segunda-feira, 5 de novembro de 2012

20 x 7 anos de Dedicação a Arte Teatral e ao Desenvolvimento Cultural


"Aurora da Minha Vida" 1992 - Grupo Teatral Novas Tendências

Dia 24 de outubro de 1992 foi o dia em que pela primeira vez pisei no palco do Teatro Procópio Ferreira de Tatuí, atuando no espetáculo “Aurora da Minha Vida” de Naum Alves de Souza. Era ali o início de uma história de vida ligada a Arte Teatral. Ainda completamente imaturo a estréia nos palcos se deu num clássico que narra a história de alunos dentro de uma sala de aula em uma escola dos anos 70.Baseada na própria experiência do autor como aluno e professor, “Aurora da Minha Vida” é dividida em vários quadros que mostra as relações e conflitos entre alunos e professores e o sistema escolar repressor e antidemocrático. Tudo vem à tona nos personagens denominados por suas características ou funções: diretor, padre, professores e os alunos  quieto, gorda, adiantado, gêmeas, órfão, puxa-saco e bobo, num tempo de grandes revoluções, de desejo de liberdade e de muita palmatória para o “próprio bem”.  Na encenação de Antônio Mendes, eu interpertei o Bobo com a ajuda muito especial de Rivaldo Nogueira que dedicou diversos de minutos fora do horário de ensaio para me auxiliar na construção daquele personagem.

Logomarca do Núcleo - criada por Leonardo Carvalho
No mesmo outubro de 2012, ao completar 20 anos de dedicação ao ofício teatral, o Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” completou no dia 30, 07 anos de existência. O Núcleo que objetiva valorizar a cultura popular tatuiana, criando projetos e ações que salvaguardem a história dos filhos tatuianos e de movimentos culturais completa o primeiro ciclo de Saturno oferecendo à Tatuí um presente que muitos desconheciam, a história de vida de uma das principais professoras do Brasil que lutou pela Nacionalização da Educação, se transformando numa grande bandeirante em prol do Ensino no Brasil, Dona Chiquinha Rodrigues, que teve espetáculo encenado narrando a história de vida dessa grande conterrânea, além de apresentar a população uma exposição literária da professora e do escritor Paulo Setúbal. 

"Nossa Cidade" ao completar 10 anos de Profissão
Mantendo vivo o objetivo sócio-cultural-educacional do Núcleo o Projeto Tatuí Solidária. Eu Sou gente Boa arrecado mais de meia tonelada de alimento em prol do GREV (Grupo de Estímulo a Vida) com o Projeto de Adaptação das obras de Paulo Setúbal para a linguagem teatral, onde numa noite de segunda-feira mais de 400 pessoas lotaram o Teatro Procópio Ferreira para assistir “As maluquices do Imperador”.  

Para finalizar a festa de comemorações, o Núcleo busca apoio cultural para realizar o sexto ano da apresentação do espetáculo “O Conto de Natal Tatuiano” que valoriza diversas expressões culturais da cidade narrando o Nascimento de Cristo.

Enfim, um ano de muitas muitas realizações, no Teatro pude ainda interpretar Paulo Setúbal, Bimbo Azevedo, além de iniciar o processo de encenação do espetaculo "O Cativeiro" de Ivan Camargo, também ilustre tatuiano. 

E focado na cultura dos pé-vermeios que completo bodas de porcelana com muita alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário