A Secretaria de estado da Cultura, juntamente com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), qualificada desde novembro de 2004 para supervisionar, administrar, elaborar, executar e promover as ações culturais das Casas de Espetáculo da Secretaria de estado da Cultura de São Paulo implementa, a partir de outubro de 2007, o programa Vá ao Cinema com o objetivo de atender simultaneamente, às áreas de formação e difusão do cinema nacional, formação de público e inclusão social.
O Projeto Vá ao Cinema, desde então, vem distribuindo, gratuitamente, 10.000 vales para sessões de filmes nacionais inéditos nos Municípios do estado de São Paulo.
Para a distribuição dos vales, a Secretaria de cada Município indica quatro produtores, deste, a APAA, através de processo Seletivo, escolhe um que fará a distribuição de 2.500 ingressos por semana ao público, da cidade, com perfil enquadrado pelo projeto. O produtor Cultural selecionado para realizar essa Produção no Município de Tatuí é Rogério Vianna, que durante o período de 15 de outubro a 11 de novembro de 2010 distribuirá 10.000 vales para os alunos das Escolas Estaduais, Municipais, Grupo da 3ª Idade, Associações de Bairro, APAE, Projeto Guri, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.
A exigência das exibições é a apresentação de quatro filmes durante o mês, sendo um filme por semana com duas sessões diárias. A programação dos filmes e horários é de responsabilidade do proprietário do cinema.
Para iniciar o projeto Vá ao Cinema em Tatuí o filme “A ILHA DO TERRÍVEL RAPATERRA” com Direção: Ariane Porto está sendo um sucesso para os alunos do Ensino Fundamental. O filme narra a saga do terrível vilão Rapaterra (Lima Duarte), ladrão de terras, devastador das matas e poluidor dos mares, resolve se apropriar do único bem que ainda não possui: as histórias sobre a mata atlântica. Para isso, rapta D. Tude (Arlete Salles), uma misteriosa mulher que é a maior contadora de histórias do mundo, para tentar “roubar” tudo o que ela tem na cabeça. Um grupo de crianças enfrenta os maiores perigos da mata e do mar para chegar à Ilha do Rapaterra e salvar D. Tude, vivendo um grande desafio: proteger e preservar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Brasil. Sempre contando com a ajuda dos animais ameaçados de extinção, nossos amiguinhos envolvem-se numa aventura ecológica que lhes ensina a importância e a fragilidade da natureza e das pessoas que dela dependem para viver. O filme com 80 minutos de duração foi produzido em 2006 e tem classificação livre.
Outro filme que fará parte do projeto é o lançamento TROPA DE ELITE 2 que se passa no ano de 2010. Nesse filme Nascimento (Wagner Moura) enfrenta um novo inimigo: as milícias. Ao bater de frente com o sistema que domina o Rio de Janeiro, ele descobre que o problema é muito maior do que imaginava. E não é só. Ele precisa equilibrar o desafio de pacificar uma cidade ocupada pelo crime com as constantes preocupações com o filho adolescente. Quando o universo pessoal e o profissional de Nascimento se encontram, o resultado é explosivo.”
Tropa de Elite 2 tem ainda no elenco Maria Ribeiro, João Miguel, Seu Jorge, Selton Mello, Tainá Müller e Fernanda Machado. A direção é de José Padilha. Tropa de Elite tem classificação 14 anos e é obrigatória a apresentação de documento com foto na entrada do cinema.
O Projeto que conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e do DAPE (Divisão de Aperfeiçoamento de Pesquisa Educacional) da Secretaria de Educação da Prefeitura de Tatuí já levou ao cinema mais de 6.000 alunos da rede Municipal de Ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário