segunda-feira, 10 de outubro de 2011

"Sussuros" abre a categoria de Teatro na Escola do XXIV Fetesp

Foto dibulgação Cia de Teatro Tal&Pá
O XXIV Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo apresentou no domingo, 09, a primeira concorrente da categoria “Teatro na Escola” onde o objetivo visa fomentar o interesse do aluno regular das Redes de Ensino na pratica do fazer teatral, possibilitando o conhecimento pelas Artes Cênicas e até mesmo despertando a futuras vocações.

Essa é a categoria que merece maior Respeito, pois fomenta a produção artística no meio estudantil. O espetáculo apresentado foi “Sussuros” da veterana do Fetesp: a Escola Estadual Professora Maria Augusta de Ávila, que já algum tempo vem trazendo o trabalho de seus alunos ao Festival.

O espetáculo sob direção de Valéria de Oliveira, merece os sinceros aplausos por incentivar o estudo do teatro e em “Sussuros” pela brilhante concepção em levar poesia para a linguagem teatral. Significativo e numa forma teatral o protagonista caracteriza-se com o lenço vermelho na cabeça e esse protagonista é sempre interpretado por um aluno/ator e ao final percebemos que todos que ali estão tem as mesmas angustias do jovem que em um porão repassa sua vida.

Num cenário singelo e de utilidade teatral adequado para a montagem o que fica a desejar é o trabalho dos atores que ainda jovens não tem maturidade para representar o sofrimento enfrentado pelo personagem.

João Cabral de Melo Neto em sua “Morte e Vida Severina” apresenta um poema narrativo com gênero dramático. Valéria utiliza deste mesmo recurso para “Sussurros” e brilhantemente faz com que seus 29 alunos/atores apresentem sua concepção, mas como platéia, vendo o potencial do texto, sinto que o espetáculo não acontece, existe, mas não age diretamente na platéia.
O trabalho teatral em uma Unidade Escolar é difícil, a maioria não tem desejo pela prática teatral em sua grade curricular e quando nos deparamos com o trabalho da EE “Profª Maria Augusta de Ávila” vemos que o objetivo do Fetesp está consolidado. Parabéns a Escola que incentiva o trabalho teatral e a todos que de forma direta ou indiretamente desenvolve o trabalho.

Para quem desejar assistir aos demais espetáculos do Festival a bilheteria do Teatro abre sempre às 18h e o ingresso é 01 Kg de alimento não perecível (exceto sal).

Dia 10/10 - Unicamp – Departamento de Artes Cênicas
Escola de Teatro
Espetáculo: Hay Amor!
Autores: Verônica Fabrini e Os Geraldos
Cia: Os Geraldos

Dia 11/10 - Aitiara Escola Waldorf de Educação Infantil, Fundamental e Médio
Teatro na Escola
Espetáculo: “O Bem Amado”
Autor: Dias Gomes

Dia 12/10 - Escola Macunaíma
Escola de Teatro
Espetáculo: “Os Últimos Dias de Solidão de Robinson Crusoé”
Autor: Jerome Savary
Cia: Escafandristas do Absurdo

Dia 13/10 - Centro Universitário Barão de Mauá (Unidade Irajá)
Escola de Teatro
Espetáculo: “O Horácio”
Autor: Heiner Müller
Tradução: Ingrid Koudela
Cia: Teatro de Riscos

Dia 14/10 - Colégio Santo Antonio de Lisboa (Colégios Vicentinos)
Teatro na Escola
Espetáculo: “A Trajetória do Dr. Fausto”
Autor: Alexandre Ferreira

Dia 15/10 - E.E. Prof. Maria Angela Batista Dias
Teatro na Escola
Espetáculo: “Dino – O Sonho de um Menino”
Autor: Reginaldo Galhardo

Dia 16/10 – Setor de Artes Cênicas e Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí
Escola de Teatro - Espetáculo Convidado
Espetáculo: “Mistério na Sala de Ensaio”
Autor: Sérgio Roveri
Direção: Carlos Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário