quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Coreto Paulista realiza Oficinas Técnicas Itinerantes pelo estado de São Paulo

As Oficinas Técnicas Itinerantes para maestros e músicos de bandas consiste na realização de oficinas práticas para maestros, regentes e músicos de bandas visando propiciar apoio técnico aos agrupamentos musicais de sopros e percussão de todo o Estado de São Paulo. Trata-se de uma das ações que compõem o Coreto Paulista - Programa de Bandas do Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – São Paulo.
Em sua essência, as ações das Oficinas Técnicas Itinerantes visam fomentar, formar e difundir a cultura musical das bandas do estado de São Paulo. Ao longo de um final de semana, instrumentistas e regentes praticam uma ampla abordagem ao universo musical atual recebendo, por meio de novos materiais, um acompanhamento pessoal de profissionais atuantes no mercado, num processo interativo de essenciais trocas de experiência, que envolve centenas de grupos musicais do Estado de São Paulo.
O projeto consiste na realização de 12 horas de oficinas intensivas de trabalhos técnicos, utilizando partituras e metodologias escolhidas de forma criteriosa. São oferecidos, ao todo, por volta de 15 cursos diferentes que abrangem a regência, toda a família de instrumentos das bandas, além aprimoramentos extras que irão contribuir para a evolução técnica dos grupos em atividade como manutenção de instrumentos de sopro, arranjo, etc.

Foram realizadas em agosto em Itapevi 13 oficinas com cerca de 120 alunos do Muncipio e Região, es Setembro duas Oficinas foram sucesso de público em Lençóis Paulista 8 oficinas com cerca de 100 alunos e em Dracena o sucesso foi maior ainda 12 oficinas com mais de 170 alunos.

O projeto com cooredenação de Produção do Maestro Marcelo Maganha E do qual sou Produtor ainda percorrerá os Municípios de Serrana e Caragautatuba. Para obter mais informações acesse o site http://www.coretopaulista.com.br/

Veja fotos da Oficina realizada em Dracena













domingo, 26 de setembro de 2010

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí vence Festival de Teatro do Rio

‘Rosa de Cabriúna’ fatura dez indicações e cinco prêmios, entre eles o de melhor espetáculo do festival
O espetáculo “Rosa de Cabriúna", da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, grupo mantido pelo Governo de São Paulo, foi o grande destaque na premiação do XVII Festival de Teatro do Rio, encerrado na quinta-feira, 23, no auditório da Universidade Veiga de Almeida, na Barra da Tijuca. A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí recebeu cinco prêmios nas categorias de melhor cenário, atriz, ator coadjuvante, direção e melhor espetáculo pelo júri oficial. O grupo foi indicado a nove das 11 categorias premiadas.
 A Cia. Plágio de Teatro, de Brasília/DF, ficou com três prêmios pela peça “Cru” nas categorias de melhor texto, ator e figurino. “O Avarento”, do Grupo Farsa, de Porto Alegre/RS, conquistou dois prêmios: melhor atriz coadjuvante e melhor espetáculo pelo voto popular. O espetáculo “Orire – Saga de um herói que confrontou a morte”, do grupo carioca Instituto de Desenvolvimento Cultural, ficou o prêmio de melhor iluminação do festival. Todos receberam troféus criados pelo artista plástico Jorge Salles.
O Festival de Teatro do Rio é promovido pelo Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida e sua 17ª edição aconteceu de 14 a 21, na Casa de Cultura Laura Alvim. Sete espetáculos foram selecionados de cerca de 100 inscrições recebidas de espetáculos de todo o país. A cerimônia de entrega de prêmios foi precedida por uma apresentação da “Cia Unidançarte” que executou uma coreografia para a música de abertura do seriado “A grande família”, que tem no elenco Marieta Severo, atriz homenageada neste festival.
A premiação contou com a participação do reitor da Universidade Veiga de Almeida, Mario Veiga de Almeida Filho, que entregou o prêmio de melhor espetáculo pelo júri oficial (Rosa de Cabriúna) para a representante do Conservatório de Tatuí. A diretora do Festival Maria Anunciata de Almeida entregou o prêmio de melhor espetáculo escolhido pelo público. As duas produções receberam prêmio em dinheiro - R$ 2 mil para cada. A atriz e diretora Sura Berditchevsky, o figurinista e cenógrafo Pedro Sayad e o escritor e diretor Sergio Fonta, membros do júri, também participaram da entrega dos prêmios.
Os premiados – Melhor cenografia: Jayme Pinheiro (“Rosa de Cabriúna”); melhor figurino: Cinthia Carla (“Cru”); melhor iluminação: Jorginho de Carvalho (“Orire”); melhor atriz coadjuvante: Lúcia Bendati (“O Avarento”); ator coadjuvante: Carlos Doles (“Rosa de Cabriuna”; melhor texto: Alexandre Ribondi (“Cru); melhor atriz: Dalila Ribeiro (“Rosa de Cabriúna”); melhor ator: Chico Santana (“Cru”); melhor diretor: Carlos Ribeiro (“Rosa de Cabriúna”); melhor espetáculo júri oficial: “Rosa de Cabriúna”; melhor espetáculo júri popular: “O Avarento”. Além dos premiados citados, os espetáculos participantes do XVII Festival de Teatro do Rio, foram “A Metamorfose”, do grupo Teatro Experimental de Artes, de Caruaru/PE e “Trapa Rasa”, da Companhia Teatral Catarse, do RJ. E “Hay Amor”, do grupo Os Geraldos.
A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí também foi indicada aos prêmios de melhor texto, melhor atriz coadjuvante, melhor figurino, melhor iluminação e melhor espetáculo pelo júri popular.
Rosa de Cabriúna
O espetáculo “Rosa de Cabriúna”, de Luis Alberto de Abreu, vem sendo apresentado pelo grupo artístico-pedagógico do Conservatório de Tatuí, dirigido por Carlos Ribeiro. A comédia sertaneja está em cartaz desde setembro do ano passado.
O espetáculo foi escrito em 1986 para o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, no SESC Anchieta em São Paulo, que também realizou a montagem de “Xica da Silva”, do mesmo autor. Trata-se de uma adaptação do romance “Alice”, de José Antonio da Silva. Nela, as filhas do Coronel Zé Inácio, fazendeiro e chefe político, fazem promessa para São Gonçalo para arranjarem um noivo. Rosa, a mais velha, pede o capataz da fazenda de seu pai, Tonho Gago e é atendida pelo santo. Mas, um novo capataz chega à fazenda e divide o coração da moça. “Rosa de Cabriúna” está repleta de referências à cultura popular.
Foto: Divulgação
Sugestão de legenda: Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí recebeu troféus na manhã de sexta, 24, das mãos do diretor Henrique Autran Dourado

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ROSA DE CABRIUNA ganha prêmios no UVA - Rio de Janeiro


ROSA DE CABBIÚNA espetáculo da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí ganhou como melhor espetáculo no Festival do Rio de Janeiro. Além desse prêmio CARLOS DOLES ganhou melhor ator, DALILA RIBEIRO, melhor atriz, JAYME PINHEIRO, cenografia e CARLOS RIBEIRO, melhor direção. ESTOU IMENSAMENTE FELIZ POR TODOS ESSES PRÊMIOS.

6ª Cavalgada entre Amigos de Tatuí

sábado, 18 de setembro de 2010

‘Rosa de Cabriúna’ no XVII Festival de Teatro do Rio - dia 19 de setembro às 20h

Desde abril de 2009 que estamos trabalhando na construção de ROSA DE CABRIÚNA que é a primeira montagem do repertório da Cia de Teatro do Conservatório de Tatuí. O espetáculo estreou em outubro de 2009 em Tatuí e daí por diante iniciou a temporada de apresentações pelo estado de São Paulo, e amanhã dia 19 de setembro às 20h faremos a primeira apresentação do espetáculo em outro estado.
"Eu, Rogério Vianna, ator de ROSA,  tenho muito carinho pelo espetáculo, por se tratar de um musical sertanejo que valoriza a cultura do interior paulista, que se perdeu com a mega valorização da cultura nordestina. O espetáculo retrata com precisão a forma que os antigos pensavam sobre os mitos ruruais como o corpo seco, boitatá, saci, lobisomem e a ingenuidade que as moças da roça tinham antes da cultura da metrópole invadir e encantar os caipiras. Outro fator importante do espetáculo, é que as vezes o Brasil pensa somente na cultura nordestina, que muito foi apresentada pela mídia televisiva, e se esquece que nosso gigantesco território brasileiro é muito mais rico de cultura do que podemos imaginar, e com ROSA podemos apresentar um pouco dessa cultura paulista"



Espetáculo participa de mostra competitiva de 14 a 23 de setembro

O espetáculo “Rosa de Cabriúna”, de Luis Alberto de Abreu, produzido pela Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, foi selecionado para participar do XVII Festival de Teatro do Rio, evento que acontece de 14 a 23 de setembro e fará homenagem à atriz Marieta Severo. O grupo artístico-pedagógico do Conservatório de Tatuí, dirigido por Carlos Ribeiro, deverá se apresentar no dia 19 de setembro, às 20h.
O festival acontece na Casa de Cultura Laura Alvim, um solar construído entre 1906 e 1913, e, hoje, uma das raras casas do bairro. O espaço possui estilo colonial com toques de pós-modernidade e sua arquitetura é atração no endereço mais valorizado da orla de Ipanema, à avenida Vieira Souto, 176.
Organizado pelo Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida, o festival recebeu inscrições de mais de cem grupos, companhias e produções teatrais. Além do espetáculo de Tatuí, foram selecionados: “O Avarento” (Petrópolis-RS ); “Cru” (Brasília-DF); “Hay Amor!” (Campinas-SP); “As Noivas de Nelson” (São Paulo-SP); “Orire - Saga de um herói que confrontou a morte” (Rio de Janeiro-RJ); e “A Metamorfose” (Caruaru-PE).
A premiação ao melhor espetáculo será de R$ 2 mil para cada indicação (voto popular e júri oficial). Também serão conferidos prêmios aos melhores texto, direção, ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, figurino, iluminação e cenografia. A entrega de prêmios ocorrerá no dia 23 de setembro, às 20h, no Teatro da Universidade Veiga de Almeida.
Neste ano, o festival presta homenagem à atriz Marieta Severo. Com 30 peças de teatro, 14 novelas, mais de 35 filmes no cinema e novelas e mais de 35 filmes, ela nasceu no dia 2 de novembro de 1946, no Rio de Janeiro. Alguns homenageados pelo festival foram, entre outros, Milton Gonçalves, Laura Cardoso, Renata Sorrah, Fernanda Montenegro, Tônia Carrero, Maria Clara Machado e Paulo José.

Rosa de Cabriúna
A comédia sertaneja “Rosa de Cabriúna”, escrita por Luis Alberto de Abreu com direção de Carlos Ribeiro, está em cartaz desde setembro do ano passado.
O espetáculo foi escrito em 1986 para o Grupo Macunaíma, dirigido por Antunes Filho, no SESC Anchieta em São Paulo, que também realizou a montagem de "Xica da Silva", do mesmo autor. Trata-se de uma adaptação do romance "Alice", de José Antonio da Silva. Nela, as filhas do Coronel Zé Inácio, fazendeiro e chefe político, fazem promessa para São Gonçalo para arranjarem um noivo. Rosa, a mais velha, pede o capataz da fazenda de seu pai, Tonho Gago e é atendida pelo santo. Mas, um novo capataz chega à fazenda e divide o coração da moça. "Rosa de Cabriúna" está repleta de referências à cultura popular.
Na adaptação de Carlos Ribeiro, o espetáculo também conta com música ao vivo, trazendo músicas como “Ora Viva São Gonçalo”, “Viva a Vida”, “Athos Campos e Serrinha”, “Moreninha”, “Baile na Roça”, entre outras.
No elenco, estão Dalila Ribeiro, Erica Pedro, Fernanda Mendes, Camila Cattai, Daniele Silva, Leila Carolina, Aninha Arruda, Rogério Vianna, Marcos Caresia, Adriana Afonso, Carlos Ribeiro, Carlos Doles, Hugo Muneratto, Antonio Ramos, Monique Ruiz, Carlos Alberto Agostinho e Lázaro Catel. O espetáculo conta, ainda, com a participação dos músicos Raphael Neto Funchal (sanfona), Rafael Sanches (viola caipira) e Deni Pontes (percussão).

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Big Band Jovem apresenta concerto especial com obras de Djavan

Grupo formado por alunos do Conservatório de Tatuí recebe convidados especiais

A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí, grupo formado por alunos da escola de música do Governo de São Paulo, elegeu músicas de Djavan para suas duas próximas apresentações. Elas acontecerão em Limeira e em Tatuí, interior do Estado, nos próximos dias 17 e 30 deste mês. O grupo tem coordenação da professora Erica Masson.
No show “Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí relembra Djavan – de 1976 a 1982”, o grupo apresentará sete músicas do cantor, além de um medley de outros três sucessos. As obras escolhidas retratam seis anos da carreira de Djavan e serão apresentadas por dois convidados especiais: Carolina Herrera e Renato Oliveira, alunos do curso de canto popular, da mesma instituição.
No programa, estão “Flor de Liz” (do álbum “A Voz, o Violão e a Música de Djavan”, de 1976); “Pedro Brasil” (“Seduzir”, 1981); “Serrado” (“Djavan”, 1978); “Aquele Um” e “Tem Boi na Linha” (“Alumbramento”, 1980); “Capim” (“Luz”, 1982); “Jogral” (“Seduzir”, 1981); e o medley de “Samba Dobrado”, “Maria das Mercedes” e “Alagoas” (de “Djavan”, 1978 e “A Voz, o violão e a música de Djavan”, 1976). Com exceção de “Flor de Liz”, que recebeu arranjos de Nailor Proveta, todas as músicas foram arranjadas pela própria coordenadora e regente Érica Masson.

O grupo é integrado por Eric Alexandre Ferreira, Maximilian Mathias, Isaias Alves, Sérgio Gabriel e Jonatas Carvalho (saxofones); Marco Aurélio Martins, Raphael Sampaio, Juan Pablo Valenzuela e Paulo Sobral (trompetes); Fabio Oliva, Rosa Garbin e Hooper Santos (trombones); Oscar Aldama (piano); Pedro Martinez (guitarra); Jessé Jackson (baixo); Pedro Lucas Vercelino e Rafael Chieffi (percussão). Participam como músicos convidados desta apresentação Cláudio Sampaio (trompete), Alan Palma (trombone) e Heverton Silveira (bateria). A produção é do CPP (Centro Pedagógico de Produção), coordenado por Alba Mariela.

BBJ
A Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí é o primeiro grupo pedagógico oficial da área de MPB&Jazz da instituição. Ele visa a dar oportunidade aos estudantes de música de nível avançado do Conservatório de Tatuí de exercitar a prática de conjunto executando arranjos e músicas com alta qualidade técnica e musical – nesse caso, na área de música popular. O projeto propõe, além da prática de conjunto, o incentivo, por meio de uma abordagem interdisciplinar, do desenvolvimento artístico em sentido mais amplo de seus integrantes, preparando-os para uma transição mais segura e natural para os grupos profissionais. O grupo conta com o apoio do Centro Pedagógico de Produção.
A coordenadora Érica Masson é mestre em música pela Unicamp (Universidade de Campinas), a atual coordenadora da área de MPB&Jazz e responsável pela Big Band Jovem do Conservatório.

SERVIÇO
Big Band Jovem do Conservatório de Tatuí relembra Djavan
Erica Masson, coordenação
17 de setembro – 20h30 – Teatro Municipal de Limeira
30 de setembro – 20h30 – Teatro Procópio Ferreira – Tatuí-SP
Entrada franca
Informações: 15 3205-8444 / conservatoriodetatui.org.br

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

UM ADEUS DIFÍCIL DE ABRAÇAR

O Mundo vem criando diversas palavras para tentar se explicar e se esquece que o silêncio vale muito.
A covardia é uma das palavras que o homem criou para tentar explicar-se melhor.
A barbárie é outra palavra que vem sempre sendo dito por muitos.
Olhamos o Jornal e exclamamos!!!
Que Covardia!!!
Que Barbárie!!!
E nós fazemos o que?
Ficamos chocado.
Apenas ficamos chocado.
Mas alguem tem que fazer algo.
Tem que lutar por ela e esse ano podemos pelao menos tentar escolhendo pessoas certas para criar leis.

Hoje estamos chorando.... Indiganados... um ato de crueldade foi realizado em nosso quintal. E pior, em nosso lar de descanso definitivo, uma pessoa alegre, divertida foi encontrada morta a tijoladas em nosso cemitério. E porque????
Porque????
Ninguem sabe...
Mas porque respostas?
Se quem o conhecia chora e quem não o sabia nem aí está.
O mundo é assim!!!

E nós nele vamos o levando..

TASSIANO
DEUS TE ABENÇOE AMIGO. QUE A JUSTIÇA SEJA FEITA. SUA PARTE POR AQUI TERMINOU. OBRIGADO POR SER AUTÊNTICO. VALEU!!!

Aretha cresce e aparece no segundo CD adulto

Resenha de CD
Título: Aretha
Artista: Aretha Marcos
Gravadora: Discobertas
Cotação: * * * *

Aretha Marcos cresceu longe do público que a viu, criança, atuar em especiais infantis exibidos pela TV Globo nos anos 80. Filha dos cantores Antonio Marcos (1945 - 1992) e Vanusa, a menina chegou a gravar um disco infantil produzido por Liminha. Mas sumiu na poeira das estradas até lançar no fim de 2006, sem repercussão, o CD e DVD Aretha Marcos - Homenagem aos 60 Anos de Antonio Marcos. Hoje com 36 anos, Aretha finalmente aparece para valer com o álbum que considera - com razão - seu primeiro trabalho relevante. E o que se ouve no CD editado pelo selo Discobertas, do produtor Marcelo Fróes, é uma cantora de forte personalidade, dona de voz segura. Sim, Aretha canta como gente grande e valoriza músicas como Em Cima do Morro (Eduardo Pitta, Sissi Abreu e Pedrinho Furtado) - adornada com certa ironia pelo trombone de Deco - e Malabarista (Marília Duarte). Aretha, o disco, é trabalho de banda que costura arranjos e interpretações com unidade. No caso, a banda formada por Estevan Sinkovitz (guitarra), Ricardo Prado (teclados), Caio Lopes (bateria) e Léo Freitas (baixo) se mostra afiada ao criar o clima de cabaré em que se ambienta Na Telha (Kleber Albuquerque) e ao buscar o apropriado tom circense que faz Escada Abaixo (Eduardo Pitta e Xande Mello) galgar o posto de uma das melhores faixas deste disco que destila certo humor em temas como Tempero (Xande Mello). No álbum, Aretha também aparece razoavelmente bem como compositora em A Mulher do Sacana - faixa com burlescas intervenções vocais de Gutão - e em Tudo que Posso com Você, faixa que esboça pegada roqueira que se explicita no cover de A Little Less Conversation (Billy Strange e Mac Davis), feito com arranjo retrô que evoca o espírito do rock'n'roll dos anos 50. E por falar em regravações, Aretha pisa com corajosa correção no terreno de Edith Piaf (1915 - 1963) - de cujo repertório revive Non, Je Ne Regrette Rien (Michael Vaucaire e Charles Dumont) - e se confirma cantora de forte personalidade ao recriar Resposta ao Tempo (Aldir Blanc e Cristóvão Bastos) em andamento mais lento e em clima levemente soturno que se desvia do tom abolerado da gravação antológica de Nana Caymmi. Por mais que o registro de Nana já seja definitivo, Aretha e banda buscam - e encontram - um novo caminho para o belo bolero, provando que a filha de Vanusa e Antonio Marcos cresceu como artista ao trilhar, enfim, caminho adulto na música, já distante do universo dos pais e dos especiais infantis que cristalizaram sua imagem de criança em todo o Brasil.

posted by Mauro Ferreira at 17:56 - 28 de agosto de 2010 - Encaminhado para mim pela prórpia Aretha.