domingo, 3 de julho de 2011

Mônica Rodrigues conta um pouco da História da avó Chiquinha Rodrigues




“Você tem que ser o primeiro em tudo, se não for, meu colo está aqui” – essa frase que Chiquinha Rodrigues dizia aos seus netos marcou muito a história de vida de Mônica Sílvia Rodrigues Morato, uma das netas que aos 14 anos de idade perdeu a avó por hiperglicemia e derrame. 




Mulher de iniciativa conheceu Adolfo Rodrigues, o marido que a acompanhou durante toda sua história, num dia de inverno de julho e em 51 dias após se casou, mostrando que a iniciativa era o marco de sua história de vida desde os tempos primórdios.
Mônica fala da avó com tanto carinho que os olhos mareados nos levam a uma alegria inenarrável, nesse domingo, 03 de julho de 2011, numa tarde de inverno, Tatuí reuniu no Café Canção, Praça da Matriz, 77 no centro da Terra do Doce Caseiro, Mônica Sílvia Rodrigues Morato, neta de Chiquinha Rodrigues e seu marido Vicente Morato os produtores culturais Rogério Vianna e Donny Barros que também representam o Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia”, Rogério Iamaguchi Secretário Artístico do Falsa Modéstia e Alicelena e Ruy Bueno Ferraz Costa.
O encontro foi filmado para virar um documentário sobre a vida da Tatuiana que nasceu dia 04 de maio e que levou os produtores culturais a intitular o dia 04 de maio como o dia Municipal da Literatura, por ser o dia de seu nascimento e de falecimento de Paulo Setúbal, dois filhos ilustres de nossa cidade que tem grande influencia na literatura.
Para adiantar uma parte da história de Chiquinha Rodrigues que muito emocionou todos os presentes nesse domingo de inverno foi o relato em que Mônica diz sobre o falecimento de seu tio mais novo, o filho caçula de Chiquinha Rodrigues, que faleceu ao ser atropelado por um bonde e que ocasionou numa “diabete emocional” a ex-prefeita de Tatuí.

Hoje, a história dos descendentes de Francisca Rodrigues está distante da história da Capital da Música por não residirem na cidade Ternura, mas o fruto semeado na terra dos “Pés Vermeios” deu frutos que orgulham demais a neta e seu esposo e que estão empenhados para manter viva a história de uma mulher que criou a Bandeira Paulista de Alfabetização, que distribuiu gratuitamente milhares de livros didáticos, cadernos e objetos escolares e escritora de diversos livros sobre História, Agricultura, Geografia, Saúde, Economia e Livros Infantis.  

 


Preocupados com a Cultura Tatuiana os “Falsa Modésita” conta para essa iniciativa, o apoio do Jornal O Progresso de Tatuí (editorial de 08 de maio de 2011), a Câmara Municipal de Tatuí (http://www.camaratatui.sp.gov.br/?session=noticias&id=466), Henrique Autran Dourado (http://henriqueautran.blog.uol.com.br/arch2011-06-05_2011-06-11.html), Rubens Antônio da Silva (http://diariodetatui.blogspot.com/2011/06/projeto-de-manu-institui-dia-da.html) entre outras personalidades tatuianas que procuram uma forma de se valorizar a História de nossa Cidade. 

 Para o dia de hoje nosso agradecimento especial ao Marcos do Café Canção que nos possibilitou essa tarde de conhecimento e cultura e a Rogério Iamaguchi que registrou cada momento. 


E nossos agradecimentos ao vereador José Manoel Corrêa Coelho, o Manu (PDT),que elaborou o projeto de lei na Câmara Municipal autorizando o Poder Executivo a instituir o “Dia Municipal da Literatura Tatuiana”, a ser comemorado anualmente, na data de 4 de maio.

Incrivel, foi a forma que conseguimos fazer contato com Mônica, na matéria publicada em 08/05 pelo Jornal O Progresso de Tatuí, Alicelena, que conhecia a neta de Chiquinha, entrou em contato com a redação do jornal que passou nossos contatos, possibilitando assim encontrar um material (memória) de Chiquinha Rodrigues.

3 comentários:

  1. Foi uma tarde muito agradável,e um bate papo inesquecível!!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas palavras:precisas e esclarecedoras. Temos certeza que a missão da Semana da Literatura Tatuiense está em ótimas mãos.
    Mônica Rodrigues Morato

    ResponderExcluir
  3. Eu pensei que contaria um pouco da historia de Chiquinha Rodrigues , mas só vejo falar em sua neta e no encontro que ocorreu no café canção. Mesmo assim obrigada .

    ResponderExcluir