domingo, 10 de outubro de 2010

A CASA VERDE - TEATRO ESCOLA CELIA HELENA


Domingo, 10 de outubro de 2010. Iniciou hoje o XXIII Festival de Teatro Estudantil do Estado de São Paulo realizada pelo Conservatório de Tatuí. Um Festival que apesar de ter perdido o caráter competitivo, merece no dia de hoje merece ser muito citado. Viver de Teatro não é apenas uma valorização do ego: é algo maior, que faz com que o ofício das Artes Cênicas seja a comunicação da base única do teatro: ATOR, TEXTO, PLATEIA. A tão conhecida Tríade.
Parando de viajar na minha tentativa de explicar o inexplicável volto ao FETESP e dou toda minha congratulação a Cia Célia Helena Escola de Teatro. Tão raro o momento em que vou ao teatro e me encanto com uma produção, que fico embasbacado e sem uma precisão textual para redigir o que realmente sinto minha verve. Tão feliz estou pelo espetáculo “A CASA VERDE” que somente tenho a dizer aos “Ilustres Maltrapilhos” que apresentar uma adaptação de Machado de Assis (O ALIENISTA) já é trabalho árduo para o ator e diretor, agora, presentear a platéia com um espetáculo tão sutil como o que nesta vi na visão do diretor Francisco Carvalho (quem não conhece que guarde bem esse nome pela magnitude e sensibilidade oficiosamente dedicada ao espetáculo). E assim quem não teve o prazer em assistir essa concepção, que aproveite a dica e prestigie essa que é a quinta montagem do grupo que encenado por 12 atores formados pela Escola Célia Helena.
E já desconhecendo adjetivos elogiosos para demonstrar minha alegria pelo espetáculo dedico ao grupo minha contemplação oferecendo a Elizabeth Bertoni (Dona Evarista) uma acentuação, A Sarah Moreira (Crispim Soares), Thiago Brito (Diretor de Cena), Jeff Campos (Iluminador), Francisco Carvalho (diretor). Espero que o Festiva/Mostra tenha muitas outras citações, mas desde já cito esses nomes como grandes realizadores de um momento especial para o início do Festival.
Parabéns ao Grupo Matraca!!! Que o trabalho do Grupo seja extenso e repleto de muitos sucessos. Obrigado pelo espetáculo.

2 comentários:

  1. Oi Rogério.
    Estou desenvolvendo o blog do Grupo Matraca. Posso colocar um link desse texto la?
    Abraço
    André

    ResponderExcluir
  2. André, tudo bem?
    Pode inserir o link no blog do grupo Matraca sim.
    Quando tiver apresentações em São Paulo me avise. Falei do seu trabalho para alguns amigos que ficaram bastante curiosos.
    Abraços

    ResponderExcluir