segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

A Arte do Fazer Teatral e uma Vertente de Talentos



Foto do facebook de Leonardo Thin - Cena de "Perdoa-me..."

E o cenário teatral de Tatuí apresentou os novos e futuros artistas que de Tatuí ou de outra localidade, escolheram o Conservatório para serem profissionais do ofício do FAZER TEATRAL. Num total de 06 espetáculos apresentados no Teatro do Conservatório e de 03 apresentados na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas, pudemos conhecer os novatos que futuramente desfilaram o nome Conservatório de Tatuí no cenário nacional.

A grande novidade desse ano foi a realização dos Ensaios Abertos no mês de novembro na Sala Preta do Setor de Artes Cênicas que fica na Rua Aureliano de Camargo esquina com a Rua XV de Novembro, que finalizou com a apresentação no Teatro Procópio Ferreira.

Grandes alegrias tomaram conta nessa Mostra de Artes Cênicas, a primeira delas foi com a sutileza e o requinte que Fernanda Fernandes e Marcos Caresia depositaram na montagem de “BATIMPAZ” expressando ao público, com novatos do segundo semestre ou primeiro ano do Teatro Juvenil, a delicadeza e inocência de um trabalho apresentados com mais de 20 adolescentes em cena. Uma verdadeira emoção!

Foto do Facebook de Guto Campos - Cena de "IEPE"
Outro momento encantador foi o espetáculo de formatura dos alunos do 3º Ano do Teatro Adulto, dirigido por Carlos Ribeiro, IEPE de Luis Alberto de Abreu, que apontou uma gama de grandes talentos para um espetáculo de formatura. Vê-se ali um futuro promissor a muitos que souberam aproveitar cada momento oferecido pelo texto de Abreu e direção de Ribeiro.

Infelizmente, não dá para assistir toda a produção realizada pela parte pedagógica do Setor de Artes Cênicas, devido que em 03 dias são realizados 09 espetáculos. Porém, nessa Mostra gostaria de acentuar a comemoração feita pelos alunos do segundo ano do Setor que trabalhou, com certeza, arduamente, para encenar uma obra do grande Nelson Rodrigues. Digo arduamente, porque para conseguir absolver as entranhas dos personagens concebidos por Nelson, requer muito sacrifício e dedicação. É evidente que todo trabalho do ator requer uma pesquisa em busca da construção de um personagem, mas, quando se trata de uma obra de Nelson, a dialética expressa em suas obras atormenta e as vezes faz com que o ator repudie tal genialidade do dramaturgo, porém com o tempo, a paixão fulgurante pelo ofício do fazer teatral atrai de novo os pólos.

Foto do Facebook de Kelly Oliveira - Cena de "Perdoa-me..."
Imagino o que não aconteceu com a mente dos jovens aspirantes ao ofício, quando se depararam com as entrelinhas de Nelson Rodrigues, que é considerado o Shakespeare brasileiro. Porém o que se viu no Teatro Procópio Ferreira na noite de sábado, foi uma verdadeira audácia na formação do ator. Audácia que resultou num trabalho honesto, preciso e de grande orgulho. Os alunos do 2º Ano de Teatro do Conservatório de Tatuí puderam sentir na veia o pulsar desse grande nome da dramaturgia brasileira. Com certeza que para o crescimento do ator uma montagem de Nelson Rodrigues deve constar em seu currículo escolar, assim como uma boa comédia nos moldes de IEPE.

“PERDOA-ME POR ME TRAIRES” é o título dado a uma de suas tragédias cariocas que foi dirigida por André Luis Camargo. O público pode adentrar no palco do Teatro para ser cúmplice da história de Glorinha e da angustiante forma de amar de seu pai, Gilberto, o irmão do tio carrasco e do cunhado assassino, Raul. É do pai de Glorinha, do irmão de Raul e do marido de Judite que surge a frase “Perdoa-me por me traíres” ao cair de joelhos aos pés do grande amor de sua vida Judite.

Perdoa-me é um texto muito bem desenvolvido por Nelson e precisa que cada ator tenha dignidade em interpretar o personagem a que foi escalado, mesmo que esse tenha uma aparição de 1 minuto em cena e no espetáculo de sábado ficou comprovado a famosa frase de Milan Kundera disse: “Não há papeis pequenos só atores pequenos”, pois ali todos tiveram a grandiosidade de jogar o jogo de Nelson.

Parabéns aos futuros artistas de teatro.

Evoé!!!

Tudo isso porque Tatuí também sempre quis ser a "Capital do Teatro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário