segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Helena Lopes Machado, Fernanda Mendes e Donny Barros formam a Sagrada Família de “O CONTO DE NATAL TATUIANO” do Núcleo Falsa Modéstia

O Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” e a Prefeitura de Tatuí orgulhosamente apresentam domingo, dia 18 de dezembro de 2011 às 20h em frente a Escola João Florêncio na praça Paulo Setúbal, conhecido popularmente como a Praça do Barão, a historia do Nascimento de Jesus, que esse ano será representada pela menina Helena Lopes Machado , além da participação da atriz da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí, Fernanda Mendes e do ator do Núcleo Falsa Modéstia, Donny Barros. O espetáculo conta ainda com a participação de mais de 180 artistas envolvendo atores, artistas plásticos, coristas, músicos, literários, poetas, cantores, bailarinos e um pouco do folclore tatuiano.

O CONTO DE NATAL TATUIANO tem como objetivo a valorização da Cultura Popular Tatuiana e os Reis Magos Gaspar, Baltazar e Melchior (Rogério Iamaguchi, Fernanda Xavier e Pedro Couto) como na história bíblica buscam encontrar o Menino Jesus, Rei dos Judeus, contando com a valorização da cultura de nossa terra e reacendendo o espírito do Natal, nossos Magos, vem com o Cordão dos Bichos e cada um vem de um bairro de nosso município que são: Gaspar vem do bairro da Enxovia, Melchior do bairro da Americana e Baltazar do bairro dos Fragas. Os Magos são seguidos por tropeiros que também desejam encontrar o Menino Jesus.

O espetáculo em toda sua essência visa a Cultura de nossa terra e para acentuar ainda mais a história de Jesus os cururueiros Zé Pinto, Zacarias acompanhada do violeiro Josué, narram a história da Sagrada Família utilizando o desafia cantado, um cururueiro vê as tragédias e falta de fé da atualidade enquanto o outro acentua a esperança e coisas boas que Deus faz pela humanidade no dia a dia, assim nos três palcos utilizando a Carreira do A , do AO e do Sagrado, a cultura praticada em nossa região acentua ainda mais a valorização que é o objetivo do espetáculo.

A Seresteira Maria Inês Camargo além de participar com os Seresteiros com Ternura terá uma participação especial como atriz, interpretando a Prima Isabel, momento de grande emoção quando o Amor de Deus é fortalecido entre os homens. E mais convidados fazem parte do espetáculo como o Grupo de Poetas Tatuiano na pessoa do literário Freddy Naban que foi agraciado com o 1º lugar do 9º Concurso Paulo Setúbal de 2011 na categoria Crônica e que será ofertado ao Menino Jesus como o ouro, o incenso que alegra a espiritualidade é representado nesse momento de fé e alegria pelos bailarinos do Teatro de Dança de Rosinha Orsi e o terceiro e último presente do Magos é a esperança onde nasce a fé e preserverança  com a Mirra na encenação representado pela sabedoria das vozes do Coral  do Projeto Envelhercer com Qualidade de Vida do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.

A Historia do Nascimento de Cristo é uma das encenações mais apresentadas no mundo e na montagem do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” toda a história desde a Anunciação até a formação do Presépio é contada em três palcos: na Praça do Barão, Praça da Santa e finalizando o Presépio Vivo no Coreto da Praça da Matriz.

O 1º. Ato do espetáculo em Frente da Escola João Florêncio, no palco Arena o violeiro Júlio Cleto recepcionará o público cantado Folia de Reis até o momento em que é interrompido pelas Profecias realizadas pelos cururueiros, em sequência a Anunciação do Anjo (Alexandre Moraes, Daniele Jesus, Franciane Xavier Freitas, Vitória Bueno, Gabriela Carriel, Thaisa Pereira, Flávia Xavier Martins, Beatriz Xavier de Carvalho e Maria Clara Xavier Martins), o encontro das Primas, José e Maria saem em Peregrinação e o encontro dos Reis Magos que motiva a platéia a sair em busca do menino Jesus que pode nascer na Praça da Santa.

No 2º. Ato, ou seja, no segundo palco montado na Praça da Santa acontece a encenação do casebre de Herodes (Leonardo Carvalho) que tem o momento de magia com a pirofagia executada pela atriz da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí Adriana Afonso. Neste palco ocorrerão as cenas da busca do Rei Jesus e o interesse de Herodes em encontrar o Rei dos Reis, mas os Anjos que acompanham os Magos o tiram dali, motivando todos s buscarem Jesus mais adiante.

Por fim no 3º. Ato já no Coreto da Praça da Matriz, ponto final da peregrinação a platéia já encontrará Maria e José com as pastoras (Mila Rosa e Talita Leme) a procura de um local para que seu filho possa nascer e alí no Coreto de nossa Matriz nasce o menino Jesus e a formação do Presépio Vivo com a entrega dos presentes.

Toda a encenação utiliza o sotaque de nossa terra como forma de valorização da cidade Ternura. O espetáculo com cerca de 180 artistas tem coordenação de Produção de Rogério Vianna, produção de Cláudio Martins, Donny Barros, Fernanda Xavier, Leonardo Carvalho, Mila Rosa, Rogério Iamaguchi e Pedro Couto. O espetáculo conta com o Apoio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte, Lazer e Juventude, realização do Núcleo Experimental Cênico “Falsa Modéstia” com Patrocínio da TransTatuí apoio cultural da Alugmak, Fundo Social de Solidariedade de Tatuí, Rodrigo Rodrigues Fotografo, promoção do Jornal O Progresso de Tatuí, Revista Radar, 93,9 Ternura FM, 107,3 e Radio Notícias AM 1530 KHz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário