quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Coro municipal de Boituva “Maestro Antônio Brasil Holtz” e para profissionais e alunos da Oficina de Artes.


A Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Educação de Cultura recebeu no último dia 27 no auditório do Centro de Capacitação um concerto com o Violonista Barbosa Lima.
De passagem na cidade o grande musicista realizará gratuitamente um concerto aos integrantes do Barbosa Lima, violinista é nascido em São Paulo, começou a tocar o violão com sete anos de idade. Recebendo conhecimento musical com Benedito Moreira, o jovem foi apresentado ao compositor Luiz Bonfá. Sob a forte recomendação de Bonfá, foi direcionado para Isaias Sávio e estreou em um concerto solo (em São Paulo) em novembro de 1957.
O reconhecimento imediato garantiu a Barbosa Lima um convite para fazer sua estreia no Rio de Janeiro, precedida por sua estreia na televisão. Estas duas aparições públicas levou a um contrato de gravação chamado “Dez Dedos Mágicos Num Violão De Ouro”, que foi lançado em junho de 1958.
Em 1967, Barbosa Lima fez sua estreia americana, em Washington, e o concerto foi apresentado em diversos países da América do Norte, Central e do Sul. Em 1964 ele lançou um álbum com arranjos do compositor de música popular brasileira: Catullo.
Após realizar concertos em todo o mundo, Barbosa Lima assumiu o cargo de professor na Carnegie Mellon University (1974-1978). Foi durante esse tempo que sua reputação como violonista começou a florescer e os compositores começaram a escrever obras para ele.
Barbosa Lima mudou-se para New York City (1981) e assumiu um cargo de professor na Escola de Música de Manhattan. Em 1982, fez contato com o colega brasileiro, Antônio Carlos Jobim,e fez um CD em sua homenagem.
Barbosa Lima lançou gravações e concertos com um conceito latino-americano. Em abril de 2010, comemorou o lançamento de sua quinquagésima gravação, Merengue (Zoho Música, CD 200911 ) no Weill Recital Hall do Carnegie Hall.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 9787.5082

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

“Pereira Ignácio” ganha busto na entrada do Centro Municipal de Eventos de Boituva


A Prefeitura de Boituva, preocupada com o resgate e valorização do patrimônio histórico, iniciou em novembro a recolocação do busto de Antônio Pereira Inácio. O local escolhido foi a entrada principal do Centro Municipal de Eventos, em frente a rua que leva o seu nome.
O Monumento foi uma homenagem feita pelos boituvenses ao devoto de São Roque e no ato de sua inauguração o busto foi colocado na Praça da Matriz. Após ser transferido para vários lugares no município, foi fixado no início da Rua José Biagonni, a Rua da Feira, porém devido a um acidente com um caminhão, a estátua foi removida do local para um reparo e ficou guardada por alguns anos, até que a atual gestão resolveu reinstalar o monumento nos jardins de entrada do Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti”.
Devido a importância de vida de Pereira Inácio ao município de Boituva, a Secretaria de Educação e Cultura está reinstalando o busto que deverá ter o acabamento finalizado o mais breve possível, devolvendo ao município um Patrimônio da cidade. O Monumento de Antônio Pereira Inácio simboliza o progresso de Boituva e agora poderá ser visitada e apreciada pelos boituvenses, salvaguardando os benefícios trazidos em sua bagagem a cidade de Boituva.
História Antonio Pereira Ignácio
Pereira Ignácio nasceu no Distrito do Porto, na freguesia de Vitorino dos Piães, mais propriamente na aldeia de Baltar, onde moravam seus pais João Pereira Ignácio e Maria Coelho Pereira. Seu nascimento deu-se no dia 29 de março de 1874 e por lá permaneceu até atingir 10 anos de vida, quando seu pai resolveu vir para o Brasil, trazendo Antonio consigo.
Seu pai estabeleceu-se primeiramente em Sorocaba, cidade que vivia uma excelente fase de crescimento e era um centro comercial dos mais ativos da Província de São Paulo. Sorocaba já era famosa devido à sua feira de muares, que atraía muita gente, não só vendedores e compradores dos animais. E paralelamente, crescia a indústria e o comércio de outros gêneros.
João Pereira Ignácio, seu pai, estabeleceu-se em Sorocaba com uma sapataria para fabricação de alguns tipos de calçados e para consertos e colocação de novas solas nos calçados. O que deu oportunidade para Antonio também aprender o ofício.
Antonio mudou-se para São Manoel acompanhando seu pai, e em seguida para Botucatu e depois Itapetininga. Permaneceu naquela região alguns anos, vindo a casar-se com uma jovem da região chamada Lucinda Rodrigues Viana, filha de um homem muito popular na região, conhecido como Chico das Violas.
Em Itapetininga nasceram dois de seus filhos, João e Paulo. Antonio Pereira Ignácio não era apenas um homem trabalhador. Tinha muita coragem à procura de negócios, iniciativa e tinha um senso de comércio incomum. Naquela época a instalação de armazéns de Secos e Molhados era um dos negócios mais rentáveis e assim começou a formar seu capital.
Nos fins do século XIX mudou-se para Boituva, que na época atraía muitos moradores, pois a Estrada de Ferro Sorocabana tinha instalado no local um ponto de partida de ramais para alcançar outras cidades do Sudoeste paulista.
Em Boituva iniciou seus trabalhos pelo ofício de sapateiro que seu pai lhe ensinara, montando uma loja do ramo do qual era um grande conhecedor. Sendo um homem muito perspicaz e arrojado, mudou de ramo, instalando um armazém de secos e molhados. Na época a região tinha grandes plantações de algodão, planta nativa, que vivia uma fase de valorização por haver muita exportação do produto, principalmente para a Inglaterra, que não contava com o algodão do Sul dos Estados Unidos, que por sua vez não havia ainda se restabelecido dos estragos da guerra de libertação dos escravos.
Pereira Ignácio percebeu as dificuldades que o distrito tinha por ter que mandar o produto ainda encaroçado para São Paulo ou Sorocaba, deixando seu preço irrisório. Inteligente como era, montou num local ainda simplesmente conhecido como estação Boituva, uma máquina de descaroçar algodão, passando a entregar a produção para ele, alcançando melhores preços. Mas ele não se acomodou. Como marcou sua vida pelo arrojo, também montou uma serraria, com isso trazendo mais progresso para o lugar chamado Boituva.
No princípio do século XX a região do Sudoeste paulista viveu um período crítico no aspecto de salubridade devido a uma onda de febre amarela que alcançava a região, inclusive causando várias mortes. Outro aspecto em sua personalidade era sua fé religiosa. Tendo liderança no lugar e unindo-se com outras famílias, como os Vercelino e Sartorelli, fizeram uma promessa a São Roque para que o surto da febre não causasse mais mortes.
Sua promessa feita para São Roque foi atendida e nossa cidade deve a ele, até os dias de hoje, a manutenção do nome de seu padroeiro. Fez uma viagem especialmente para adquirir uma imagem do santo em agradecimento ao milagre. Sua visão comercial e de progresso foi demonstrada pelo que fez em Boituva. Juntamente com um dos membros da família Vercelino instalou em Boituva o primeiro serviço de abastecimento de água nas residências que existiam no local. Em Boituva nasceu sua filha Helena, que se casou com José Ermírio de Moraes, cujos filhos herdaram do avô o mesmo espírito trabalhador e progressista, como é o caso de Antonio Ermírio de Moraes, que prepara seus filhos para o futuro de Votorantim. Não só de arrojo industrial e comercial era Antonio Pereira Ignácio. Era também sensível aos problemas boituvenses. Devido ao grande número de analfabetos na cidade montou uma escola noturna de alfabetização, principalmente destinada a alfabetizar aqueles que trabalhavam durante o dia, demonstrando, com isto, muita sensibilidade e preocupação com a evolução do próximo. Construiu em Boituva uma capela de homenagem a São Roque, com apoio popular; e atendendo ao bispo da região, que a achou pequena, construiu mais duas alas por sua conta.
Quando da construção da igreja que antecedeu a atual foi tesoureiro e líder do movimento popular e no Jornal de Porto Feliz, datado de 31 de março de 1907, consta o seu relatório da tesouraria da campanha, pois ia se mudar definitivamente para Sorocaba. Em sua vida plena de reconhecimento e cidadania não se esqueceu de Boituva e continuou a colaborar com o progresso do lugar, instalando aqui uma de suas fábricas, a Tecelagem São João, que criou muitas vagas de trabalho, sendo muito representativa para um distrito que constava com apenas 1.800 habitantes em sua zona urbana. Aos seus operários construiu conjunto de casas populares e é lembrado por muitas das famílias beneficiadas até os dias de hoje.
Quando de sua iniciativa de organizar a Companhia Telefônica Sul Paulista, que passou a atender todo o Sudoeste do estado, não deixou de atender Boituva. Mas não só instalando linhas na área urbana como também nas indústrias e residências de moradores também na zona rural. O acervo dessa companhia vendeu a Companhia Bragantina, que com outras vieram a compor a Companhia Telefônica Brasileira.
Nunca se esqueceu de Boituva e visitava o distrito mensalmente, quando era recepcionado por muita gente agradecida, e sempre com sua notória frase “A Rabeca não para deve ire e bire”. Hospedava-se, quando vinha, na residência da família Barreto. Seu trabalho e sua dedicação continuou e no seu ritmo de progresso veio a adquirir a Votorantim em Sorocaba, a princípio com outro sócio, para depois ficar sozinho na administração da empresa, que se tornou um dos maiores grupos industriais do Brasil, com mais de 200 fábricas e usinas diversas de hidroelétricas, com expressiva exportação de 25 por cento de sua produção. Durante sua vida sempre prestigiou nossa cidade, atendendo e colaborando para seu crescimento, até quando veio a falecer, no final de 1951.
A cidade de Boituva é muito agradecida a tudo que fez por ela e em sua homenagem tem uma de suas principais ruas com o seu nome. (CASTILHO,J. Boituva – A Águia da Castelo. A Capital do Paraquedismo. Editora Ottoni. 2011. P. 349 - 352).
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

Boituvense realiza exposição e cultura tropeira no Museu Nacional em Brasília


A cultura tropeira e a produção cultural boituvense está em destaque na capital federal. A exposição Tropeiros, que reúne imagens do documentarista e fotografo boituvense Francisco Pinto, acontece no Museu Nacional de Brasília até o final deste mês. A exposição foi montada pelo artista, juntamente com o presidente do Museu do Tropeiro de Boituva, Isael Pereira da Cruz.
A exposição conta com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), da Fundação Museu Nacional e da Prefeitura de Boituva. Por meio dela, Francisco Pinto conta a história dos atores, muitos anônimos, que mantém viva a chama da cultura tropeira no País. São violeiros, laçadores, cantores, instrumentistas, museólogos, folcloristas dançarinos entre outros, que estão evidenciados nesta produção cultura.
Para Francisco e Isael, ressoar a cultura da nossa cidade e região no Museu Nacional da República, que é o mais importante espaço cultura e o segundo museu mais visitado do País é um passo importante para a preservação da memoria do movimento tropeiro.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

Prefeitura anuncia programação das festividades de Natal em Boituva

A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, está realizando os últimos preparativos para a realização das Festividades de Natal de 2013. O Natal de Boituva é referência para as outras cidades da região e neste ano, o Departamento de Cultura preparou uma programação imperdível para toda família.
No dia 05 de dezembro, Dia de São Nicolau, a cidade anoitecerá mais iluminada com a “Iluminação de Natal”, com enfeites e luzes natalinas em vários pontos do município, como: Praça Matriz, Letreiro de Boituva, Praça da Prefeitura e nas Ruas Cel. Eugênio Motta e Manuel dos Santos Freire, entre outros.
No dia 13, sexta-feira, a Festividade se intensifica com a realização da tradicional “Parada de Natal”. O Desfile terá início às 20h, seguido pelo caminhão da Coca-Cola que espalhará encantamento e será abrilhantado pelo carro do papai Noel e pelos alunos da Oficina Municipal de Artes de Boituva, após o desfile haverá o descerramento da faixa da Casa do Papai Noel, que ficará aberta até o dia 23 das 18h às 22h.
Outra ação que deixará o Natal mais encantado será o “Natal Musical” que receberá vários Coros, Bandas e Espetáculos, em apresentações na Praça da Matriz, que acontecerão sempre as 19h e 21h, no período de 19 a 23 de dezembro.
A Programação de Natal de Boituva é totalmente gratuita e todos estão convidados.
Serviço:
Dia 05 de dezembro - Dia de São Nicolau – Iluminação de Natal
Dia 13 de dezembro – 20h - Parada de Natal
Caminhão da Coca-Cola
Desfile de Natal com Alunos da Oficina Municipal de Artes
Abertura da Casa do Papai Noel
De 13 a 23 de dezembro – das 18h às 22h
Casa do Papai Noel
Dia 19/12 - Abertura Natal Musical
19h - Coro Municipal de Boituva "Maestro Antônio Brasil Holtz"
21h - Espetáculo “A Estrela do Natal” - Grupo Caleidoscópio
Dia 20/12 - Natal Musical
19h - Coro da Igreja Batista de Boituva
21h - Espetáculo “A Estrela do Natal” - Grupo Caleidoscópio
Dia 21/12 - Natal Musical
19h - Coro da Igreja Metodista Central em Sorocaba
21h - Espetáculo “A Estrela do Natal” - Grupo Caleidoscópio
Dia 22/12 - Natal Musical
20h - Coro Municipal de Boituva "Maestro Antônio Brasil Holtz"
21h - Espetáculo “A Estrela do Natal” - Grupo Caleidoscópio
Dia 23/12 - Encerramento Natal Musical
19h - Orquestra de Cordas da Oficina Municipal de Artes
21h - Espetáculo “A Estrela do Natal” - Grupo Caleidoscópio

“Consciência Negra” de Boituva homenageou lideranças em Boituva


Em sessão solene comemorativa ao Dia Nacional da Consciência Negra, ocorrida na noite desta quarta-feira (20), na Câmara Municipal, o prefeito Edson Marcusso foi homenageado pelo Grupo Municipal Consciência Negra de Boituva, com o Troféu Dona Cida Barbosa. Juntamente com o prefeito, foram homenageadas Valdemir Aparecido Ferreira, Maria José Nunes, Jonatan Gonzaga,o vice-prefeito José Barbosa Júnior e Renato Rosa Júnior.
A honraria foi entregue a pessoas que se destacaram no trabalho e na defesa dos direitos da comunidade negra. No ano de 1995, o prefeito Edson Marcusso foi um dos incentivadores para a formação do Grupo Municipal Consciência Negra, que desde então exerce importante trabalho de conscientização e preservação da cultura afro-brasileira em Boituva e região.
Posterior a solenidade, o teólogo, filósofo e mestre em Educação Negra, professor João de Campos Júnior, proferiu uma palestra aos presentes, promovendo uma reflexão acerca da história de Zumbi dos Palmares. Mais de 100 pessoas participaram do evento.
A solenidade e a palestra são parte da programação do Mês da Consciência Negra em Boituva, que prossegue até quinta-feira (21), com uma palestra no auditório do Instituto Federal de São Paulo – Campus Boituva, destinado aos alunos do EJA, com a temática “Zumbi dos Palmares: Símbolo de Resistência”. O evento contará ainda com apresentações culturais da Academia Jocelene Ramos de Boituva e do Grupo Consciência Negra.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

PRONATEC abre mais 10 novos cursos e oportunidade para 235 jovens em 2014


Uma ação integrada entre a Prefeitura de Boituva, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Trabalho, o Campus Boituva do Instituto Federal de São Paulo (IFSP Boituva), com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate á Fome, deve abrir oportunidades de qualificação profissional para 235 jovens boituvenses, a partir de 2014, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Ao todo, segundo informou o diretor do Departamento de Cidadania e Trabalho, Laércio Codato, foram apresentados a proposta para a implantação de 10 novos cursos do Pronatec, nas áreas de metalurgia, tecnologia, indústria, turismo e cultura, com duração entre 160 a 200 horas, voltados para jovens acima de 16 anos. A grade curricular foi elaborada em parceria com IFSP Campus Boituva, que será responsável por ministrar os cursos.
Cursos e Adesões
Os cursos sugeridos para Boituva são: Operador de Torno com CNC (20 vagas); Reciclador (25 vagas); Montador e Reparador de Computadores (20 vagas); Introdução à Interpretação de Língua Brasileira de Sinais (25 vagas); Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos (25 vagas); Inglês Aplicado a Serviços Turísticos (25 vagas); Músico de Banda (25 vagas); Eletricista Industrial (25 vagas); Desenhista Mecânico (25 vagas) e Inglês Intermediário (20 vagas).
Os horários e datas de início dos cursos serão definidos após validação do Ministério, entretanto a fase de pré-matrícula começa no próximo dia 2 de dezembro, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Trabalho (antigo CIC), na rua João Marcon, 286. Para se inscrever, o candidato deve estar cadastrado no CADúnico e atenda aos critério de renda familiar de até 3 salário minímos. Caso não esteja, a equipe da secretaria providenciará. Mais informações no local ou pelo fone (15) 3268.7163.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Prefeitura sanciona lei que institui “Dia Municipal do Músico Boituvense”

Apresentação Coro Municipal "Maestro Antônio Brasil Holtz"
A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, sancionou no dia 17 de outubro a lei que institui o “Dia Municipal do Músico Boituvense” a ser comemorado dia 22 de novembro em razão deste dela ser o Dia Internacional do Músico.
Nesta data, o Poder Executivo poderá desenvolver atividades em locais públicos ou privados, como: palestras, trabalhando no campo de educação, em terapia musical, shows de recreação e lazer.
Para cumprimento da Lei n° 2371/2013, a Secretaria de Educação e Cultura, por meio do Departamento de Cultura está realizando várias ações no mês de novembro, incluindo apresentações musicais e oficinas.
Uma das Ações de grande importância Educacional para a área da Cultura é a realização da Oficina de Regência “Som e Gesto” ministrada por Marcos Caldeira que está acontecendo durante o mês de novembro no Auditório do Centro de Capacitação.
O Conteúdo Programático é voltado para regentes e lideres de agrupamentos musicais, que desejam ter um aperfeiçoamento dentro da área de regência. Dentro da estrutura desta Oficina, os participantes terão orientações práticas de como trabalhar o gestual, bem como aprender técnicas de pesquisa de repertório e seu desenvolvimento artístico.
Para a população Boituvense comemorar esta data tão importante para a valorização do músico boituvense, o “Mês da Cultura de Boituva” está realizando uma gama de espetáculos, entre os quais merecem destaques as estreias dos agrupamentos mantidos pelo município.
No último domingo, 17, no Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti” a população pode prestigiar a estreia do espetáculo “Música das Nações”, apresentado pelo Coro Municipal de Boituva “Maestro Antônio Brasil Holtz”, sob regência de Marcos Caldeira e com Preparação Vocal de Fábio Ferreira da Silva. Já no próximo dia 28, quinta feria, ocorrerá a estreia do espetáculo “In Soprum” da Banda Sinfônica Municipal de Boituva “Zezinho Ferriello” que contará com repertório diversificado de compositores renomados, tais como: John O`Reilly, Rob Grice e Elena Roussanova Lucas. O Concerto sob regência do maestro Edmílson Baia terá início às 19h30 no Centro Municipal de Eventos e a entrada será 1 kg de alimento não perecível; em prol da Campanha do Natal do Fundo de Solidariedade de Boituva.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

terça-feira, 19 de novembro de 2013

15ª Exposição de Trabalhos Artesanais começa nesta quarta-feira (20) em Boituva

Como parte da programação do Mês da Cultura, o Fundo Social de Solidariedade de Boituva abre nesta quarta-feira (20), a 15ª Exposição de Trabalhos Artesanais, a partir das 12h. Diferente dos anos anteriores, a exposição teve que ser transferida para o antigo prédio do SESI, na praça Coronel Antonio Franco (Matriz), em razão da interdição para manutenção do salão externo do Centro de Evento, onde tradicionalmente o evento é realizado.
A exposição acontece até o próximo domingo (24), das 12h às 22h, reunirá trabalhos de mais de 50 artesãos de Boituva e região. De quarta à sexta-feira ela permanecerá aberta das 12h às 22h e, das 9h às 11h, no sábado e domingo.
Além dos artesanatos, principalmente natalinos, haverá praça de alimentação e bingos com renda revertida para a Campanha de Natal do Fundo Social de Solidariedade. “Uma ótima opção para compras de Natal, pois os artesãos trazem uma variedade de produtos para presentear neste final de ano”, comentou o diretor de Cultura, Rogério Vianna. 
 
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Audições dos alunos do Núcleo de Música acontecem entre 02 e 06 de dezembro

A Prefeitura de Boituva por meio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizará no mês de dezembro, entre os dias 02 a 06 as audições dos alunos dos cursos de música do núcleo Música e Vida da Oficina Municipal de Artes de Boituva.

Será uma semana de apresentações musicais de vários grupos e alunos, sob a orientação dos Profissionais da área de música. O repertório será diversificado, e todo ele fundamentado nas atividades técnico-pedagógicas desenvolvidas no 2° Semestre de 2013.

As audições têm por finalidade apresentar todo o trabalho desenvolvido com os alunos, bem como, propor a avaliação de todo o processo de aprendizagem. Dessa forma o profissional que instruiu o trabalho pedagógico/artístico, pode através das audições, fazer a avaliação formativa de toda a metodologia aplicada.

A partir das apresentações os alunos passam a ter visibilidade do trabalho realizado nas salas de aula. As apresentações serão dos alunos dos cursos de cordas friccionadas, cordas dedilhadas, teclado e piano, percussão e bateria, canto coral, sopros (madeiras e metais).

As audições serão realizadas entre os dias 02 a 06 do mês de dezembro na Câmara Municipal de Boituva. O horário será das 19h às 21h, com entrada franca ao público.
 
 
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

Boituva terá representação no Torneio Estadual de Cururu realizado pelo Conservatório de Tatuí

A cidade de Boituva participará do “20º Festival de MPB – 5º Torneio Estadual de Cururu” do Conservatório de Tatuí que acontece entre os dias 15 e 17 de novembro.  Estarão representando a cidade na sexta-feira, 15, a dupla de cururueiro, Romário do Cururu (Paulo Galera) e Cascavel, acompanhado pelo violeiro Mirandinha. Os cantadores foram inscritos pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Boituva após procurarem apoio no Departamento de Cultura.
            O Torneio Estadual de Cururu tem por objetivo apresentar a tradição aos que a ainda não a conhecem, festejar as características pertencentes ao cururu, entre os conscientes da importância que ele possui. Além de preencher uma lacuna no interior do Estado de São Paulo, que é a falta de eventos voltados ao gênero raiz, de origens mais longínquas da capital. Concebido como dança de roda, na zona rural da região do Médio Tietê, o Cururu foi levado como espetáculo ao público urbano, pela primeira vez em 1910, por Cornélio Pires. Apesar de ser inicialmente dançado, o Cururu é, sobretudo, um Canto de Repente (modo que as letras, a melodia e a música são feitas com total improviso). Cada improviso deve respeitar um tipo de regra e embora conduzido ao som de viola, que marca o compasso e pelos versos do cururueiro.
O Evento realizado pelo Conservatório de Tatuí e organizado pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura conta com a participação de cururueiros e violeiros das cidades de Tatuí, Pardinho, Iperó, Conchas, Itapetininga, Guarei e Botucatu. As quatro melhores duplas que receberem maior pontuação competirão pelas semifinais no domingo (17), e as duas finalistas farão novo confronto. Os vencedores serão anunciados na noite de domingo e a premiação será em dinheiro. R$ 1 mil para a dupla campeã, R$ 800 para a segunda colocada, R$ 600 para a terceira e R$ 400 para a quarta.
A disputa final terá transmissão ao vivo pela  Rádio Notícias AM de Tatuí (sintonizada em 1530 MhZ) e pela internet, pelo site www.radionoticias.com.br.
 
Serviço
Conservatório Dramático e Musical "Dr. Carlos de Campos" de Tatuí
Rua São Bento, 415.
Horários:
Sexta-feira: 15/11 – às 16h: realização da 1ª Eliminatória do Torneio Estadual de Cururu.
Sábado: 16/11 - às 16h: realização da 2ª Eliminatória Torneio Estadual de Cururu.
Domingo:  17/11 – 14h: Final e Premiação do Torneio Estadual de Cururu.
Entrada franca.
 
  
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082
 

Oficina de Teatro Pós-Dramático é finalizada em Boituva

A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, finalizou no último dia 24 a Oficina de Teatro Pós-Dramática, em parceria com a Oficina Cultural Grande Otelo Sorocaba.
O ator João Armando Fabbro foi o professor que desde agosto transmitiu um pouco do seu conhecimento nas artes Cênicas para os artistas boituvenses que participaram da Oficina. Fabbro cursou Formação de Atores no Conservatório de Tatuí e graduou-se em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina. É integrante da Cia. de Teatro 3 de Paus e diretor artístico da Cia. de Dança Rit’s de Tatuí.
O Projeto realizado em Boituva dedica-se ao fomento a produção, a pesquisa e a criação de novos grupos teatrais na região de Sorocaba e integrando os existentes. Os focos são voltados exclusivamente à formação complementar de artistas já iniciados nas artes cênicas.
O método da apresentação artística Pós-Dramática possui origem alemã. A cena teatral consiste na caracterização comum ao redor da interpretação – com texto pré-escrito focado aos conflitos psicológicos e morais entre personagens.
 
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082
 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Mês da Cultura de Boituva acontece de 08 a 30 de novembro

 
Confira a Programação do Mês da Cultura:
8 de novembro – 20h - Teatro
Espetáculo:“Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda
Grupo Teorema de Teatro
Glaucy Policeno, direção
 
 
9 de novembro - 19h - Dança
Espetáculo:“A Fábrica de Brinquedos”
Luciane Ap. Antunes, coreografia
 
 
9 de novembro - 20h30 - Dança
Espetáculo: “Diário de Viagem”
Paulo Wanderley de Oliveira Filho, coreografia
 
 
10 de novembro – 18h - Música
Espetáculo: “Sonoridades & Possibilidades”
Grupo Ritmia de Percussão
Jeferson Henrique de Oliveira, coordenação
 
 
14 de novembro – 19h30 – Música
Espetáculo:“Talk Music Show” (Violão).
Mário Eduardo Nofuente /Felipe Moraes /Anderson Marques da Silva / Franco Rangel de Campos Andrade, coordenadores
 
 
15 de novembro – 20h - Música
Espetáculo: “BATICUNDUM – Sons da bateria”
Márcio Deni Pontes /Jeferson H. De Oliveira / Acácio Rodrigues Filho, coordenadores
 
 
16 de novembro – 14h - Dança
Espetáculo: “Brincando de Capoeira”
Leiciane Duraes de Almeida (Preta), coordenadora
 
 
16 de novembro – 19h – Dança /Música
Espetáculo: “A Pluma de Ouro e o Pássaro de Fogo”
Lourine Cristina Nardi Tognato, coreografia
Fredy Carlos Sanca Sucacahua, coordenador Grupo “Música e Vida”
 
 
*17 de novembro -19h – Canto Coral
Espetáculo: “Música das Nações”
Coro Municipal de Boituva “Maestro Antônio Brasil Holtz”
Preparador Vocal: Fábio Ferreira da Silva
Regente Titular:Marcos Reginaldo Caldeira
 
 
22 de novembro – 20h.
Espetáculo: “Os 4 Elementos” – Dança de Salão
Thiago Terra de M. Magosso / Marieli L R Magosso / Ronaldo de Jesus Doria /Jaqueline Fernanda Calegari Galera, coordenadores
 
23 de novembro - 19h – Dança Infantil
Espetáculo: “CIRCUS”
Emely de Oliveira, coreografia
 
23 de novembro – 20h30 - Dança Infantil
Espetáculo: “Chico Buarque”
Emely de Oliveira, coreografia
 
24 de novembro – 16h30 – Música
Espetáculo: “Heróis e Aventureiros
Eliana Gonçalves de Lima /Frederico Cristiano Hoffman /Samuel Vaz / Sidnei Gama Filho, coordenadores
 
24 de novembro – 18h – Canto Coral/ Dança
Espetáculo: “Um Mundo Especial” -APAE
Paulo Wanderley de Oliveira Filho, coreografia
Espetáculo: “SACRUM” -NUTI/Paróquia São Roque.
Ivanilda Rodrigues Maria Gama, regente
 
*28 de novembro – 19h30 - Música
Concerto “In Soprum”
Banda Sinfônica Municipal “Zezinho Ferriello”
Edmilson Baia, regente
 
29 de novembro –20h. – Canto Coral
Espetáculo: “Estação Musical”
Ivanilda Maria Rodrigues Gama /Fábio Ferreira da Silva /Samuel Vaz, coordenadores
 
30 de novembro – 19h - Dança
Espetáculo: “A Revolta das Princesas”
Paulo Wanderley de Oliveira Filho, coreografia
 
30 de novembro – 20h30 - Dança
Espetáculo: “Sétima Arte”
Marieli Leriani Roik Magosso, coreografia

Boituva comemora mês da Consciência Negra


A Prefeitura de Boituva, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Grupo Municipal Consciência Negra de Boituva e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), realiza entre os dias 9 e 22 de novembro, as atividades do Mês da Consciência Negra.
Como primeiro ato da programação, no próximo dia 09, às 19h30, será celebrada uma Missa Afro-Brasileira, na Igreja Santa Rita de Cássia, no Bairro Luvizotto pelo Padre Osmar dos Reis, Pároco da Igreja Santa Terezinha de Tatuí. A programação prossegue no dia 16, às 14h, haverá o batizado de Capoeira dos alunos Oficina Municipal de Artes de Boituva, no antigo prédio do SESI, na Praça Coronel Antônio Franco.
Já entre 18 a 22 de novembro, das 8h às 11h, será realizada a exposição “Conscienciarte Negras e Negros”, no IFSP – Campus Boituva, localizado na municipal Zélia de Lima Rosa, 100. Todas as escolas municipais, de 18 a 20 de novembro, trabalharão a temática “A Construção da Identidade Negra do Brasil” com os seus alunos.
No dia da Consciência Negra, 20 de novembro às 19h30 será realizada uma palestra feita pelo Professor João de Campos, com apresentação da Academia Jocelene Ramos e entrega do Premio “Dona Cida Barbosa” aos Homenageados, na Câmara Municipal.
No dia 21 de novembro às 20 horas, dando continuidades às atividades, haverá a palestra “Palmares”, com o palestrante Professor João de Campos e apresentação do grupo de percussão da Escola Terra Mater e Grupo Municipal Consciência Negra, além de apresentações de trabalhos das Escolas Municipais. As atividades serão realizadas no IFSP – Campus Boituva.
Dia 20 de Novembro
Desde 9 de janeiro de 2003, foi sancionada a lei que institui a obrigatoriedade da inclusão do ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira, nos currículos de estabelecimentos públicos e particulares de ensino da educação básica. A decisão ocorreu diante da necessidade de debates sobre a pluralidade cultural que caracteriza o Brasil e de reflexões sobre o papel do negro na formação da cultura brasileira.Além de aspectos educacionais, a lei n°10.639 acrescenta que o dia 20 de novembro deve ser inserido no calendário escolar como Dia Nacional da Consciência Negra.
Esses aspectos são fundamentais no debate se é esperado que os alunos reconheçam a importância dos diferentes agentes na história do país: entre eles, os africanos e os afrodescendentes.
Boituva possui a Lei n° 1.108/97 que declara de Utilidade Pública o grupo Municipal da Consciência Negra e a Lei n° 1.825/2007, que insere no Calendário Oficial de Eventos do Município de Boituva, uma Semana dedicada a Consciência Negra, com o objetivo de lembrar o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 9787.5082

Boituva tem projeto de Lei de Incentivo a Projetos Culturais aprovado para 2014

A Prefeitura de Boituva encaminhou ao Poder Legislativo um Projeto de Lei de Incentivo Municipal a Cultura que aprovada se tornou a Lei Nº 2368, de 17 de outubro de 2013. A Lei é um poderoso instrumento de política pública que têm como maior objetivo promover o desenvolvimento da produção cultural. O objetivo mais relevante deste trabalho é incentivar a manutenção dos grupos locais de forma democrática.
A Lei fomentará os investimentos culturais dos grupos residentes na cidade de Boituva e servirá de apoio na construção de ações concretas rumo ao crescimento socioeconômico da cadeia produtiva da cultura.
É permitida a criação, juntamente à Secretaria de Educação e Cultura, de uma Comissão de Desenvolvimento Cultural, formada por representantes do setor cultural indicados pela comunidade cultural e pelo Poder Executivo, a serem enumerados por Decreto regulamentador da presente Lei. A Comissão de Desenvolvimento Cultural é quem ficará incumbida da análise, aprovação, averiguação e acompanhamento técnico dos projetos aprovados. Os componentes da Comissão deverão ser pessoas de comprovada idoneidade e de reconhecida notoriedade na áreal cultural. A Comissão possui a finalidade de análise ao aspecto técnico e financeiro dos projetos.
Caberá ao proponente do projeto a execução e a prestação de contas ao órgão municipal competente conforme edital. Em caso de aplicação indevida do valor correspondente à aprovação do Projeto ou de não prestação de contas da devida aplicação, deverá haver a devolução da verba, acrescida de juros e correção aos Cofres Públicos, ficando o proponente impedido de apresentar novos projetos pelo prazo de cinco anos, após a total regularização.
O incentivo fiscal para a concretização de conteúdos culturais, de que trata esta Lei, será concedido: à pessoa física que comprove idoneidade e domicílio eleitoral mínimo de dois anos no município de Boituva ou à pessoa jurídica que comprove idoneidade e estabelecimento mínimo de quatro anos em Boituva.
Os valores serão transferidos na quantia de projetos culturais aprovados pela Comissão de Desenvolvimento Cultural nos limites definidos pelo Executivo Municipal, tendo como teto o valor expresso nas dotações orçamentárias específicas.
A Lei abrangerá as seguintes áreas: Artes Cênicas (projetos que compreendam apresentações de teatro, circo e dança); Artes Visuais (projetos de ficção e não-ficção, inéditos); Cinema & Vídeo (projetos de ficção, em suporte de VHS, vídeo digital ou cinematográfico); Letras (projetos de literatura de ficção e não-ficção, inéditos); Música (projetos e espetáculos musicais inéditos); Formação Cultural (oficinas e workshops dirigidos, compreendendo uma ou mais áreas culturais); Patrimônio Histórico e Cultural (museus, filatelia, folclore, acervos e resgate de patrimônio histórico material e imaterial, em seus respectivos suportes físicos).
Com a finalidade de criar condições físicas e de recursos humanos para a administração desta Lei, será encaminhada verba específica à Comissão de Desenvolvimento Cultural, inclusa no repasse previsto, não superior a 10% da verba destinada. As despesas decorrentes com a presente Lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias.
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva

sábado, 2 de novembro de 2013

Mês da Cultura terá início no próximo dia 08

A Prefeitura de Boituva realiza em Novembro o tradicional Mês da Cultura no período de 08 a 30 de novembro, no Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti”. Serão ao todo 19 espetáculos de diversas expressões artísticas como Teatro, Dança e Música que mostrarão o resultado do ano letivo do Projeto Oficina Municipal de Artes de Boituva, coordenado pela Secretaria de Educação e Cultura.
Além dos espetáculos realizados por alunos da Oficina Municipal de Artes, duas atrações  estrearão suas apresentações ao público, como é o caso do Coro Municipal de Boituva “Maestro Antônio Brasil Holtz” e a Banda Sinfônica Municipal de Boituva “Zezinho Ferrielo”.
Para os interessados em prestigiar os espetáculos do Mês da Cultura os ingressos custam R$ 3,00 (Três Reais), já os espetáculos apresentados pelo Coro e Banda Sinfônica Municipal o ingresso será trocado por 01 Kg de alimento não perecível em prol da Campanha do Natal 2013 do Fundo Social de Solidariedade de Boituva, exceto sal.
Para aquisição dos ingressos basta se dirigir a Oficina Municipal de Artes de Boituva – Centro - Praça Ricieri Gianotti, 41 - Centro - Fone: (15) 3263-2316 de segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 11h.
O Centro Municipal de Eventos, onde serão realizadas as apresentações tá localizado na Avenida Pereira Inácio, 75 – Centro.
O Projeto Oficina Municipal de Artes de Boituva 

O Projeto Oficina Municipal de Artes de Boituva foi criado em 1991 para oferecer à comunidade boituvense um espaço cultural com o objetivo de desenvolver atividades destinadas ao desenvolvimento de habilidades artísticas.
Com a Municipalização do Ensino, implantada no Município em 1998, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, incluiu a partir de 2002, a Oficina de Artes como um de seus Projetos Educacionais. Atualmente, gerido pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura o Projeto Oficina Municipal de Artes de Boituva realiza cerca de 2.000 atendimentos das mais diversas expressões culturais nos cinco núcleos (Central, Música e Vida, Jardim São Paulo, De Lorenzi e Parque Novo Mundo), no anexo (Recanto Maravilha), nas Unidades Escolares de Tempo Integral, NUTI, além de Projetos Sociais de Boituva.
Confira a Programação do Mês da Cultura:
8 de novembro – 20h - Teatro
Espetáculo:“Os Saltimbancos” de Chico Buarque de Holanda
Grupo Teorema de Teatro
Glaucy Policeno, direção
9 de novembro - 19h - Dança
Espetáculo:“A Fábrica de Brinquedos”
Luciane Ap. Antunes, coreografia
9 de novembro - 20h30 - Dança
Espetáculo: “Diário de Viagem”
Paulo Wanderley de Oliveira Filho, coreografia
10 de novembro – 18h - Música
Espetáculo: “Sonoridades & Possibilidades”
Grupo Ritmia de Percussão
Jeferson Henrique de Oliveira, coordenação
14 de novembro – 19h30 – Música
Espetáculo:“Talk Music Show” (Violão).
Mário Eduardo Nofuente /Felipe Moraes /Anderson Marques da Silva / Franco Rangel de Campos Andrade, coordenadores
15 de novembro – 20h - Música
Espetáculo: “BATICUNDUM – Sons da bateria”
Márcio Deni Pontes /Jeferson H. De Oliveira / Acácio Rodrigues Filho, coordenadores
16 de novembro – 14h - Dança
Espetáculo: “Brincando de Capoeira”
Leiciane Duraes de Almeida (Preta), coordenadora
16 de novembro – 19h – Dança /Música
Espetáculo: “A Pluma de Ouro e o Pássaro de Fogo”
Lourine Cristina Nardi Tognato, coreografia
Fredy Carlos Sanca Sucacahua, coordenador Grupo “Música e Vida”
*17 de novembro -19h – Canto Coral
Espetáculo: “Música das Nações”
Coro Municipal de Boituva “Maestro Antônio Brasil Holtz”
Preparador Vocal: Fábio Ferreira da Silva
Regente Titular:Marcos Reginaldo Caldeira
22 de novembro – 20h.
Espetáculo: “Os 4 Elementos” – Dança de Salão
Thiago Terra de M. Magosso / Marieli L R Magosso / Ronaldo de Jesus Doria /Jaqueline Fernanda Calegari Galera, coordenadores
23 de novembro - 19h – Dança Infantil
Espetáculo: “CIRCUS”
Emely de Oliveira, coreografia
23 de novembro – 20h30 - Dança Infantil
Espetáculo: “Chico Buarque”
Emely de Oliveira, coreografia
24 de novembro – 16h30 – Música
Espetáculo: “Heróis e Aventureiros ”
Eliana Gonçalves de Lima /Frederico Cristiano Hoffman /Samuel Vaz / Sidnei Gama Filho, coordenadores
24 de novembro – 18h – Canto Coral/ Dança
Espetáculo: “Um Mundo Especial” -APAE
Paulo Wanderley de Oliveira Filho, coreografia
Espetáculo: “SACRUM” -NUTI/Paróquia São Roque.
Ivanilda Rodrigues Maria Gama, regente
*28 de novembro – 19h30 - Música
Concerto “In Soprum”
Banda Sinfônica Municipal “Zezinho Ferriello”
Edmilson Baia, regente
29 de novembro –20h. – Canto Coral
Espetáculo: “Estação Musical”
Ivanilda Maria Rodrigues Gama /Fábio Ferreira da Silva /Samuel Vaz, coordenadores
30 de novembro – 19h - Dança
Espetáculo: “A Revolta das Princesas”
Paulo Wanderley de Oliveira Filho, coreografia
30 de novembro – 20h30 - Dança
Espetáculo: “Sétima Arte”
Marieli Leriani Roik Magosso, coreografia
ADQUIRA SEU INGRESSO
Oficina Municipal de Artes de Boituva – Centro
Praça Ricieri Gianotti, 41
Fone: (15) 3263-2316
de segunda a sexta das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 11h.
Ingressos R$ 3,00
*Dias 17 e 28 de novembro – Ingresso 01 Kg de alimento não perecível em prol da Campanha do Natal do Fundo Social de Solidariedade de Boituva, exceto sal.
SERVIÇO
Mês da Cultura de Boituva
De 08 a 30 de novembro de 2013
Local: Centro Municipal de Eventos “Francisco Gianotti”
Avenida Pereira Inácio, 75

Boituva realiza Bate-Papo com grandes nomes da Literatura Brasileira na Biblioteca Pública

Edson Gabriel Garcia
O “Projeto Viagem Literária” que apresenta diversas atividades destinas às bibliotecas públicas de cidades parceiras de todo o interior e litoral realiza no mês de Novembro Boituva outras duas ações do Programa.
A primeira ação ocorrerá no dia 7 de novembro, quinta-feira, a partir das 19h, com um bate-papo com o escritor João Anzanello Carrascoza, autor dos livros de contos “O volume do Silêncio”, “Espinhos e Alfinetes” e “Aquela Água Toda”, entre outros, além de obras para o público infanto-juvenil, como “Aprendiz de Inventor” e “O homem que Lia as Pessoas”. Algumas de suas histórias foram traduzidas para inglês, francês, italiano, sueco e espanhol. Recebeu os prêmios Jabuti, APCA, Fundação Biblioteca Nacional e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, além do prêmio internacional Guimarães Rosa (Radio France).
Já na quarta-feira, dia 13, a partir das 15h, o bate-papo será com o escritor paulista Edson Gabriel Garcia. O escrito Garcia foi professor e diretor de escola e a convivência com meninos e meninas foi decisiva em sua carreira de leitor e escritor, fonte inesgotável de muitos dos seus livros, de vários gêneros literários. Autor de mais de sessenta títulos de literatura infantil e juvenil, aprofundou seus estudos em mestrado de Comunicação e Educação e dedicou-se muito à criação de programas de incentivo à leitura.
João Anzanello Carrascoza
O “Projeto Viagem Literária” é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e no município, conta com o apoio da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Boituva.
Em outubro foi realizado na Biblioteca Municipal de Boituva a Contação de História “Fadas” com a Cia Ópera na Mala, no dia 23 que foi prestigiado por cerca de 150 alunos que se encantam com o trabalho cênico de Cris Miguel.
A Prefeitura de Boituva por meio da Secretaria de Educação e Cultura realizou no mês de outubro um total de 29 Ações Culturais que reuniram mais de 1.500 pessoas nos eventos realizados pela Biblioteca Municipal de Boituva onde alunos da Rede Municipal e apaixonados por literatura tiveram a oportunidade de participar de contaçães de Histórias e espetáculos de teatro que encantaram o público que estiveram presentes na Biblioteca Municipal, Praça da Matriz e IFESP que participaram das apresentações: "Oba! Hoje é dia de leitura" – Contação de Histórias; “Quem Matou o Leão”: “Baú de Histórias” e “Fadas”, a Feira da troca de Livros, além da participação da biblioteca Móvel, do Grupo de Viola Caipira da Oficina Municipal de Artes e o espetáculo da Cia Jovem de Teatro do Conservatório de Tatuí. 
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

Prefeitura de Boituva interdita salão externo do Centro de Eventos e aciona empresa para refazer serviço

Imagem do Forro do Salão santo Dorighello
Após realização de vistoria técnica no último dia 26 de outubro, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos interditou o Salão Santo Dorighello – mais conhecido como Salão Externo –, do Centro Municipal de Eventos Francisco Gianotti. Segundo informou o secretário José Del Cístia Júnior, durante a vistoria foram identificadas deformações estruturais excessivas no teto instalado recentemente em toda área do salão e palco.
A Construtora MHS, responsável pela execução dos serviços, já foi notificada e deve refazer os serviços. Em documento, a MHS confirmou a fragilidade das suas estruturas metálicas que suportam o forro de PVC e reconheceu que a obra do teto deve ser refeita, além da recolocação das luminárias que também apresentavam instabilidade e movimentações. A MHS informou a Secretaria Municipal de Obras e Serviço Público que os serviços de reconstrução do forro começam no próximo dia 4,
com prazo de 45 dias de execução.
Prejudicou Calendário
Com a interdição do Salão Externo do Centro Municipal de Eventos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura reformulou o calendário de eventos e remanejou outros para novos locais. A programação do Celebrai 2013 que aconteceria no salão externo foi transferida para o Salão André Puertas (Salão Social). A formatura do PROERD acontecerá no dia 5 de novembro e será realizada também no Salão André Puertas.
De acordo com o diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna, alguns eventos foram transferidos de local, para que não fossem cancelados, como a 15ª Exposição Beneficente Regional de Artesanato, que foi transferida para 20 e 24 de novembro, além do batizado da Capoeira para o dia 16 de novembro. Ambos os eventos acontecerão no antigo prédio do SESI.
Ar Condicionado
Outra situação que deve ser resolvida pela Construtora MHS é o sistema de ar condicionado do Salão André Puertas (Salão Fechado), do Centro Municipal de Eventos. Inúmeras tentativas foram realizadas pela empresa, entretanto, na última delas o transformador apresentou instabilidades operacionais, segundo constatou a CPFL. A exemplo do teto, os serviços de ativação dos aparelhos de ar condicionados estão no prazo de garantia da obra e deverão também ser executados pela Construtora MHS.
 
Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082