terça-feira, 1 de março de 2011

“DA AFRICA VIEMOS, O BRASIL NOS ADOTOU E TATUÍ AMAMOS” é o tema do BLOCO DE CARNAVAL DO GRUPO RAÍZES – QUILOMBOLAS




O conselho municipal dos direitos dos negros –que tem como presidenta Michelly Rollim,que tambem e coordenadora do grupo de dança afro raizes, iniciou o Carnaval elegendo a Rainha 2011 do carnaval da Capital da Música. Seis foram as candidatas para o título supremo que acompanhará o dono do carnaval, o Rei Momo e a vencedora do concurso realizado dia 20 de fevereiro na Praça da Matriz foi Cássia Eduarda Apolinário Luís,de 20 anos. Nossa Rainha do Carnaval desenvolve muitas atividades culturais na cidade de Tatuí como Semana da Consciência Negra - e em fevereiro pelo segundo ano consecutivo, tomará conta da Rua do Samba de Tatuí, Rua Onze de Agosto.
            Orgulhosa da conquista a presidenta do conselho dos negros comentou “Foi emocionante quando foi revelado o nome de Cássia como a Rainha 2011, eram muitas concorrentes belíssimas e a festa contagiou a todos na Praça da matriz”. Mas isso é somente o início do Carnaval 2011 da cidade Ternura que terá nos dia 05 e 07 de março (domingo e terça de carnaval) a presença do Bloco Raízes Quilombola, na Rua do Samba. “Desfilaremos pela Rua XI de Agosto com o tema  “Da África Viemos, o Brasil nos adotou e Tatuí amamos” onde mais de 100 componentes incluindo pessoas de São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, Sorocaba estão vindo para animar o Bloco e que já estão decorando a música CANTO DAS TRÊS RAÇAS de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro interpretada por Clara Nunes” – conclui Rollim
           O Bloco terá muito brilho e algumas alegorias e para isso conta com uma equipe que auxiliará a produção como Michelly Rollim, Dirceu Pires de Camargo Júnior, Grupo de Dança Raízes, Rogério Vianna, Donny Barros e Pedro Couto (esses últimos do Falsa Modéstia) que estão auxiliando na criação das alegoria.
           O Bloco Raízes tem apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude é patrocinado pelo Núcleo Experimental cênico “Falsa Modéstia” de Tatuí e Rede Caetano.
O Canto das Três Raças
Clara Nunes
Composição: Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro

Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor


Um comentário:

  1. Obrigadoo Rogerio por estar ajudando agente fazer esse Lindoo bloco de 2011
    Sóo temos a agradecer pela sua ajuda , Chegaremos lá com o blocoo lindo , juntos com falsa modestia q foii um sucesso ano passadoo ! ...

    ResponderExcluir