quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dia Municipal da Literatura Tatuiana será comemorado dia 04 de maio

Foto Exposição 2012 - Thony Guedes

 Dia 04 de maio, foi o dia escolhido para comemorar o “Dia Municipal da Literatura Tatuiana”. O Projeto que iniciou com a pesquisa de Donny Barros e Rogério Vianna do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” sobre a vida e obra dos ilustres filhos da Cidade Ternura, foi publica no blog www.rogerioviannatatui.blogspot.com no dia 04 de maio de 2011, e no dia 12 de maio do mesmo ano, despertou o interesse do então vereador José Manuel Correa Coelho, Manu, que apresentou o Projeto de Lei nº 45 de 2011, autorizando o Poder Executivo Municipal a instituir o “Dia Municipal da Literatura Tatuiana”. No mesmo ano, aos 27 de setembro o Poder Executivo sanciona e promulga a Lei Municipal nº 4.581.

Porque 04 de maio tornou-se o Dia Municipal da Literatura Tatuiana?

A pesquisa do Núcleo “Falsa Modéstia” focava, naquele momento, a vida e obras de Paulo Setúbal e da única tatuiana que ocupou a cadeira do Executivo de nossa cidade Chiquinha Rodrigues. Depois de muito pesquisar, uma data soou aos ouvidos dos pesquisadores: 04 de maio. Data essa que em 1896 nascia em Tatuí a Emérita Chiquinha Rodrigues, e que em 1937 falecia em São Paulo o Acadêmico Paulo Setúbal.

Livros de Chiquinha Rodrigues - 2012 - Arquivo Núcleo
Paulo Setúbal é poeta, romancista, historiador que publicou clássicos da literatura brasileira como A Marquesa de Santos, As Maluquices do Imperador, A Bandeira de Fernão Dias, Confiteor, Alma Cabocla, entre outras obras que foram publicadas por diversas editoras.

Chiquinha Rodrigues até então, lembrada apenas como prefeita, deputada, criadora da Bandeira Paulista de Alfabetização e da Sociedade Luiz Pereira Barreto, que lutou pela Nacionalização do Ensino no Brasil e pelos direitos femininos, o que tem essa mulher a ver com a literatura?
Muita gente de nossa terra desconhece o grandioso trabalho que Dona Chiquinha Rodrigues realizou como escritora, tendo publicado vários livros e comunicados sobre História, Agricultura, Geografia, Saúde e Economia. Entre os trabalhos publicados, destaque para: Confidências de Suzana; Pelo Caboclo do Brasil; Problemas Brasileiros e São Paulo dentro do Brasil. Livrinhos Infantis: Álbum de Aquarela; Coração que Fala; Dança das Flores; Dança das Letras; Histórias e Brincadeiras; Menina de Ouro; Primavera em meu Quarto; Seu Pafúncio corre Mundo e Trajetória Luminosa.

Agora fica justificado o porquê dia 04 de maio é comemorado o Dia Municipal da Literatura Tatuiana!

Em 2012, o Núcleo conseguiu comemorar pelo 1º ano o Dia Municipal da Literatura Tatuianalevando cerca de 1.000 pessoas ao Museu Paulo Setúbal numa vasta programação eu emocionou e surpreendeu o público presente que puderam ter contato com as obras de Chiquinha Rodrigues, obras estas que nem mesmo a neta Mônica Rodrigues Morato, que tendo acompanhado sua avó, pelas idas e vindas a território do estado de São Paulo não teve contato.

Programação 2013
Fernanda Xavier interpreta Chiquinha Rodrigues
A Programação do 2º Ano em Comemoração ao “Dia Municipal da Literatura Tatuiana” foi encaminhada a Secretária de Educação, Cultura e Turismo para conhecimento da atual Secretária e ao Diretor do Departamento de Cultura para conhecimento da programação que o Núcleo pretende realizar em 2013.

A Programação que já está sendo preparada pelo Núcleo “Falsa Modéstia” vem recheada de atividades como: Exposição dos Livros de autores que citam a vida e obras de Paulo Setúbal e Chiquinha Rodrigues; Apresentação do Espetáculo “Chiquinha Rodrigues. Re-Verso – A Emérita Professora”; Contação de Histórias; Sarau, entre outras atividades.


O Núcleo
Cena do espetáculo Chiquinha Rodrigues Re-verso

O Núcleo, que desenvolve uma gama de atividades artísticas, educativas e culturais na cidade de Tatuí está sempre preocupado na forma em que podemos unir o entretenimento com o cultural e o educativo por esse motivo é que buscamos valorizar a Literatura, com intuito de criar novos escritores, ou mesmo incentivar os atuais escritores a serem no futuro personalidades como Paulo Setúbal, Chiquinha Rodrigues que explodiram o cenário tatuiano se tornando grandes nomes de nossa terra para todo o Brasil.


Viva a Literatura Tatuiana!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário