sábado, 8 de janeiro de 2011

CARNAVAL EM PARATY

Iniciou dia 29 de dezembro e vai até o dia 26 de janeiro a Exposição CARNAVAL DE MÁSCARAS.

Eu e Donny prestigiamos tanto a Exposição "Carnaval de Máscaras" como duas noite de Bloco.

"O projeto Paraty: carnaval das máscaras, contemplado no edital de artes visuais da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, propõe uma exposição e intervenções urbanas. Será a recriação dos carnavais da cidade com elementos da festa produzidos através da técnica tradicional de papel machê, como uma forma de dar acesso à cultura, às artes, à memória e ao conhecimento local. Sob a perspectiva de ampliação do conceito de cultura, valorização da identidade local e sustentabilidade."

E realmente, por todo o Centro Histórico podemos ver as máscaras e os cabeções espalhados pela cidade. "A exposição traz trabalhos de quatro artistas paratienses e jovens talentosos, que com esses mestres, ao longo do projeto, aprenderam as técnicas tradicionais e desenvolveram estilos próprios. O convidado tem a oportunidade de conhecer um pouco sobre o antigo carnaval de Paraty, através da pesquisa realizada por Diuner Mello."

"A exposição avança além das paredes da Casa da Cultura de Paraty, onde estão os trabalhos dos artistas locais, segue para o Espaço de exposição do IPHAN, com a história dos carnavais e as máscaras de Paraty, instalação audiovisual com o Fazer do carnaval e os trabalhos dos jovens artistas. Ao longo da charmosa cidade, instalações de bonecos e máscaras: Praça do Chafariz, Largo do Rosário, Praça da Bandeira (antigo mercado) e Secretaria de Cultura (Galpão do carnaval)."

Além disso, durante o mês de janeiro, os blocos de mascarados saem pelas ruas da cidade, como no passado, anunciando o Carnaval. Na quinta dia 06 e na sexta dia 07 o Bloco de Carnaval dos Meninos do Pontal animaram a noite com marchinhas e sambas enredos na Praça da Matriz.

Uma cidade que mantem o Turismo Cultural é assim Rica em Atividades que envolve a população da cidade e que atrai turistas do mundo todo, foi o que vi e me encantou nessa cidade da qual me despeço hoje, com desejo de voltar futuramente.
Para ter mais informações sobre o Carnaval de Paraty acesse o link 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário