sábado, 26 de abril de 2014

‘Um Chorinho para Dona Baratinha’ estreia segunda temporada

 
Créditos: Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí
Musical infantil une a Cia. de Teatro e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí em sessão gratuita
 
A Cia. de Teatro e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí – corpos artísticos da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo de São Paulo – estreiam no próximo dia 27 de abril, domingo, às 18h00, a segunda temporada do musical infantil “Um Chorinho para Dona Baratinha”. A apresentação tem entrada franca no Teatro Procópio Ferreira, à rua São Bento, 415.
 
No espetáculo, que tem direção de Carlos Doles, a Cia. de Teatro e o Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí recontam o popular “O Casamento de Dona Baratinha” em uma versão divertida. Voltado ao público infanto-juvenil, o espetáculo agrada a todas as idades e teve, na estreia da primeira temporada no ano passado, todas as apresentações esgotadas.
 
Com texto de Pedro Murad e coordenação de Carlos Ribeiro e Alexandre Bauab Jr., a produção de “Um Choro para Dona Baratinha” envolve cerca de 40 pessoas, entre atores, músicos e equipe técnica. Indicado para todas as idades – em especial o público de 5 a 12 anos -, o espetáculo é o primeiro trabalho em conjunto da Cia. de Teatro e do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, dois dos mais importantes grupos da instituição.
 
A produção de “Um Chorinho para Dona Baratinha” no Conservatório de Tatuí foi iniciada em 2011, quando o dramaturgo Pedro Murad foi contatado pelo coordenador do Grupo de Choro, Alexandre Bauab Jr. “Vi a produção do espetáculo no Rio de Janeiro e imaginei que ele seria ideal para unir o grupo de choro aos atores do setor de artes cênicas. O Pedro Murad autorizou a utilização do texto e, pela primeira vez, fizemos um musical didático, com arranjos e concepção cênica do Conservatório de Tatuí”, disse ele.
 
O espetáculo inclui clássicos do choro, como obras de Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, apresentados para crianças com letras atuais. No programa do espetáculo, estão as obras “Atraente” e “Gaúcho” (de Chiquinha Gonzaga), “Batuque” (de Henrique Alves de Mesquita), “Dionísio, Olha o Baixo!” (de Candido Pereira da Silva), “Nostalgia de Plutão” (de Cícero Telles de Menezes), “Brejeiro” (de Ernesto Nazareth), e “Flor Amorosa” e “Lundu Característico” (de Joaquim Callado). As composições são apresentadas pelo Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí, que divide o palco com os atores em cenário concebido por Jaime Pinheiro.
 
O espetáculo conta a história de dona Baratinha que, rica e solteira está decidida a casar. Em busca de um companheiro ela sai pela floresta à caça do marido ideal. Cinco pretendentes aparecem. Para impressionar a protagonista, eles vão incorporar “vícios morais” e falar de vaidade, ganância, amizade e amor. O roteiro também aborda valores como honestidade, caráter, respeito e amizade.
 
Segundo o diretor Carlos Doles, a partir de questões suscitadas pelos atores e direção durante o processo de pesquisa e estudo do texto, surgem as motivações estéticas que impulsionam a montagem. “Primeiro a trilha sonora, que já nos transporta para um clima de elegância, nostalgia e delicadeza. A suavidade e molejo propostos por choros clássicos nos remetem a uma outra época. Segundo pelas próprias indicações do texto, que trata, essencialmente, da busca de um amor verdadeiro, esbarrando nas questões clássicas do relacionamento humano: inteligência, beleza, poder, dinheiro, amor entre outras”, afirma ele, que destaca a opção pelo impacto visual do espetáculo e pela humanização das figuras, tendo o choro e sua história como norteadores.
 
“Partindo da ideia do processo colaborativo na construção estética da peça, chegamos a um apurado e interessantíssimo plano de figurino e cenário”, inicia ele. “Os figurinos partem essencialmente de duas bases: o charme das décadas de 20 e 30 e as características animalescas das personagens. O cenário parte da ideia da urbanização e das características das personagens. Por meio de um cenário repleto de recortes, de fragmentos de espaços, e até fragmentos dessas figuras, emite-se uma opinião própria que mescla tempos idos com questões pungentes da vida contemporânea e da velocidade e fragmentação das informações”, destaca o diretor.
 
Elenco
No elenco estão Dalila Ribeiro (Baratinha), Léo Camargo (Grilo), Hugo Muneratto (Boi), Adriana Afonso (Burro), Phellipe Souza (Pavão), Carlos Ribeiro (Ratão), Rebert Nunes (Dono do Café), Daniele Silva e Fernanda Mendes (Periquita), Rogério Vianna (Sapo), Lucimara Portela (Aranha), Jeferson Rodrigues (Urubu), Roberta Marcondes (Marreca), Nicoli Costa e Maria Taddei (Joaninha). A preparação corporal e coreografias são de Ludmila Castanheira; os figurinos, de Carlos Agostinho (com costura de Maria José da Silva e adereços de Valdirene Ricci); o cenário é de Jaime Pinheiro; a iluminação, de Marcos Caresia; e a maquiagem, de Dalila Ribeiro e equipe da Oficina de Maquiagem.
O Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí é formado por Alexandre Bauab Jr. (coordenação e Violão 7 Cordas), Altino Toledo (bandolim), Marcelo Gonçalves (cavaquinho), Rodrigo Moura e Rafael Chieffi (percussão), Everton Rodolfo Campos (flauta transversal), Guilherme Henrique dos Santos (trombone).
 
 
Um Chorinho para Dona Baratinha
Espetáculo Didático
Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí
Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Pedro Murad, texto
Carlos Doles, direção
Alexandre Bauab Jr. e Carlos Ribeiro, coordenação
Domingo . 27 de Abril de 2014
18h00 . Teatro Procópio Ferreira
Entrada franca
Ingressos podem ser retirados na bilheteria, à rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias de realização de eventos a partir das 18h
Informações: 15 3205-8444 begin_of_the_skype_highlighting 15 3205-8444 GRÁTIS  end_of_the_skype_highlighting

 
Informações à imprensa
Deise Juliana Voigt / (15) 3205-8464 begin_of_the_skype_highlighting (15) 3205-8464 GRÁTIS  end_of_the_skype_highlighting / (15) 99613-1922
 
Mais informações à imprensa
Secretaria de Estado da Cultura
Janaína Vieira –  janvieira@sp.gov.br / (11) 3339-8169 begin_of_the_skype_highlighting (11) 3339-8169 GRÁTIS  

Nenhum comentário:

Postar um comentário