quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Rogério Vianna e o ofício de 20 anos...

Foto elenco de Aurora da Minha Vida  tirada por "Victor Hugo"
Esse é um ano muito especial!

Especial porque há 20 anos atrás, ou seja, em 1992, Rogério Donisete Leite de Almeida,  ingressava no Curso de Teatro do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, onde atualmente exerçe o oficio, que a própria Unidade Escolar me orientou.

Quando em fevereiro de 92, lá chegou não sabia com exatidão o que iria encontrar, e ao certo, naquele tempo, ser ator era uma profissão “estranha”, ninguém a via como vêem os pais de hoje, que já tomaram para si a idéia de Woody Allen com seus 15 minutos de fama. Para quem vem de educação famíliar católica conservadora era quase que um mau súbito, um despautério e impossível de se entender. Mas, lá foi Rogério, cara, coragem... Chegou o tímido menino de incompletos 15 anos em busca de encontrar um rumo em sua vida.

Claro, anterior ao ano de 1992, as professoras Cidinha Ortiz, Mirella Arena, Maria Adum e os demais professores que no futuro serão citados, no exercício de seu ofício, perceberam, que naquele menino tímido despertava um potencial artístico, e, o educador formador de todos os profissionais do mundo, atentaram ao menino “juruna”, que a arte lhe serviria para o futuro, prova artística observada pelos professores que dezenas de vezes puderam vê-lo atuar no Show do Chico dirigido por Mirella Arena, nas aulas de Português esbanjando criatividade nos quadrinhos orientados por Cidinha Ortiz e nas explicações cênicas da História interpretada pela professora Maria Adum. Enfim, quando arrebentou fevereiro de 1992, com sua “barra forte” vermelha foi o menino atrás de um objetivo que, hoje posso dizer, alcançou heroicamente.

Em 92, o Conservatório de Tatuí ainda não tinha um Setor de Artes Cênicas, apenas anteriormente o Grupo Teatral “Novas Tendências” era quem realizava as montagens da Escola, o grupo era sempre dirigido por Carlos Ribeiro e Antônio Mendes, que se alternavam nas montagens. Foi em 92, que iniciou a estruturação de um Setor de Formação de Atores, é quanto sucesso fez no decorrer desse tempo!

Quando Rogério ingressou para realizar os testes do Curso, que eram bem diferentes dos testes que ocorrem hoje, tínhamos na mesa examinadora os profissionais: Antônio Mendes, Carlos Ribeiro e Rivaldo Nogueira, fora que também tínhamos os atores do Grupo que já dominavam a linguagem teatral para orientar e nos observar, eram eles: Paulo Jordão, Clodoaldo Salles, Rosana Ferraz, Carlos Alberto Agostinho, Dalila Ribeiro e Clodoaldo Salles. Os testes, naquele tempo, eram realizados durante duas semanas e na sala onde atualmente funciona o Centro de Produção, às vezes as aulas ocorriam no Salão Villa Lobos. Somente na segunda semana de testes, após jogos teatrais, aquecimentos, trabalhos corporais e vocais, exercícios de interpretação, e que os profissionais que compunham a mesa examinadora se reunia com todos os interessados em ingressar no Setor de Artes Cênicas e apresentava a lista de quem iria estudar naquele ano no Conservatório, que toda vida foi muito concorrido. Ah no decorrer dos testes alguns eram descastados por indisciplina. Muitos que não conseguiram ingressar em 1992, porém, mais tarde, conseguiram estudar no Setor de Artes Cênicas, eis a prova de que cada coisa tem seu tempo no espaço e que não devemos nos precipitar nem desistir fácil das coisas.

Os testes eram intensos das 19h às 22h de segunda a sexta e depois de longas duas semanas, de 10 dias de testes eram conhecidos os nomes que ingressariam no Curso do Setor de Artes Cênicas do Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, e em 1992 os alunos foram: Adriana Lopes, Adriano Sampaio Franco, Amauri França, Carolina Bueno Maria, Evandro Luis Oliveira, Fabíola Bonventi, Juliana Panebianchi, Leonardo Moraes, Luis Geraldo Mello, Marcos Roberto Nanuk, Margareth Nozella, Maria Isis Quevedo, Melissa Nascimento, Rogério de Almeida, agora Rogério Vianna, Rosangela Martins, Roseli Rodrigues, Vanir Silva, estes alunos, aqui citados, passaram no teste e conseguiram concluir o ano letivo na montagem de "Aurora de Minha Vida". Junto com esses alunos aturam no espetáculo: Alba Mariela, Fernanda Mendes, Carlos Alberto Agostinho, Dalila Ribeiro, Paulo Jordão, Rosana Ferraz que já atuavam há mais de um ano no Grupo Teatral “Novas Tendências”

Ingressar no recém formado Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí realmente foi uma experiência que será retratada aqui no blog durante todo o ano de 2012, afinal 20 anos de dedicação ao ofício das Artes Cênicas é uma luta incansável e repleta de emoção.

3 comentários:

  1. Rogério, isso me trouxe boas lembranças. Me mande essa foto por favor. Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. "Ai que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida que os anos não trazem mais..." Que delícia reviver na lembrança esse momento! Meu Deus, não me dava conta de que fazia tanto tempo... e naquela época não imaginava que aquela semente me traria tantos frutos maravilhosos... Momentos como este viveram para sempre em minha memória e meu coração! Rô, que bom ter vc por perto, obrigada por este presente! Saudades... Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Rogério querido. Que felicidade ler este texto que me levou de volta a estes anos tão deliciosos. Parabéns pelos seus 20 anos de sangue, suor e alegrias, porque esta maravilha de universo somente nós sabemos o quanto dói, ao mesmo tempo que acaricia. Um abraço enorme a você e a todos que fizeram parte deste momento e que serão nossos eternos companheiros de cena. Ah, faltou na lista dos que atuaram nosso mestre Carlos Ribeiro que fez o marcante papel do Diretor do Colégio, que com certeza foi uma grande inspiração para seguirmos nestes 20 anos e aos outros mais que virão. Sucesso, irmão! Saudades...Evoé!

    ResponderExcluir