segunda-feira, 11 de abril de 2011

Big Band do Conservatório de Tatuí apresenta concertos didáticos dia 12/04

Apresentações contam “A Trajetória das Big Bands no Brasil”, com entrada franca

A Big Band do Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo – faz neste mês de abril quatro apresentações didáticas. Sob coordenação de Celso Veagnoli e denominadas “A Trajetória das Big Bands no Brasil”, elas acontecem nos dias 12 e 19, às 10h e 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

A entrada é franca em todas as apresentações, mas o público atendido será diferenciado: às 10h, as apresentações acontecem para alunos da rede pública e grupos de instituições, agendados previamente. Às 20h30, a entrada é franca para qualquer interessado e, também, para grupos com reservas antecipadas.

A apresentação descreve a importância e a trajetória das Big Bands, dentro da música popular brasileira. Tem como meta principal mostrar a evolução das big bands brasileiras, que saíram da condição de “música de salão” até atingir o status de “música de concerto” apresentada em teatros.

Segundo o coordenador do grupo pedagógico-artístico e idealizador da apresentação didática, o objetivo dos concertos é mostrar que, apesar dessa formação instrumental ter nascido nos Estados Unidos, e apesar da forte influência estrangeira no padrão estético dos arranjos, sempre houve no Brasil uma busca para valorizar as raízes musicais, traduzindo essa sonoridade para dar maior identidade às big bands. “Outro objetivo é mostrar a evolução das Big Bands no Brasil. Assim como nos Estados Unidos, as Big Bands surgiram fazendo música para animar festas e bailes e foram evoluindo até começarem a fazer um tipo de música feita para se ouvir com maior atenção. Temos a intenção de mostrar que uma big band, como mostra essa evolução histórica, pode ser muito mais do que animar festas. Pode ser também a oportunidade de reunir músicos e extrair deles uma musica criativa, aberta a ouvidos curiosos e atentos”, disse ele.

Ao longo da apresentação, entre explicações, serão apresentadas as obras “Sampa” (Maestro Branco), “In the Mood” (Glen Miller),  “Rites of Passage” (Ed Sarath),  “Nivaldo no Choro” (Severino Araújo), “Aquarela do Brasil” (Orlando Silva de Oliveira Costa), “Conversa de Botequim” (Vadico e Noel Rosa ), “ O Baião” (Luiz Gonzaga), “Maracatucutê” e “Coisa nº 10” (Moacir Santos).

Vale lembrar que a apresentação do Concerto Didatico será de Rogério Vianna

SERVIÇO
Big Band do Conservatório de Tatuí
A Trajetória das Big Bands no Brasil
Celso Veagnoli, coordenação
12 e 19 de abril – 10h e 20h30
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Público recomendado: a partir de 12 anos de idade
Entrada franca. Agendamento prévio para as apresentações das 10h pelo telefone (15) 3205-8444 begin_of_the_skype_highlighting              (15) 3205-8444      end_of_the_skype_highlighting / 3205-8435 / 3205-8422
Matéria retirada do site http://www.conservatoriodetatui.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário