quarta-feira, 6 de abril de 2011

Vá ao Cinema em Cesário Lange acontece de 08/04 a 05/05


O projeto VÁ AO CINEMA, parceria da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), utiliza salas de cinema do circuito comercial de todo o estado para a exibição de filmes nacionais. Nesse projeto, em vigor desde 2007, alunos e professores das escolas Estaduais, Municipais, Associações de Bairros, Grupos da 3º Idade, APAE, Projeto Guri, Polícia Militar, Policia Civil e Corpo de Bombeiros recebem vales gratuitos para filmes em sessões abertas também ao público pagante dos cinemas credenciados.

A iniciativa percorre cidades de São Paulo que possuam salas de cinema. Nesse projeto, os cinemas se comprometem em fazer a exibição de ao menos um filme nacional inédito. O horário das sessões é feito por cada cinema de acordo com o agendamento feito com as escolas. São, no mínimo, 4 filmes nacionais inéditos na cidade por mês, tendo pelo menos 2 sessões diárias.
 
Os objetivos principais são aumentar a oferta de atividades culturais de qualidade, formação de público através da difusão e da exibição das produções nacionais além do fomento de novas produções cinematográficas.

No período de 08/04 a 05/05 o Município de Cesário Lange localizado a 140 Km da Capital Paulista receberá o Projeto e para abranger todas as classes sociais está contando com o apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura de Cesário Lange.

“Esse projeto incentiva a difusão cultural da sétima arte produzido no Brasil, ajuda na inclusão social, pois envolve pessoas de todas as classes sociais e além do mais permite ao professor trabalhar em sala de aula com o tema do filme que é exibido, por esse motivo busquei juntamente com Márcia Trevisan, Secretária de Educação de Cesário Lange e com o proprietário do cinema Luiz Sampaio trazer filmes que possam ser debatido em sala de aula. Na primeira semana o foco é o meio Ambiente, com filme “A Ilha do Terrível Rapaterra” e na segunda semana para os alunos do Ensino Médio “A Hora da Estrela” inspirado na obra de Clarice Lispector que faz parte da Literatura brasileira.” Acentua Rogério Vianna produtor do Projeto em Cesário Lange

Para iniciar o projeto Vá ao Cinema 2011 em Cesário Lange será exibido na primeira semana o filme “A ILHA DO TERRÍVEL RAPATERRA” com Direção: Ariane Porto que será visto por todos os alunos do Ensino Fundamental. O filme narra a saga do terrível vilão Rapaterra (Lima Duarte), ladrão de terras, devastador das matas e poluidor dos mares, resolve se apropriar do único bem que ainda não possui: as histórias sobre a mata atlântica. Para isso, rapta D. Tude (Arlete Salles), uma misteriosa mulher que é a maior contadora de histórias do mundo, para tentar “roubar” tudo o que ela tem na cabeça. Um grupo de crianças enfrenta os maiores perigos da mata e do mar para chegar à Ilha do Rapaterra e salvar D. Tude, vivendo um grande desafio: proteger e preservar uma das regiões mais ricas em biodiversidade do Brasil. Sempre contando com a ajuda dos animais ameaçados de extinção, nossos amiguinhos envolvem-se numa aventura ecológica que lhes ensina a importância e a fragilidade da natureza e das pessoas que dela dependem para viver. 


E na segunda semana simultaneamente com “A Ilha do Terrível Rapaterra” será exibido “A HORA DA ESTRELA” com direção de Susana Amaral inspirado na obra de Clarice Lispector. A historia apresenta Macabéa (Marcélia Cartaxo) uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. Macabéa não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após se consultar com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

E mais dois filmes serão exibibidos durante o período do Projeto em Cesário Lange.

Nenhum comentário:

Postar um comentário