprovação da lei Cultura Viva no Estado de São Paulo.

EIXO II - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
1. Garantir 3% do orçamento anual federal, estadual e municipal, para os órgãos gestores de cultura.
2. Reconhecer as culturas tradicionais paulistas, estampadas nas culturas caipiras, quilombolas, piraquaras, caiçaras e afrodescendentes, como patrimônio imaterial do Estado de São Paulo.
3. Criação de editais específicos, destinando no mínimo 50% dos recursos para interior, litoral e grande São Paulo, visando a distribuição mais homogenia aos municípios.
4. Integrar, por meio de gestão compartilhada, as áreas de cultura e educação, na perspectiva educativa-artístico-pedagógico, o ensino de arte, através de todas as linguagens que contemplem a área promovida por meio dos mestres, artistas e fazedores de cultura de notório saber em respeito às leis 10.639, 11.645, 12.485, PL1.786 e 8.069.
5. Criação de programa de formação continuada, artístico cultural, gerido pelas Secretarias de Estado de Cultura e Educação, direcionado aos municípios e contemplando todas as faixas etárias, a partir da mais tenra idade, para transmissão de técnicas de criação artística nas diversas linguagens e com estabelecimento de metas e indicadores culturais. Concomitantemente, promover o intercâmbio de conhecimento, educação e cultura, tanto entre escolas estaduais e municipais, quanto entre aprendizes e profissionais, através de estágios, garantindo o aprimoramento contínuo de programas, circuitos culturais e formação de novos profissionais, com atenção à diversidade cultural e a acessibilidade.
6. Criação de mecanismo legal que habilite artistas populares e autodidatas como “arte educadores” para atuação na educação formal e não formal, visando a preservação de 3 linguagens artísticas diversas, podendo firmar parcerias com faculdades de licenciatura em arte e pedagogia – estabelecer uma estrutura horizontal nesses programas.

EIXO III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS
1. Que a Secretaria de Estado da Cultura garanta que 50% dos projetos aprovados nos editais do PROAC-SP sejam de municípios do interior e litoral, garantindo ainda projetos para municípios com menos de 50.000 habitantes.
2. Realizar mapeamento capaz de diagnosticar a demanda de espaços, equipamentos e serviços e orientar a criação de Diretorias Regionais de Cultura (a partir do exemplo dos DRADS) – regulamentadas e administradas pelo Governo Estadual em parceria com a sociedade civil e com os municípios, em caso de demandas municipais específicas. A principal função destas Diretorias Regionais de Cultura é financiar a construção, bem como fiscalizar o funcionamento, das Unidades Básicas de Cultura que serão geridas pelos Governos Municipais e pela sociedade civil e terão entre suas responsabilidades desenvolver metodologias que contemplem a cultura pensada também por meio do esporte.
3. Garantir nos editais de Cultura municipais, estaduais e federais recursos financeiros e específicos para acessibilidade, por meio de tecnologias assistivas de audiovisual (Libras, Audiodescrição e legenda) e recursos de requalificação e capacitação dos espaços de formação e dos espaços culturais públicos existentes. Assegurar a participação e o acesso de pessoas com deficiência e com vulnerabilidade em eventos culturais (teatro, contação de historias, diversidade musical, arte de rua, artes plásticas, circo, museus e em produtos cinematográficos brasileiros e estrangeiros das salas de cinemas), disponibilizando o acesso a legendas em LIBRAS ou escrita em português, estenotipia, guia-interpretação para surdocegos, equipamento de audiodescrição (cabine acústica, rádio transmissor e fone de ouvido) para pessoas com deficiência visual; e interpretação para LIBRAS onde houver conteúdo escrito, com o correspondente visual e sonoro de acordo com a necessidade, como consta na Convenção da ONU de 2007, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas. Contemplar a identidade cultural e linguística em sua produção cultural e a acessibilidade física, arquitetônica e comunicacional a estes locais, fazendo com que estes quesitos façam parte da organização de qualquer evento ou qualquer iniciativa cultural. Garantir ainda recursos 4 para transporte de grupos culturais e pessoas com deficiência, a partir de convênios municipais, estaduais e federais.
4. Aplicação imediata das leis 10.639 e 11.645 incluindo formação dos profissionais da educação, produção de material didático específico da cidade e oficinas culturais sobre o tema, em conformidade com as diretrizes estabelecidas no Estatuto da Igualdade Racial.
5. Realizar convênio entre Estado e União para ampliação da Rede de Pontos de Cultura do Estado de São Paulo, com a finalidade de aumentar a verba média mensal para os Pontos de Cultura. Desburocratizar e descentralizar o processo, incentivando o credenciamento de novos Pontos. Conveniar um Ponto em cada cidade do Estado e do País, ampliando as possibilidades para os grupos tradicionais e coletivos populares se tornarem Pontos de Cultura. Promover a flexibilização do processo de financiamento e prestação de contas, devendo melhorar a fiscalização e o monitoramento para que os Pontos não sejam utilizados em prol de interesses pessoais, mas sim de interesses de toda a sociedade. Direcionar o recurso para instituições efetivamente culturais e fomentar a integração entre os Pontos por meio de trocas de experiências e exibições de resultados.
6. Criar mecanismos e políticas públicas específicas para salvaguarda do patrimônio  material com o inventário, registro, divulgação e cultivo das heranças culturais e artísticas, bem como garantir a implementação de um centro de referência do patrimônio imaterial de todo o Estado de São Paulo de modo a fortalecer as identidades territoriais e explicitar a diversidade; e que atenda as realidades administrativas, econômicas, geográficas dos municípios de pequeno e médio portes.

EIXO IV - CULTURA E DESENVOLVIMETO
1. Rever critérios e editais do PROAC e o PROAC ICMS para assegurar:
a) maior equidade na locação de recursos entre capital e outras regiões do Estado;
b) elevação dos recursos do PROAC de forma a aproximá-los do volume total de renúncia fiscal do PROAC ICMS;
c) incluir segmentos ainda não contemplados nos editais.
2. Implantação pelo Governo do Estado em municípios com até cento e cinquenta mil habitantes de casas de cultura que possam abrigar de maneira digna os diversos 5 segmentos artísticos e culturais, com prioridade para os municípios e distritos com menor densidade demográfica e arrecadação.
3. Políticas de termo de ajuste de conduta para aproveitamento de prédios ociosos de propriedade de devedores de tributos estaduais e federais, para finalidade cultural.
4. Realização de intercâmbio cultural entre grupos artísticos a partir de rotas turísticas culturais estaduais integrando as malhas ferroviárias regionais e outras rotas tradicionais com territórios criativos, para difusão, distribuição, comercialização e circulação da produção artística, valorizando a sustentabilidade, diversidade cultural e educação patrimonial.
5. Criar um Plano de intercâmbio cultural (formação, difusão, co-produção, residências artísticas) para aumento da circulação e trânsito dos artistas brasileiros em território global; considerando as diferentes linguagens, assuntos e diversidade cultural; respeitando o Estatuto da Igualdade Racial.
6. Implementar uma política de desenvolvimento local e regional que fortaleça todas as manifestações e práticas culturais e artísticas de acordo com os princípios da sustentabilidade econômica, social, ambiental e cultural, proporcionando desta forma geração de renda e fomento ao turismo cultural.


CONFERÊNCIA ESTADUAL DE CULTURA - SÃO PAULO 2013
RELAÇÃO DE PROPOSTAS FEDERAIS APROVADAS

EIXO I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA
1. Aprovação imediata da Pró-Cultura que reformula a Lei Rouanet, bem como a aprovação da PEC 150.
2. Estabelecer a obrigatoriedade de construção ou instalação de um centro cultural em cada município do país, mesmo nos pequenos municípios, assim como existem as UBSs na saúde e os CRAs na assistência social, objetivando facilitar o desenvolvimento de atividades culturais, criando marcos legais que deem proteção aos conhecimentos tradicionais e aos direitos coletivos, e promovendo programas e ações que viabilizem o intercâmbio cultural entre grupos locais, bairros, cidades, estados e países.
3. Criação da Comissão de Articulação e Implantação do Sistema Nacional de Cultura, com urgência na regulamentação do Sistema Nacional de Cultura para que os Estados/Municípios possam criar suas próprias leis. Em âmbito regional, é fundamental a formação de uma “Comissão Local” composta por gestores culturais capacitados, visando difundir informações sobre o Sistema Nacional de Cultura a entes federados, gestores, representantes de expressões culturais de municípios ainda não integrados ao SNC, pertencentes a um pólo regional previamente definido. Promover encontros regionais no interior dos Estados para compartilhar experiências e capacitação sobre o SNC.
4. Incentivar os intercâmbios regionais, estaduais e federais para que culturas de diferentes regiões do Brasil, em todas as manifestações artísticas, criando para tal, condições para que os artistas possam ser subsidiados (vale artista), levar suas obras a diferentes regiões.2

EIXO II - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL
1. Aprovação da PEC 150.
2. Tornar permanente e inserir em todas as escolas públicas do país o Projeto Mais Cultura nas Escolas e o Programa de Estímulo à Leitura através de criação de lei específica.
3. Reconhecer, identificar, preservar, registrar, mapear, salvaguardar e divulgar o patrimônio artístico-cultural material e imaterial em parceria transversal, transdiciplinar e intersetorial entre universidades, poder público, escolas, artistas, coletivos culturais, ONGs, conselhos por meio da criação, implantação, preservação e manutenção de centros de cultura, museus, grupos de formação, pesquisa e estudo, comissões, editais, linha de crédito, fundos de cultura e investimento direto.
4. Promover políticas públicas para produção de bens simbólicos (arte, gastronomia, artesanato, produções cinematográficas e outros fazeres) de povos de diversas culturas regionais e locais, tais como latino-americanos, africanos e orientais com atenção específica para as peculiaridades da expressão cultural da comunidade surda e da comunidade LGBT, respeitando-se prerrogativas constitucionais de acessibilidade aos deficientes e idosos.

EIXO III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS
1. Implementar convênios entre Estado e União (Ministério da Cultura) e garantir a aprovação pelo Congresso Nacional do projeto de Lei 757/2011, que cria a Política Nacional Cultura Viva. Desburocratizar e descentralizar o processo, incentivando o credenciamento de novos Pontos. Conveniar no mínimo um Ponto em cada cidade do Estado e do País, ampliando as possibilidades para os grupos tradicionais e os coletivos populares se tornarem Pontos de Cultura. Promover a flexibilização do processo de financiamento e prestação de contas, melhorando a fiscalização e o monitoramento para que os Pontos não sejam utilizados em prol de interesses pessoais, mas sim de interesses de toda a sociedade. Direcionar o recurso para instituições efetivamente culturais e fomentar a integração entre os Pontos por meio de trocas de experiências e exibições de resultados. Realizar encontros intermunicipais (nas regiões administrativas), estaduais e nacionais da TEIA.3
2. Garantir que todos os patrimônios e imóveis da União, Estado e Município, mesmo sob concessão da iniciativa privada, desde que não estejam sendo utilizados, sejam repassados para o uso coletivo das comunidades com finalidades culturais.
3. Aprovação imediata da PEC 236, afirmando a cultura como direito social de todos os cidadãos e cidadãs; reconhecendo as dinâmicas sociais, comunitárias, religiosas, étnico-raciais, de gênero e identitárias; atendendo às demandas das culturas da infância e adolescência, da juventude, idosos, mulheres, LGBT, egressos do sistema prisional ou em privação de liberdade, Centros de Atenção Psicossociais (CAPS), pessoas com deficiência e populações em situação de risco social e com dificuldades para mobilidade.
4. Fomentar escolas livres e escolas superiores de artes, estabelecidas por região, em parceria com universidades públicas.

EIXO IV - CULTURA E DESENVOLVIMETO
1. Aprovação imediata do PROCULTURA a fim de garantir maior repasse entre os fundos nacional, estaduais e municipais, garantindo a reforma da Lei Rouanet e aporte financeiro do MinC via Fundo Nacional de Cultura.
2. Inserir a categoria de Produtor Cultural e empreendedor criativo na lei do micro empreendedor individual e desburocratizar, desonerar ou manter baixa a tarifação de impostos de micro e pequenas empresas culturais.
3. Implantação pelo Governo Federal em municípios com até cento e cinquenta mil habitantes, de casas de cultura que possam abrigar de maneira digna os diversos segmentos artísticos e culturais, com prioridade para os municípios e distritos com menor densidade demográfica e arrecadação.

4. Apoio aos municípios na execução de feiras, festivais, e afins, no fomento a novos destinos para o turismo cultural. Estímulo e financiamento à participação em congressos e feiras nacionais e internacionais para mostra, divulgação e comercialização do produto criativo, descentralizando das capitais e repercutindo no interior dos Estados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário