terça-feira, 1 de maio de 2012

04 de Maio - Dia Municipal da Literatura


O Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modestia” e a Prefeitura de Tatuí, por meio da secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude e o Museu Paulo Setúbal realiza sexta-feira, Dia 04 de Maio, as comemorações do 1º Dia Municipal da Literatura Tatuiana.
Essa data é fruto de uma pesquisa realizada pelos produtores culturais Donny Barros e Rogério Vianna buscando uma forma de valorizar os escritores tatuianos e fomentar novos escritores para a arte de criar e recriar textos. Depois de uma vasta pesquisa os produtores encontraram um dia propício no calendário anual para essa comemoração.
Trata-se do dia 04 de maio.
A data de 4 de maio foi escolhida porque em 04 de maio de 1896, em Tatuí, nasceu Francisca Pereira Rodrigues, conhecida como “Chiquinha Rodrigues”, ex-prefeita, de saudosa memória, que como Emérita Professora destacou-se na área da literatura, com a publicação de livros infantis e várias obras sobre História, Geografia, Agricultura, Economia e Saúde. Entre seus livros podemos destacar: Tendências Urbanistas de nossa Civilização – 1936; Pelo Caboclo do Brasil – 1937; O Braço Estrangeiro – 1938; Grandes Brasileiros – biografias – 1939; Confidências de Suzana – 1939; Primeiro Livro da Bandeira – 1940; Antevisão de Jesuíta – 1940; Segundo Livro da Bandeira “Vamos Conhecer as Riquezas do Brasil” – 1947; São Paulo Dentro do Brasil – 1954; Problemas Brasileiros; Sumário Gramatical; Minha Cartilha, entre outros e dos livros Infantis destaca-se: História e Brincadeiras – 1946; Trajetória Luminosa – educação religiosa 1947; Menina de Ouro – 1947; Dança das Flores – 1947; Primavera em Meu Quarto – 1947; Horas Alegres - 1947; Seu Pafúncio Corre Mundo – 1947; Dança das Letras; Álbum de Aquarelas; Coração que Fala; A História que Mamãe Contou.
No mesmo dia 4 de maio, do ano de 1937, faleceu o escritor Paulo Setúbal, filho ilustre de Tatuí, imortalizado no pórtico da Casa de Machado de Assis, ocupando a cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. Paulo Setúbal é autor de inúmeros romances, contos, crônicas e memórias: Alma Cabocla, versos – 1920; A Marquesa de Santos, romance-histórico – 1925; O Príncipe de Nassau, romance-histórico – 1926; Um Sarau no Paço de São Cristóvão, teatro – 1926; As Maluquices do Imperador, contos históricos – 1927; Nos Bastidores da História, contos históricos – 1928; A Bandeira de Fernão Dias, romance – 1928 ;O Ouro de Cuiabá, crônicas – 1933; Os Irmãos Leme, romance – 1933; El-Dorado, episódios históricos – 1934; O Romance da Prata, episódios históricos – 1935; O Sonho das Esmeraldas, episódios históricos – 1935; Confiteor, memórias – publicação póstuma; Ensaios Históricos, ensaios – publicação póstuma.
Durante a pesquisa, o produtor Donny Barros que iniciara a pesquisa sobre a vida de Chiquinha Rodrigues citou a data de nascimento da Emérita Professora e o produtor Rogério Vianna, pesquisador da vida de Paulo Setúbal diz ser a data de falecimento do Acadêmico, surge neste instante o Dia Municipal da Literatura Tatuiana, 04 de maio, dedicado aos dois ilustres filhos de nossa terra. Em 2011, tornou-se Projeto de Lei no Legislativo e sancionado pelo Executivo que em 27 de setembro publicou no Átrio da Prefeitura Municipal de Tatuí.

Para as comemorações do 1º Ano do Dia Municipal da Literatura Tatuiana, o Museu Paulo Setúbal, terá uma gama de atividades gratuita ao público. Nesse dia Exposição Literária, Contação de História, Teatro, Dança e Sarau, marcam as atividades do dia:
Programação:
10h00 -           Abertura oficial da Exposição Literária – O Acadêmico e a Emérita – Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues.
10h30 -           Contadores de História
14h30 -           Apresentação de Dança e Teatro com alunos da APAE
15h30 -           Contadores de História
19h00 -           Estréia de “Chiquinha Rodrigues. Re Verso – A Emérita Professora”
19h30 –          Sarau Literário
20h30 -           Apresentação do espetáculo “Paulo Setúbal. Re-Verso”
Dia 05 de maio
10h30 -           Estréia de “Chiquinha Rodrigues. Re Verso – A Emérita Professora”

Sobre a Programação do Dia Municipal da literatura Tatuiana

1. Exposição dos Livros de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues

A Exposição é o resultado da pesquisa sobre Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues, os produtores buscaram os trabalhos literários destes ilustres filhos tatuianos e dessa busca surge o idéia da exposição para apresentar aos tatuianos os trabalhos publicados. De Paulo Setúbal a coleção completa de suas obras publicada pela editora Saraiva nos anos 50, que leva o nome do autor, além de publicações anteriores da Editora Saraiva, e também das editoras Jabuti,  Nacional e a mais recente publicação da Bellini Cultural.
As obras de Chiquinha Rodrigues, apesar de vasta, foram as mais difíceis de serem encontradas, porém algumas obras farão parte da exposição, que depois de muita busca Brasil afora, foram possíveis de fazer parte do acervo dos produtores do Projeto. Na Exposição, estarão para conhecimento dos tatuianos as obras Pelo Caboclo do Brasil; O Braço Estrangeiro; Confidências de Suzana; Antevisão de Jesuíta; São Paulo Dentro do Brasil e dos livros Infantis: História e Brincadeiras; Trajetória Luminosa; Dança das Flores.
O propósito da Exposição é bem simples: apresentar as obras dos autores, sinopses e trechos dos livros.
A parte visual dos Banners da Exposição é de Leonardo Carvalho

2. Contadores de Histórias
Utilizando os textos “As Imperatrizes do Brasil”; “Maria Leopoldina”; “Maria da Glória” e “Thereza Cristina” do livro “História e Brincadeiras” de Chiquinha Rodrigues o ator Darlison de Barros utilizará o cenário da época do Império no Brasil para contar as histórias no formato de literatura de cordel.

3. Sarau Literário
O Objetivo do Sarau é manter mais um dia na Casa de Paulo Setúbal, destinado aos literatos de nossa Cidade Ternura como forma de reunir artistas de todos os segmentos culturais para ampliar ainda mais a produção cultural tatuiana.

4. Estréia do Espetáculo “Chiquinha Rodrigues. Re-Verso – A Emerita Professora”
O espetáculo conta um pouco da trajetória de vida de Chiquinha Rodrigues que filha do professor Adauto Pereira encontrou na figura do pai o exemplo para escrever sua história na Alfabetização de nosso Brasil.
Casada com Adolfo Rodrigues e mãe de cinco filhos, foi Dona Chiquinha Rodrigues criadora da Bandeira Paulista de Alfabetização: fundou a Sociedade Luiz Pereira Barreto.
Além de professora Emérita, dona Chiquinha Rodrigues foi deputada estadual por duas vezes e prefeita de Tatuí.
Toda a trajetória de vida dela resumida numa encenação simples e modesta e com duração de 30 minutos.
Elenco: Fernanda Xavier (Chiquinha Rodrigues, a Emérita), Beatriz Carvalho (Chiquinha do Adauto); Alba Mariela (Maria de Barros Pereira, Dona Mariquinha); Pedro Couto (Adauto Pereira), Rogério Vianna (Adolfo Rodrigues) e Darlison Barros (Tio Lau). Ficha Técnica: Donny Barros (produção e sonoplastia); Falsa Modéstia (concepção); Leonardo Carvalho (Design Gráfico).

5. Apresentação  do Espetáculo “Paulo Setúbal. Re-Verso
Mais de 1.000 pessoas já prestigiaram o espetáculo que utilizando como pano de fundo a primeira parte do discurso de posse de Paulo Setúbal na Academia Brasileira de Letras, Paulo Setúbal. Re-Verso transmite um pouco da vida e obra do escritor.
O Foco principal é a fé quando na infância quando ainda passeava pelas ruas de Tatuí e a descrença ao conhecer o outro lado da vida em São Paulo, até o momento em que percebe que toda sua obra já estava diante de sua vida.
Três fases de Paulo Setúbal (menino, homem e o galardoado) descreve os momentos de religiosidade e ateísmo do escritor imortalizado pela Academia Brasileira de Letras. E do homem que percebe os valores de seu Chico Pereira, seu primeiro professor primário e da tão generosa e católica Dona Mariquinha. Duração 30 minutos.
Elenco: Rogério Iamaguchi (Paulo Setúbal, o Acadêmico); Rogério Vianna (Paulo Setúbal, o moço); Gabriel Monti (Paulo Setúbal, o menino); Fernanda Xavier (Dona Mariquinha); Pedro Couto (Seu Chico Pereira). Ficha Técnica: Cláudio Martins (direção); Donny Barros (produção), Falsa Modéstia (concepção); Leonardo Carvalho (Design Gráfico) e Lúcia Leite (Figurinos).

O principal objetivo do Dia Municipal da Literatura é manter acesa a chama literária dos escritores de nossa terra, além de celebrar o prazer de ler!
Inspire-se!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário