terça-feira, 8 de outubro de 2013

Ações Culturais marcam o Mês da Criança em Boituva

Crédito foto: "Quem matou o Leão?" - Conservatório de Tatuí/Kazuo Watanabe
A Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura realiza no mês de outubro um pacote cultural destinado ao público infantil. Teatro e contações de histórias serão realizados em alguns pontos da cidade: Boituva Park Shopping, Praça da Matriz, Biblioteca Municipal e no Instituto Federal de São Paulo (IFESP). Os eventos destinados para o público infantil agradará também jovens e adultos.
Um pacote Cultural que promoverá a integração educacional e cultural que envolverá 06 ações com 30 apresentações. A cada ação a preocupação com o desenvolvimento intelectual da população é o foco da Secretária de Educação e Cultura. Confira a programação:
1ª Feira do Livro Infantil e Juvenil da Livraria Atlântica
De 05 a 31 de outubro a Livraria Atlântica, situada no Boituva Park Shopping, realiza a 1ª Feira do Livro Infantil e Juvenil. Durante todo mês de outubro os interessados por leitura poderão adquirir livros infantis e juvenis a preços populares.
Essa ação é importante porque a prática da leitura se faz presente em nossas vidas desde o momento em que começamos a "compreender" o mundo à nossa volta. Por esse motivo, realizar uma Feira que incentive a Leitura é fundamental para o desenvolvimento intelectual de cada cidadão.
"Oba! Hoje é dia de leitura" – Contação de Histórias
O pacote cultural para as crianças prossegue na Biblioteca Municipal de Boituva, com Contação de Histórias realizadas gratuitamente ao público. Para esta ação Camila Natali Soares Coelho e Regiane Batista realizarão nos dias 16, 17 e 18 (quarta, quinta e sexta-feira, respectivamente), contação de histórias às crianças com o intuito de desenvolver a imaginação, incentivar a criatividade e o interesse pela leitura.
O público-alvo são alunos entre 6 e 7 anos (1º ano). Os horários da temática “Oba! Hoje é dia de leitura” serão: 9h às 9h40; 10h às 10h40; 14h às 14h40 e 15h às 15h40 na Biblioteca Central.

Dia da Ação Cultural 
No sábado dia 19 das 10 às 15 horas a Praça da Matriz será palco de diversões Ações Culturais. As divisões de Cultura de Boituva realização um dia de atividades para o público infantil. E neste dia a Biblioteca Móvel, recém-inaugurada marca sua primeira parada na Praça da Matriz, desenvolvendo uma gama de atividades. Contação de histórias, música, teatro, dança e pintura farão parte deste dia.
Alunos da Oficina Municipal de Artes mostrarão o trabalho que vêm desenvolvendo nas aulas ministradas no Projeto e a Biblioteca realizará a 1ª feira de troca de livros e gibis. Para participar desta ação, cada pessoal deve levar um livro de literatura em bom estado de conservação e na praça, trocar pro outro ou doá-lo para novos leitores.
     
Crédito foto: "Quem matou o Leão?" - Conservatório de Tatuí/Kazuo Watanabe
Expressões Culturais de Rua – “Quem matou o Leão?”
Ainda no sábado dia 19 a Praça da Matriz de Boituva, receberá no projeto Expressões Culturais de Rua o espetáculo “Quem Matou o Leão?” de Maria Clara Machado, um dos maiores ícones da dramaturgia infantil. O espetáculo é dirigido por Dalila Ribeiro e conta com a atuação dos atores da Companhia de Teatro Jovem do Conservatório de Tatuí.
O conhecido texto de Maria Clara Machado proporciona questões e mistérios que integram o universo circense. A peça aborda a história do detetive Enrico Provolone Bulcone, que tenta encontrar quem teria envenenado a atração principal do Circo Italiano, o leão Mussolini.
O espetáculo exige que os alunos atuem como atores completos (que interpretam, cantam, dançam e tocam algum instrumento musical). A apresentação será às 14 horas.

Mosaico na Estrada 
O “Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo ” (SESCOOP/SP), com apoio Institucional da “ Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo ” (OCESP), Cooperativa Parceiras: “Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil” (SICOOB) - “Cooperativa de Crédito Rural dos Plantadores de Cana da Região de Capivari” (CREDICAP) e o Apoio Cultural da Prefeitura de Boituva, trazem o “Mosaico na Estrada”, que apresentará o espetáculo “ Baú de Histórias”, através da Companhia Ópera na Mala.
O espetáculo será realizado no “Instituto Federal São Paulo” (IFSP) - Campus Boituva, às 17h no próximo dia 19. A temática do evento envolve um rei que elabora um concurso de contadores de histórias, cujo vencedor será aquele que contar a mais longa aventura do mundo. Para prestigiar o espetáculo basta levar um 1kg de alimento não-perecível, exceto sal, e trocar pelo ingresso. Toda a arrecadação será destinada ao SOS (Serviço de Obras Sociais).
As trocas de ingressos ocorrerão em dois locais: SICOOB Credicap e na Oficina de Artes Centro (Praça Ricieri Gianotti, 41). O IFSP Boituva fica localizado na Avenida Zélia de Lima Rosa, 100 – Portal dos Pássaros.

Viagem Literária
E para encerrar o pacote cultural destinado ao público infantil, a cidade de Boituva recebe o “Programa Viagem Literária” que é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo cujo objetivo principal é dinamizar a biblioteca mediante a encontros com autores, cronistas, contadores de histórias. Atualmente 70 municípios paulistas são participantes.
Uma das cooperadoras presentes na Viagem Literária é Cris Miguel: atriz, autora de histórias às crianças, instrumentista, cantora e dançarina. Cursou Música na Faculdade de Artes do Paraná. Ao lado de Sergio Serrano, é fundadora da Companhia Ópera na Mala e autora do programa “Baú de Histórias”, da TV Ratimbum e Cultura. Criada em 1998, o público-alvo é amplo (infanto-juvenil e adulto).
O “Viagem Literária” será realizado no próximo dia 23 em dois horários: 9h30 e às 14h30, na Biblioteca Municipal de Boituva.

Serviço: Mês Cultural das Crianças
1ª Feira do Livro Infantil e Juvenil da Livraria Atlântica.
De 05 a 31 de outubro
Local: Livraria Atlântica - Boituva Park Shopping
Av. Vereador José Ângelo Biagioni, 660

Contação de Histórias
"Oba! Hoje é dia de leitura"
Dia 16,17 e 18 de outubro
Horário: 9h às 9h40; 10h às 10h40; 14h às 14h40 e 15h às 15h40
Local: Biblioteca Municipal de Boituva
Av. Cel. Arruda Botelho, 311
Entrada Franca

Dia da Ação Cultural
Biblioteca Móvel – teatro, música, dança, contação de histórias
Dia 19 de outubro
Horário: das 10 às 15 horas
Local: Praça da Matriz

Expressões Culturais de Rua
“Quem matou o Leão?” – Teatro
Cia Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí
Dia 19 de outubro
Horário 14h
Local: Praça Coronel Antônio Prado - Praça da Matriz

Mosaico na Estrada
“Baú de Histórias”- Teatro
Companhia Ópera na Mala
Dia 19 de outubro
Horário 17h
Local: IFSP - “Instituto Federal São Paulo” - Campus Boituva
Avenida Zélia de Lima Rosa, 100 – Portal do Pássaros
Entrada: 1kg de alimento não-perecível, exceto sal

Programa Viagem Literária
“Fadas” – Contação de História
Dia 23 de outubro
Horário: 9h30 e 14h30
Local: Biblioteca Municipal de Boituva
Av. Cel. Arruda Botelho, 311
Entrada Franca
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário