quarta-feira, 8 de agosto de 2012

O POETA E O SERESTEIRO. Paulo Setúbal e Paulo Ribeiro são homenageados em Sarau, no Teatro Procópio Ferreira

A Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude apresenta dia 08 de agosto de 2012 às 20h30 no Teatro Procópio Ferreira, o espetáculo “O Poeta e O Seresteiro - Paulo Setúbal. Paulo Ribeiro” com entrada franca.

O espetáculo no formato de Sarau será realizado como uma grande homenagem ao escritor tatuiano imortalizado pela Academia Brasileira de Letras e que em 2012 comemora o 70º aniversário da Semana Paulo Setúbal e para o primeiro ano de ausência do professor Paulo Assunpção Ribeiro que em outubro de 2011 faleceu aos 93 anos de idade. A Homenagem a esses dois ilustres tatuianos gerou a criação do espetáculo “O Poeta e O Seresteiro – Paulo Setúbal. Paulo Ribeiro”, porém no decorrer da apresentação outros ilustres tatuianos serão homenageados.

O espetáculo proporcionará ao público um momento cultural com muita poesia e música. No palco Almira Porciúncula, Ary Roberto de Souza Pinto, Carlota Franco, Deise Juliana, Jarbas Sobral, José Rubens do Amaral Lincoln e Odimar Martins declamarão poesias de Paulo Setúbal, selecionada do livro Alma Cabocla, além, é claro, de um contato mais aprofundado das obras com as análises da professora e pesquisadora da vida e obra de Paulo Setúbal, D. Leila Salum Menezes da Silva.

Farão parte do espetáculo as poesias: De Volta..., Arvores Tristes, Chiquita, São João, Advocacia, Escândalo, Sob um Pessegueiro, Eterna Comédia, A Queimada, Só Tu.

Na segunda parte do espetáculo a memória do professor Paulo Ribeiro será lembrada por meio de músicas apresentas pelos Seresteiros com Ternura sob comando de Maria Inês de Camargo, Leonel Antunes da Rosa, João Machado e Pedro Adilson Pavanelli e do companheiro de Paulo Ribeiro, Jarbas Sobral. As músicas que farão parte do espetáculo embalaram durante anos muitos saraus e encontro com amigos e faziam parte do repertório do seresteiro que também adora declamar poesias como o “O Moço” – “Não me perguntem quantos anos tenho. E sim, quantas cartas mandei e recebi...” trecho da poesia que o professor declamava. Além da memória do saudoso professor de geografia do mundo e do Brasil o espetáculo lembrará: Osmil Martins, João do Irineu, Celina Fiusa de Araujo, Fredy Nabhan e de nosso estimado seresteiro Roberto Rosendo, que levou a ternura de nossa Capital da Música por onde passou. O espetáculo conta com direção de Rogério Vianna e supervisão de Jorge Rizek.


 
Serviço
“O Poeta e o Seresteiro – Paulo Setúbal. Paulo Ribeiro”
Quarta-feira, 08 de agosto de 2012
Horário: 20h30
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415
Entrada Franca
[L] – Livre para todos os públicos

Um comentário:

  1. A pedido do poeta Paulo Bomfim, que pediu-me uma pesquisa sobre a declamadora Helena Magalhães de Castro, já falecida, solicito a você Rogério, se tem como ajudar nesta busca de informações sobre ela, a fim de que possa levar até ao Paulo informações nesse sentido.
    Agradecido,

    Pedro Paulo Penna Trindade

    tel.(11)9.9996-2805

    ResponderExcluir