sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Rosa de Cabriúna’ no XVII Festival de Teatro do Rio

foto-crédito: Kazuo Watanabe/Conservatório de Tatuí


Espetáculo participa de mostra competitiva de 14 a 23 de setembro

O espetáculo “Rosa de Cabriúna”, de Luis Alberto de Abreu, produzido pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, foi selecionado para participar do XVII Festival de Teatro do Rio, evento que acontece de 14 a 23 de setembro e fará homenagem à atriz Marieta Severo. O grupo artístico-pedagógico do Conservatório de Tatuí, dirigido por Carlos Ribeiro, deverá se apresentar no dia 19 de setembro, às 20h.
O festival acontece na Casa de Cultura Laura Alvim, um solar construído entre 1906 e 1913, e, hoje, uma das raras casas do bairro. O espaço possui estilo colonial com toques de pós-modernidade e sua arquitetura é atração no endereço mais valorizado da orla de Ipanema, à avenida Vieira Souto, 176.
Organizado pelo Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida, o festival recebeu inscrições de mais de cem grupos, companhias e produções teatrais. Além do espetáculo de Tatuí, foram selecionados: “O Avarento” (Petrópolis-RS ); “Cru” (Brasília-DF); “Hay Amor!” (Campinas-SP); “As Noivas de Nelson” (São Paulo-SP); “Orire - Saga de um herói que confrontou a morte” (Rio de Janeiro-RJ); e “A Metamorfose” (Caruaru-PE).
A premiação ao melhor espetáculo será de R$ 2 mil para cada indicação (voto popular e júri oficial). Também serão conferidos prêmios aos melhores texto, direção, ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, figurino, iluminação e cenografia. A entrega de prêmios ocorrerá no dia 23 de setembro, às 20h, no Teatro da Universidade Veiga de Almeida.
Neste ano, o festival presta homenagem à atriz Marieta Severo. Com 30 peças de teatro, 14 novelas, mais de 35 filmes no cinema e novelas e mais de 35 filmes, ela nasceu no dia 2 de novembro de 1946, no Rio de Janeiro. Alguns homenageados pelo festival foram, entre outros, Milton Gonçalves, Laura Cardoso, Renata Sorrah, Fernanda Montenegro, Tônia Carrero, Maria Clara Machado e Paulo José.

Rosa de Cabriúna
A comédia sertaneja “Rosa de Cabriúna”, escrita por Luis Alberto de Abreu com direção de Carlos Ribeiro, está em cartaz desde setembro do ano passado.
O espetáculo foi escrito em 1986 para o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, no SESC Anchieta em São Paulo, que também realizou a montagem de "Xica da Silva", do mesmo autor. Trata-se de uma adaptação do romance "Alice", de José Antonio da Silva. Nela, as filhas do Coronel Zé Inácio, fazendeiro e chefe político, fazem promessa para São Gonçalo para arranjarem um noivo. Rosa, a mais velha, pede o capataz da fazenda de seu pai, Tonho Gago e é atendida pelo santo. Mas, um novo capataz chega à fazenda e divide o coração da moça. "Rosa de Cabriúna" está repleta de referências à cultura popular.
Na adaptação de Carlos Ribeiro, o espetáculo também conta com música ao vivo, trazendo músicas como “Ora Viva São Gonçalo”, “Viva a Vida”, “Athos Campos e Serrinha”, “Moreninha”, “Baile na Roça”, entre outras.
No elenco, estão Dalila Ribeiro, Alba Mariela, Fernanda Mendes, Camila Cattai, Daniele Silva, Leila Carolina, Aninha Arruda, Rogério Vianna, Marcos Caresia, Adriana Afonso, Carlos Ribeiro, Carlos Doles, Hugo Muneratto, Antonio Ramos, Monique Ruiz, Carlos Alberto Agostinho e Lázaro Catel. O espetáculo conta, ainda, com a participação dos músicos Raphael Neto Funchal (sanfona), Silmar Canuto Machado (violão), Rafael Sanches (viola caipira) e Deni Pontes (percussão).

matéria enviada por Deise Juliana. http://www.conservatoriodetatui.or.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário