quarta-feira, 11 de agosto de 2010

56 de Conservatório em Tatuí

O Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí foi criado por uma lei13 de abril de 1951 e fundado em 11 de agosto de 1954. O Conservatório representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural dentro do Estado de São Paulo. A excelência de seu ensino tem reconhecimento internacional, tanto que a escola localizada a 130 km da Capital concentra estudantes de São Paulo, outros 20 estados brasileiros e, ainda, de países da América Latina, Estados Unidos e toda a Europa. Além de oferecer excelência em ensino, o Conservatório de Tatuí notabiliza-se ao organizar alguns dos mais importantes eventos musicais no país.
Com mais de meio século de formação e difusão cultural, a mais respeitada escola de música da América Latina detém as melhores condições físicas apresentadas no Cone Sul – como o teatro "Procópio Ferreira", de acústica elogiada pelos mais importantes instrumentistas. É nessa estrutura que o Conservatório de Tatuí cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. São três dezenas de cursos gratuitos com duração de cerca de seis anos. Com foco no aprimoramento da qualidade de ensino, seus alunos são, invariavelmente, destaques em concursos nacionais e até mesmo internacionais.
Além de total infra-estrutura, o Conservatório de Tatuí disponibiliza a seus alunos programa de ensinoartes cênicas, grupos de canto-coral e cerca de 50 conjuntos instrumentais. São orquestras, bandas, big bands, grupos de música de câmara e de MPB e Jazz atualizado. O complexo musical abriga ainda um setor de por meio dos quais os alunos têm assegurados a prática musical e o contato com instrumentistas profissionais.
Com extensa programação musical realizada anualmente, o Conservatório de Tatuí ainda promove exposições, concertos, workshops, espetáculos de teatro, cursos intensivos, palestras e recitais. A produção interna é, ainda, levada aos mais diferentes pontos do Estado de São Paulo ao longo do ano.
Entre seus principais eventos – conhecidos por permitirem a apresentação de artistas e grupos nacionalmente conhecidos – estão o Festival Brasil Instrumental, o Festival de Música Popular Brasileira, o Festival de Férias, a Semana "Paulo Setúbal", o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo e a Semana da Música.
O Conservatório contribuiu de forma essencial para que Tatuí, sua cidade sede, ganhasse o título de "Capital da Música". Outro ponto fundamental para que o município ganhasse o invejado codinome foi a paixão de seu povo pela música. Tanto a paixão pela música quanto a excelência da maior escola de música da América Latina levaram à criação da lei estadual 12.544, que oficializa Tatuí como a "Capital da Música do Estado de São Paulo", em 30 de janeiro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário