segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Conservatório de Tatuí promove mostra de teatro com espetáculos e oficinas

Atividades serão realizadas em parceria com a SP Escola de Teatro; evento leva nome de primeiro ator e dramaturgo do teatro ocidental

O Setor de Artes Cênicas e a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, instituição do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria da Cultura do Estado, promovem no próximo mês de outubro a Mostra Téspis de Teatro. O evento, que leva o nome daquele que é considerado por muitos o primeiro ator e dramaturgo do teatro ocidental, contará com apresentação de espetáculos teatrais e realização de oficinas – estas, em parceria com a SP Escola de Teatro, de São Paulo.

As atividades serão realizadas de 9 a 16 de outubro, com opções para estudantes e amantes das artes cênicas. A coordenação do evento é assinada por Fernanda Mendes e Rogério Vianna.

A Mostra “TÉSPIS” de Teatro do Conservatório de Tatuí tem por objetivo oferecer aos ex-alunos e alunos de artes cênicas da instituição a troca de experiência, diversificada da rotina de estudos, focando a vivência com os profissionais atuantes no Setor, na Cia. de Teatro, na SP Escola de Teatro e na continuidade de trabalho realizado pelos alunos formados na unidade de ensino.

O nome do evento – “Téspis” – é uma homenagem ao que é considerado por muitos o primeiro ator e dramaturgo do teatro ocidental. “Ele representa o que ocorre com a profissão: a pessoa se forma para ser ator e acaba sendo produtor e, muitas vezes, ingressa em áreas técnicas dos espetáculos”, iniciam os coordenadores do evento. “Outro motivo da mostra ser batizada pelo nome de Téspis é que, desde maio, a Cia. de Teatro vem norteando o trabalho em parceria com o Setor de Artes Cênicas, focando o trabalho do ator. A primeira ação foi realizada em julho, o Sarau Do Ator para o Ator, que contou com mais de sete horas de atividades e permitiu a troca de experiência entre estudantes e profissionais”, destacam.

A mostra contará com realização de oficinas e apresentação de espetáculos de teatro. Três oficinas serão oferecidas por meio de parceria com a SP Escola de Teatro: Interpretação, Figurino e Cenografia. As oficinas serão realizadas no período de 9 a 11 de outubro. As de interpretação e figurino no horário das 9h às 12h, e a de cenografia no horário das 14h às 17h.

São oferecidas 25 vagas para cada oficina, sendo que os inscritos serão selecionados por ordem de inscrição – ou seja, os 25 primeiros inscritos terão a vaga confirmada em lista a ser divulgada após o término das inscrições. As inscrições gratuitas poderão ser feitas a partir das 8h do dia 30 de setembro até as 18h do dia 6 de outubro no site conservatoriodetatui.org.br/tespis.

A oficina de interpretação será ministrada pela atriz, comediante, orientadora teatro e coordenadora de projetos culturais Daniela Biancardi (formada pelo Teatro-Escola Célia Helena, pela École de Theâtre Jacques Lecoq, Paris, e pela Kiklos Scuola, na Itália). Já as oficinas de figurino e cenografia serão ministradas por Igor Alexandre Martins, artista visual e cenógrafo formado em bacharelado e licenciatura pela UNESP e também com formação técnica em desenho de comunicação e design de interiores, e cenografia pelo Espaço Cenográfico de J.C Serroni.

Apresentações
No período de 12 a 16 de outubro a Mostra Téspis contará com apresentações de espetáculos de teatro. Nos dias 12, 13 e 14 as apresentações serão na Sala Preta, espaço do setor de artes cênicas (rua Cel. Aureliano de Camargo, 550, 1º andar). 
“Serão apresentações de espetáculos produzidos por ex-alunos e alunos do curso de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, aproximando as experiências”, dizem os coordenadores. A entrada aos espetáculos na Sala Preta será gratuita.
A finalização da mostra será nos dias 15 e 16 de outubro, com apresentações às 20h30 no teatro Procópio Ferreira (rua São Bento, 415). “Serão dois trabalhos distintos da Cia. de Teatro, que foca neste ano a consciência do trabalho do ator e sua verdadeira função”, afirma o diretor Rogério Vianna.
No dia 15, o espetáculo a ser apresentado será “Goela Abaixo”, inspirado nas obras de Plínio Marcos, com direção de Vianna e tendo Dalila Ribeiro como assistente de direção. Já no dia 16, a atração será “Balada de Um Palhaço”, de Plínio Marcos, com direção de Marcos Caresia.
Ambos os espetáculos integram o projeto “Plínio§80 Marc0”, da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, coordenada por Rogério Vianna. O projeto objetiva pesquisa das obras dramatúrgicas do “autor maldito”, analisando as peculiaridades da formação política, estética, ideológica e intelectual do dramaturgo, considerando o contexto histórico-cultural e sociopolítico da obra e do autor, e o que está de atual em sua dramaturgia.
O espetáculo “Goela Abaixo” foi baseado no estudo das obras “A Mancha Roxa”, “Balada de um Palhaço”, “Barrela”, “Homens de Papel”, “Navalha na Carne”, “O Assassinato do Anão”, “Quando as Máquinas Param” e “Querô”. A montagem é norteada pela personagem D. Ciloca (Assassinato do Anão) que, apesar de ter vindo “de baixo”, foi corrompida pelo poder, e agora administra a vida de diversos personagens de Plinio. A opressora, diante da notícia “de que uma mancha pode prejudicar seu comando no gueto, se alia a Querô (Querô – Uma Reportagem Maldita) para que o mesmo alcaguete a vida dos personagens que assombram sua janela. Vado e Neusa Maria (Navalha na Carne), Célia e Dilma (O Abajur Lilás), Nhanha e Coco (Homens de Papel) e a fusão de Giro e Veludo (O Abajur Lilás e Navalha na Carne) provoca em D. Ciloca repulsa e desperta nela a insegurança de estar tão próxima de prostitutas, homossexuais, cafetões, desempregados, loucos, débeis mentais, meninos abandonados: seres marginalizados. “Observa-se nesse cenário dois planos: o Poder e à Margem, que norteiam a solidão e a decadência humana, o círculo vicioso e a absoluta falta de sentido nas vidas degradadas, a sexualidade e os padrões de comportamento dominantes, o beco sem saída da miséria e a violência, a superexploração do trabalho humano e a morte prematura como horizonte permanente dos personagens que têm que engolir tudo goela abaixo”, diz Vianna.
O espetáculo traz no elenco Beatriz Lopes (Nhanha), Dalila Ribeiro (D Ciloca), Jeferson Rodrigues (Querô), Léo Camargo (Giro), Lucimara Portela (Neusa Sueli), Mateus Milani (Vado), Mira Ribeiro (Leninha), Nicoli Costa (Célia) e Rodrigo Cotrim (Coco).
A obra “Balada de um Palhaço”, escrita em 1986, traz à tona os conflitos que impulsionam as relações humanas e narra o drama de dois personagens: Menelão e Bobo Plin. A trama discute a ética profissional por meio da disputa desses dois palhaços: Menelão, que está sempre disposto a ganhar dinheiro, e Bobo Plin, que cansado de contar as mesmas piadas traz à tona uma reflexão sobre o papel do artista. O espetáculo tem, no elenco, Adriana Afonso (Menelão), Fernanda Mendes (Bobo Plin) e Rodrigo Cotrim (Grande Mãe).
Os ingressos para as apresentações dos dias 15 e 16 de outubro, no teatro Procópio Ferreira, serão vendidos a R$ 12 (R$ 6 meia entrada).

SERVIÇO
Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí
Fernanda Mendes e Rogério Vianna, coordenação
Data: 9 a 11 de outubro – oficinas; 12 a 16 de outubro – apresentação de espetáculos
Vários horários e locais
Informações: conservatoriodetatui.org.br/tespis e 15 3205-8444

Foto: Kazuo Watanabe / Conservatório de Tatuí
Cena de “Balada de um Palhaço”, um dos espetáculos a ser apresentado na Mostra Téspis


segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Índigo e Ricardo Lísias são os autores que visitam a Biblioteca de Boituva no dia 16

A Biblioteca Municipal de Boituva “Acadêmico José Monteiro Salazar” recebe na próxima quarta, 16, o programa “Viagem Literária” da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Nesta edição do programa estarão presentes a escritora Índigo às 9 horas para o público infantil e Ricardo Lísias às 14 horas para o público jovem com entrada franca.
O município foi contemplado pela Secretaria de Estado com base na avaliação da Edição de 2014 do Programa, onde Boituva, além de proporcionar, para crianças, jovens e adultos, o incentivo a Leitura e o bate papo com autores, comprometeu-se com as contrapartidas estabelecidas e demanda esperadas.

Viagem Literária
O Programa Viagem Literária da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo desde 2008, leva a milhares de pessoas que moram em dezenas de cidades do interior e do litoral nomes consagrados da literatura brasileira para falar sobre livros e ouvir histórias que encantam crianças de todas as idades. Integrado a um conjunto de ações para incentivar a produção literária e disseminar o gosto pela leitura. Em 2015 serão realizadas 320 ações gratuitas em 80 cidades localizadas em diferentes regiões do Estado. Cada encontro é uma oportunidade de diálogo e interação entre os que criam, recriam e protagonizam as histórias que dão vida à cultura literária de nosso País.

Os autores
Índigo – Bate papo às 9h
Formada em jornalismo pela Mankato State University, Minnesota — Estados Unidos. Teve por meio de sua formação as ferramentas necessárias para que adquirisse a prática da escrita. Em 2001, lança o primeiro livro, “Saga Animal”. Em 2003 descobre o maravilhoso mundo dos blogs. Atualmente tem mais de 20 livros publicados.
Ricardo Lísias – Bate papo às 14h
Estreou na literatura em 1999, com o romance “Cobertor de estrelas”, que escreveu enquanto ainda cursava Letras na Unicamp. Foi finalista do Prêmio Jabuti de 2008 com “Anna O.” e “Outras Novelas” (que incluía uma reedição dos textos Capuz e Dos nervos, publicados anteriormente em tiragem reduzida) e do Prêmio São Paulo de Literatura em 2010 com O livro “Dos Mandarins”. Seu conto “Tólia” foi selecionado para a edição da revista inglesa Granta - Os melhores jovens escritores brasileiros.

Serviço
Biblioteca Municipal de Boituva “Acadêmico José Monteiro Salazar”
Rua Cel Arruda Botelho, 311
Bate papo com a escritora Índigo às 9 horas
Bate papo com o escritor Ricardo Lísias às 14 horas
Entrada Franca
Agendamento em Grupo – 15. 3263.5312

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Oficina de Artes realizará audições dos alunos de música

No período de 22 a 25 de setembro serão realizadas as audições dos alunos dos cursos de música da Oficina de Artes de Boituva. Será uma semana de apresentações musicais de vários grupos de alunos, sob a orientação dos monitores e instrutores de música na Câmara Municipal a partir das 19h30.
O repertório será diversificado, e todo ele fundamentado nas atividades técnico-pedagógicas desenvolvidas em todo o semestre. As audições têm por finalidade apresentar todo o trabalho desenvolvido com os alunos, bem como propor a avaliação de todo o processo de aprendizagem. Muito importante também, é que o monitor e/ou instrutor pode através das audições, fazer a avaliação formativa de toda a metodologia aplicada. “Nesse sentido, as audições podem nos dar subsídios necessários para os três tipos de avaliações: diagnóstica, formativa e somativa. Entendendo as audições, não somente como a apresentação do produto final (artístico), mas também um momento de avaliar, repensar e planejar novas ações pedagógicas, é que estaremos no caminho da excelência no ensino musical”, concluiu o Diretor do Núcleo de Educação Musical, Marcos Caldeira.
As apresentações dos alunos dos cursos de cordas friccionadas, cordas dedilhadas, teclado e piano, percussão e bateria, canto coral, sopros (madeiras e metais) e acordeom são abertas e gratuitas.

Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Boituva recebe pelo segundo ano consecutivo o projeto Cine Boa Praça

O projeto Cine Boa Praça realizado pelo Programa de Ação Cultural – ProAC-ICMS – da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo que busca democratizar o acesso ao cinema, através da exibição gratuita de sessões de filmes em praças públicas será realizado em Boituva pelo segundo ano consecutivo.
A realização dessa ação é viabilizada pela parceria da Prefeitura de Boituva com o Projeto Cine Boa Praça e é parte integrante do Programa de Incentivo a Sétima Arte, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o objetivo de incentivar e democratizar o acesso dos munícipes ao cinema.
As sessões serão realizadas no dia 22 de outubro na Praça Pedro Pinesi no bairro Santa Cruz, no dia 23 de outubro na Praça Armando Mouro no bairro Novo Mundo e no dia 24 na Praça Olympio Leite “Praça do Arvão” no parque Nossa Senhora das Graças. As sessões que contam com uma tela inflável do tamanho de uma tela de cinema, cadeiras, equipamentos de som e vídeo que são instalados nas praças públicas serão realizadas às 19 horas.
Além das sessões nas praças, serão realizadas ainda duas sessões para alunos da rede municipal de ensino, no dia 23 de outubro na Sala de Exibição Cinematográfica, que fica na Avenida Manoel dos Santos Freire, 1300 - Centro.
Segundo do Departamento de Cultura, em todas as sessões haverá um animador cultural que interagirá com o público falando sobre o filme, passando informações que garantem um evento seguro e proveitoso, além de promover concursos culturais, que têm como objetivo aproximar ainda mais os espectadores dos temas abordados nos filmes.




Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva
(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082

Alunos do Colégio Anglo Boituva visitam a Biblioteca Municipal

Os alunos da educação infantil do Colégio Anglo de Boituva realizaram uma visita monitorada na biblioteca municipal “Acadêmico José Monteiro Salazar” no último dia 03 dentro da proposta de valorização do patrimônio cultural e de estímulo a leitura promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Segundo do Departamento Municipal de Cultura através desta ação os alunos têm a oportunidade de conhecer o prédio e o funcionamento da Biblioteca, aproximando assim, cada vez mais as crianças do livro e com isso desenvolvendo e estimulando o hábito pela leitura. Além disso, busca-se também despertar o prazer pela leitura os alunos prestigiam a contação de histórias e assistem a um pequeno documentário histórico.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Exposição Permanente de Fotos e Telas, que é formada pelo acervo público de Boituva, com fotos e telas de caráter histórico. Ao caminhar pelos corredores da Biblioteca, os visitantes puderam contemplar os quadros e ter uma nova leitura acerca da história do município.
Atendimento
A Biblioteca Municipal de Boituva “Acadêmico José Monteiro Salazar” está situada na Rua Cel. Arruda Botelho, 311 – Centro – Tel.: (15) 3263-5312. A Biblioteca Ramal Novo Mundo funciona na Rua João de Camargo, 130 – Tel.: (15) 3363-4091 e agendamento para a Biblioteca Ramal Móvel para atendimento em Unidades Escolares, Projetos Sociais e Ações do Município de Boituva pode ser feito via e-mail biblioteca.cultura@boituva.sp.gov.br.

Da Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Boituva

(15) 3363.8802 ou (15) 99787.5082