sábado, 16 de abril de 2011

“Tatuhy e a Arte Sacra” em Exposição No Museu Paulo Setúbal

Hoje fomos Donny e Eu ao Museu Paulo Setúbal em Tatuí para prestigiar a exposição “Tatuhy e a Arte Sacra”, com objetos sacros e religiosos. Vale a pena ir para desenvolver o lado Cristão, o ambiente é preenchido com música sacra e acalma o espírito. 


A arte sacra leva consigo uma série de características que é necessário reconhecer e compreender profundamente. Por exemplo, um quadro pode provocar um sentimento religioso, mas pode não ser adequado que se celebre a Santa Missa perante ele. Se os elementos que compõem a obra artística, ainda que dominados por um sentimento religioso, não estão espiritualizados em grau suficiente, se centram a atenção em demasia em um elemento sensível, puramente estético, sem elevar-se a um plano espiritual, que ajude alguém a colocar-se diante de Deus, não deve ser tratado como arte sacra, mas sim no âmbito mais geral da arte religiosa.






A arte sacra, em suma, não só deve servir à Liturgia e respeitar os fins especificamente litúrgicos - ainda que mantendo-se fiel às suas exigências naturais como arte -, mas ademais deve expressar e favorecer à sua maneira esses fins, dirigindo a essa finalidade o prazer estético que, por sua natureza, à mesma arte lhe cabe produzir. Por isto, se o artista, além de o ser autenticamente, não está vitalmente penetrado da religiosidade geral e ao mesmo tempo da religiosidade litúrgica, não poderá produzir um obra autêntica de arte sacra.





 


Disto se pode deduzir uma série de conseqüências. A arte sacra é necessário que seja compreensível, quer dizer, que sirva de ensinamento, porque é uma "teologia em imagens". Deve representar as verdades da fé, não de um modo arbitrário, mas de exposição do dogma cristão com a maior fidelidade possível e com sentimentos autenticamente piedosos


 A exposição fica em cartaz até o dia 16 de maio e tem entrada gratuita ao público. O Museu Paulo Setúbal, que fica na Praça Manoel Guedes nº 98, está aberto de terça a domingo, das 9 às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3251-4969 begin_of_the_skype_highlighting              (15) 3251-4969      end_of_the_skype_highlighting ou pelo email museupaulosetubal@ig.com.br.

Um comentário:

  1. PARABÉNS PELA ESCOLHA DO LUGAR...UMA BOA DICA DE PASSEIO, AINDA MAIS NA ÉPOCA DA PÁSCOA. SE TODOS NÓS TIRÁSSEMOS UM TEMPO PARA VISITARMOS LUGARES COMO ESSE E AINDA LEVÁSSEMOS NOSSOS FILHOS,TALVEZ CONTRIBUIRÍAMOS PARA AMENIZARMOS O QUADRO DE VIOLÊNCIA NO NOSSO PAIS.JÁ QUE AS VISITAS EM IGREJAS,MUSEUS... ESTÃO CADA VEZ MAIS ESCASSAS.

    ResponderExcluir