sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Mês da Cultura de Boituva é finalizado com sucesso de público e participantes


Ao todo, evento contou com 22 apresentações, que mobilizaram os 1.326 alunos da Oficina de Artes e atraiu um público de mais de 10 mil pessoas


Após 22 apresentações, que mobilizaram um total de 1.326 alunos da Oficina Municipal de Artes de Boituva e atraiu um público de mais de 10 mil pessoas, chegou ao fim no último domingo (30) a edição 20014 do Mês da Cultura 2014. O evento promovido pela Prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, marcou o encerramento das atividades do ano letivo da Oficina de Artes. “A possibilidade de trazermos alunos da Rede Municipal de Ensino para prestigiar os espetáculos foi um destes avanços”, disse Clemilda Assumpção, coordenadora da Oficina de Artes de Boituva.

Muitas atrações possibilitaram o sucesso do Mês da Cultura que ofereceu possibilidades de trocas de experiências entre alunos e profissionais, além de comemorar grandes momentos da produção cultural de Boituva. E o púbico pode se encantar e cantar; pode se emocionar e se alegrar; pode se entregar e vivenciar a grandiosidade dos artistas da cidade, que dedicaram horas e dias de ensaios para o aprimoramento da técnica e, desta forma, presentear plateias que vieram de todos os cantos de Boituva, numa verdadeira descentralização da arte.

Homenagens e Dedicação

Uma verdadeira festa cultural! Diversas homenagens no palco do Mês da Cultura puderam o palco do centro de Eventos teve homenagem ao centenário de Dorival Caymmi, aos 70 anos de vida de Chico Buarque de Holanda, a Capoeira que recentemente tornou-se Patrimônio Imaterial Cultural da Humanidade reconhecida pela Unesco, bem como, foi comemorado do Dia do Músico Boituvense, os 20 anos do movimento teatral na Oficina de Artes e o Dia Nacional da Cultura Brasileira.

“O artista é uma pessoa que precisa ter vocação, que deixa de lado em prol de um trabalho, em benefício de sua arte, jamais o verdadeiro artista quer ser maior que sua arte, pois a arte é eterna e o artista é apenas um instrumento dessas eternização.” Define assim Rogério Vianna, diretor do Departamento de Cultura, que acrescentou “A arte não tem idade, esse bem natural de se expressar é para todos, e esse direito deve ser respeitado, todos tem que ter direito a arte” informa o diretor de cultura se referindo, que no palco do Mês da Cultura de 2014, o publico pode se encantar com artistas de 03 a 82 anos.



Diversidade

A diversidade cultural também foi apresentada no palco da cultura de Boituva, respeitando assim as diferenças culturas existente entre os seres humanos. A pluralidade cultural trouxe o rock, a capoeira, o erudito, o canto gregoriano, a dança urbana, a música popular, a tradição de raiz, enfim, a riqueza cultural brasileira foi ainda miscigenada no palco com a mistura de street dance com balé clássico, do “tecnobrega” com a gafieira, entre outras misturas que possibilitam o Brasil ser mais diverso nas expressões culturais.

Como afirma Aristóteles “A Cultura está acima da diferença da condição social” e essa cultura está evidenciada nas ações da Oficina de Artes que criada em 1991 foi crescendo e desenvolvendo habilidades artísticas à população boituvense.



Oficina de Artes e Rematrículas

Criada em 1991, por meio do Decreto Municipal nº 937/1991, A Oficina Municipal de Artes visa oferecer à comunidade boituvense um espaço para o desenvolvimento de atividades e habilidades artísticas. Com a Municipalização do Ensino, ocorrida em 1998, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, incluiu a partir de 2002, a Oficina de Artes como um de seus Projetos Educacionais.

Atualmente, o projeto é gerido pelo Departamento de Cultura e, por meio de seus 5 núcleos, são oferecido cursos de artesanato (em madeira, tecido e reciclagem), artes plásticas (desenho, pintura em tela), dança (clássica, moderna, sapateado, de salão, urbanas, brasileiras) música (instrumentos de cordas, percussão, canto coral e sopros madeiras e metais) e teatro.

Até o próximo dia 19 acontece o período de renovação de matrículas para os alunos. Os interessados deverão comparecer no núcleo da Oficina de Artes onde atualmente é matriculado, munido da Carteirinha de Estudante. O atendimento é realizado das 08h às 11h e das 13h às 16h. Também neste mesmo período estão abertas as inscrições para os alunos da Oficina Municipal de Artes interessados em participar do Desfile de Carnaval de 2015, junto com o bloco Unidos de Boituva. Abaixo segue o endereço e telefone das entidades.


Unidades Oficina Municipal de Artes
Centro: Praça Ricieri Gianotti, 41 | (15) 3263.2316
Vila Ginasial/Jardim São Paulo: R. Joaquim Antônio da Silva, 250 |(15) 3363.3764
De Lorenzzi: R. Alpheu Vianna, 197 | (15) 3263.1945
Núcleo Música e Vida: Praça Santa Cruz, 16 | (15) 3263.2240
Parque Novo Mundo: R. João de Camargo, 134 | (15)3363.1920

Nenhum comentário:

Postar um comentário