quarta-feira, 2 de março de 2011

Definido as alegorias do BLOCO DE CARNAVAL DO GRUPO RAÍZES – QUILOMBOLAS

        
   O Conselho Municipal dos Direitos dos Negros que tem como presidenta Michelly Rollim também coordenadora do grupo de dança afro Raízes desfila no domingo e terça de carnaval na Rua XI de Agosto com o tema “Da África Viemos, o Brasil nos adotou e Tatuí amamos” criada pela presidente de Conselho e desenvolvida por Rogério Vianna e Donny Barros.
           O Bloco se apresentará com muito brilho e alegorias e para isso conta com uma equipe que auxiliará a produção como Michelly Rollim, Dirceu Pires de Camargo Júnior, Grupo de Dança Raízes, Rogério Vianna, Donny Barros e Pedro Couto.
 O Bloco terá COMISSÃO DE FRENTE com as bailarinas do Grupo Raízes (Carol, Raissa, Rayla, Rayane, Maria Cláudia Rollim e Camila Paulino e Luana Barros) que vem protegendo todo o trajeto do Bloco. Em seguida Diego Bertoni se apresenta na avenida com a alegoria  "OXUMARÉ", símbolo da riqueza, da continuidade e da permanência que abre caminho para a “FORÇA DA NATUREZA” que protege as mulheres (Carmelina Paulino e Érica Calastra Vieira) e crianças (Guilherme Paulino e Enzo Antunes Vieira) que representa parte do tema do Bloco “DA AFRICA VIEMOS...”.  
Na seqüência Rosemary de Camargo Leite de Almeida representa "AO SOL O TRABALHO, A NOITE BANZO", que vem mostrando o trabalho executado no Brasil na época da escravidão e o Banzo de sua terra natal. Banzo é uma palavra que não tem significado, o que se tem é o que acontecia quando os escravos estavam com... Banzo... Eles geralmente usavam esta palavra quando sentiam saudades ou falta muito dolorosa de seu lugar de origem ou de uma pessoa em especial. A ala “O BRASIL NOS ADOTOU” também parte do tema da escola é formada por crianças que vem seguida da personagem folclórica “NEGA MALUCA” destaque que será apresentado por Carlos Alberto Agostinho e já no Brasil a presença da alegoria "NADA DE TRISTEZA, NOS OLHOS DE ZUMBI A LIBERDADE" será apresentado por Rogério Vianna e Donny Barros, essa alegoria presta homenagem ao símbolo da resistência e luta contra escravidão e a alegria contagiante da das “MULATAS” será muito bem representada pelas passistas Elbe, Thainá, Ellen, Roberta, Juliane, Sônia e Kathellen, mostrando toda a irreverência da passista brasileira.
A última parte do Bloco vem com as “NEGRAS BAIANAS” quatro mulheres figuram as características da pitoresca e tradicional capital do estado da Bahia e vem trazendo luz, muita luz ao povo que ama hoje a terra em que desfila “YANSÔ representada por Elite Rollim é a senhora da Alegria que transporta os mortos fazendo-os nascer numa outra vida, por nós aqui representada na ala que finaliza o tema do Bloco “E TATUÍ AMAMOS” com a miscigenação de todas as raças, culturas e divindades de nossa Capital da Música.
          O Bloco Raízes desfila com mais de 100 componentes que será levado pela música CANTO DAS TRÊS RAÇAS de Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro e que tem apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude é patrocinado pelo Núcleo Experimental cênico “Falsa Modéstia” de Tatuí e Rede Caetano.
Conheça o Samba Enredo:
                                                  O Canto das Três Raças                             
Composição: Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro

Ninguém ouviu
Um soluçar de dor
No canto do Brasil
Um lamento triste
Sempre ecoou
Desde que o índio guerreiro
Foi pro cativeiro
E de lá cantou
Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou
Fora a luta dos Inconfidentes
Pela quebra das correntes
Nada adiantou
E de guerra em paz
De paz em guerra
Todo o povo dessa terra
Quando pode cantar
Canta de dor
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
ô, ô, ô, ô, ô, ô
E ecoa noite e dia
É ensurdecedor
Ai, mas que agonia
O canto do trabalhador
Esse canto que devia
Ser um canto de alegria
Soa apenas
Como um soluçar de dor

Nenhum comentário:

Postar um comentário