quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CIA DE TEATRO DO CONSERVATÓRIO DE TATUÍ estreia ‘VEREDA DA SALVAÇÃO’

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, grupo mantido pelo Governo do Estado de São Paulo, estreia na próxima sexta-feira, dia 10 de dezembro, o espetáculo “Vereda da Salvação”. O texto de Jorge Andrade, com direção de Carlos Ribeiro, terá única apresentação a partir das 20h30, no teatro “Procópio Ferreira”, em Tatuí.

“Vereda da Salvação” é o segundo espetáculo do repertório da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí. O autor, Jorge Andrade, baseou-se em fatos reais ocorridos na localidade de Catulé, em Minas, no ano de 1956, para contar a história de um grupo de trabalhadores rurais sem-terra, agregados de uma fazenda, que entra em colapso a partir da disputa pelo poder entre o líder comunitário e o líder religioso. O texto é um clássico da dramaturgia brasileira.

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí escolheu “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade, como sua segunda montagem com o objetivo de formar um repertório que tenha, como elemento unificador, o estudo das possibilidades dramáticas da paisagem humana e social do interior de São Paulo, onde a Cia. está sediada. “Vereda da Salvação” e “Rosa de Cabriúna”, de Luís Alberto de Abreu, adaptada do romance “Alice” de José Antonio da Silva, formam um dístico. “As duas peças dialogam em diversos níveis, não só pelo fato de seus protagonistas serem interioranos. O dramaturgo Jorge Andrade nasceu em Barretos, filho de ricos fazendeiros. José Antonio da Silva, um dos mais importantes nomes da pintura ‘naif’ brasileira, nasceu em Salles de Oliveira, cidade próxima a Barretos, filho de pobres agricultores”, inicia o diretor Carlos Ribeiro. “Rosa de Cabriúna narra a decadência da família do Coronel Zé Inácio (que bem poderia ser parente dos Andrade) pelo registro da comédia. Vereda da Salvação narra o final trágico de um grupo de trabalhadores rurais sem-terra (que bem podiam ser parentes de Silva) pelo registro do drama”, afirma ele.

Nas duas peças, a figura do demônio é importante no desenvolvimento da trama: na comédia “Rosa” ele aparece em pessoa, protegendo as ações do bandido Fidélis, pivô da derrocada da família e, depois, traindo-o. Em “Vereda”, ele é uma ameaça invisível, que pode habitar os corpos e que gera a paranóia assassina no grupo de agricultores. Esta visão cruzada é muito interessante para os propósitos da Cia., além de alicerçar a sintaxe do grupo em dramaturgias consistentes, que servirão de norte para nossas futuras ações.

Jorge Andrade escreveu oito versões da peça, entre 1957 e 1963. A montagem da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí – a partir da versão estreada em 1964, no TBC com direção de Antunes Filho - localiza a ação na atualidade, de modo a ressaltar que os ingredientes que precipitaram a destruição daquele grupo, continuam disponíveis: a situação de abandono das populações menos favorecidas; a imensa desigualdade da distribuição das riquezas; a miséria e a ignorância adubando o fanatismo religioso; a manipulação das massas incultas por líderes duvidosos; a intolerância das religiões cristãs, travestida de misericórdia, semeando a divisão entre os homens.

No elenco estão Carlos Doles, Dalila Ribeiro, Rogério Vianna, Aninha Arruda, Antonio Ramos, Carlos Ribeiro, Fernanda Mendes, Erica Pedro, Adriana Afonso, Leila Carolina, Marcos Caresia, Camila Cattai, Daniele Silva, Hugo Muneratto e Iuri Proença. A direção é de Carlos Ribeiro, com cenografia de Jaime Pinheiro; figurinos de Carlos Alberto Agostinho e Lázaro Catel; maquiagem de Dalila Ribeiro; iluminação de Odilon Lamego; percussão de Carlos Ribeiro; contrarregragem de Carlos Alberto Agostinho e Lázaro Catel e consultoria artística de Marcelo Lazaratto.
SERVIÇO



Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí em “Vereda da Salvação”
Texto: Jorge Andrade – Direção: Carlos Ribeiro
Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415 – Tatuí-SP
Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados); alunos e professores do Conservatório de Tatuí não pagam ingresso
Retirada de ingressos: de terça a sexta, das 15h às 19h, e nos dias de eventos até as 21h30
Informações: 15 32058444

Veja matéria feita por Deise Juliana na integra no site
Fotos de Kazuo Watanabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário