quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Museu Paulo Setúbal recebe exposição de “Entre Lâminas e Pincéis” de José Carlos Cupperi

O Museu Histórico Paulo Setúbal, equipamento de cultura da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, realiza na sexta, 02 de março, às 19h a abertura oficial da Exposição “Entre Lâminas e Pincéis” do médico e artista plástico José Carlos Cupperi.
A exposição “Entre Lâminas e Pincéis” produzida por meio de desenho, dobradura, recorte e aplicação formam o equilíbrio entre as cores e formas nos painéis/telas que há dois anos Cupperi vem reproduzindo para compor suas obras que iniciou por meio do papel sulfite branco e passou para o papel espelho colorido.
Há doze anos desenvolvendo a técnica da dobradura e recorte, Cupperi reuniu milhares de recortes de diferentes formas entre si. O artista contabiliza em seu acervo mais de 3.500 crucifixos recordados com características diferentes um do outro.
A delicadeza no confeccionar um recorte está no olhar aguçado do artista que desde criança teve grande apreço pela arte portuguesa, utilizada pela avó materna Maria Joana, para enfeitar as prateiras dos armários e cristaleiras. Com o passar dos anos o interesse pela reprodução da técnica foi tomando forma, e de um único plano o artista foi desenvolvendo habilidades para traçar mais planos num mesmo recorte, que ora com bisturi, ora com estilete, ora com tesoura produz centenas de formas.
Como um trabalho incentiva o desenvolvimento de outro, o artista foi aguçando a curiosidade em colar essas diversas formas num mesmo painel, numa mesma obra, equilibrando as cores e as formas numa composição que reflete a composição do artista, gerando obras que cria sentimentos dos mais diversos a quem a aprecia e que pode servir para compor os mais diversos ambientes.

A exposição “Entre Lâminas e Pincéis” fica aberta gratuitamente, de 03 de março a 06 de maio de 2018, de terça a domingo das 09h às 17h no Espaço de Exposições Temporárias do Museu Paulo Setúbal.

Sobre Cupperi

Dr José Carlos Cupperi é médico formado pela Universidade Federal do Paraná mas mesmo antes de ingressar na Universidade já se interessava pela pintura, seu primeiro quadro do ano de 1965 foi pintado sem ter havido estudo algum, por isso o artista é um autodidata e sempre veio desenvolvendo diversas técnicas. Essas habilidades e o olhar artístico o levaram a especialização em cirurgia plástica no Rio de Janeiro na década de 70. Durante anos sua principal técnica foi o óleo sobre tela. No final da década de 90 por passatempo começou a recortar papéis, coisa que era uma brincadeira de infância e desenvolveu incrivelmente essa habilidade evoluindo a cada "brincadeira". Com essa técnica começou a recortar e usar desses recortes para desenhar joias onde sua principal atenção dotou-se da extrema religiosidade do artista que tem centenas de recortes de crucifixos. Em 2015 sofreu um aneurisma e ficou em estado grave. Ao se recuperar voltou ao seu ateliê com afinco e decidiu juntar as técnicas de recorte de papel usando tesoura e bisturi com a pintura de óleo sobre tela. Aí criou-se a maravilhosa, colorida e alegre coleção que dá nome à exposição

Nenhum comentário:

Postar um comentário